segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Manuel Pedro Gomes   Manuel Pedro Gomes   Manuel Pedro Gomes   Manuel Pedro Gomes




O Sr. Manuel Pedro Gomes, veio presentear-me em mãos com duas das suas preciosidades “Linha de cabeceira” e “Uma Taça Uma Vida” ^_^

Quero agradecer publicamente a amabilidade e simpatia com que fui brindada pelo autor. O meu muito obrigada pela atenção dispensada.

Irei lê-los com todo o carinho, e depois comentarei e darei a minha opinião. 


Editora: Padrões Culturais
Sinopse
Contém este livro onze contos de futebol. À excepção de dois, todos os restantes são ficção. As temáticas escolhidas, todas elas enquadradas na dimensão sociocultural do futebol, procuram descrever, de forma abrangente e diversificada, os estilos de vida dos personagens, eles mesmos os intérpretes e os actores principais deste filme de contos. Embora intimamente relacionadas com o fenómeno desportivo, que lhes dá o mote principal e as enquadra no objecto dos citados contos, estas histórias poderiam ter sido vividas por qualquer outro cidadão já que realçam não só vícios como a corrupção, a batota, o doping, o assédio sexual, mas também virtudes como a coragem, a inteligência, a fé, a solidariedade, a perseverança, a criatividade, a honestidade, a esperança ou a utopia.

Excerto
«O José é sócio do Sporting, «mas desde o ano passado, altura em que se enrolou com a directora, ainda não pôs os pés no Alvalade XXI e, pelos vistos, não está arrependido, porque a sua equipa fez uma época miserável. Por outro lado, obtém melhores resultados e muito mais prazer na competição amoral com a atraente Odete.
O sexo com a Odete não tem comparação com aquele que pratica com a Aurora. É diferente, muito diferente... Com a mulher o José tem uma relação trivial - o missionário. Com a Odete é uma “orgia” a dois que se inicia mal o José entra em casa da sua directora. Esta recebe-o seminua com um robe transparente sem nada por baixo, expondo o seu corpo bem delineado, exibindo umas pernas longas, bem torneadas, um peito generoso, e uma pequena e viçosa seara na zona púbica.»


Uma Taça Uma Vida SAPO Desporto 

Neste seu segundo livro, chamado 'Uma Taça Uma Vida', Pedro Gomes apresenta uma versão mais intimista e quase autobiográfica sobre a conquista da Taça das Taças, de 1964, por parte do Sporting, transportando-nos para a intimidade dos balneários, dos estágios e dos pequenos e grandes episódios que construíram aquele glorioso feito no Sporting Clube de Portugal.

É uma incursão pelas memórias de um período notoriamente querido ao autor e a todos os sportinguistas. O Sporting foi a única equipa portuguesa a ganhar este troféu.

A obra de Pedro Gomes é para as gerações que viveram aquele período e ainda sentem as vibrações do momento. Já para as novas gerações, este livro é um estímulo para que as mesmas, conhecendo a trajetória do passado, construam os caminhos de um futuro alicerçado no desportivismo, na camaradagem e na dignidade no futebol, valores tão caros àqueles que em 1963/64 fizeram história no futebol leonino e no desporto português.

'Uma Taça Uma Vida' é um documento histórico onde a realidade se mistura com a ficção. Onde o autor se sente seguro das suas paixões e recordações. Para Pedro Gomes, este livro é uma viagem ao interior da Taça das Taças.  

Manuel Pedro Gomes jogou no Sporting Clube de Portugal durante 17 anos, onde iniciou e terminou a sua carreira. Ganhou vários títulos: 3 Taças de Portugal; 3 Campeonatos Nacionais; 1 prova europeia, a ” Taça das Taças”. Fez parte da mítica Seleção Nacional, no Mundial de 1966, que ficou em terceiro lugar.

A primeira edição deste livro esgotou em 15 dias.













Sem comentários:

Enviar um comentário