terça-feira, 23 de setembro de 2014

O Bailado da Alma de José Luís Pio Abreu

O Bailado da Alma

José Luís Pio Abreu     Dom Quixote


Sinopse


«Porquê este título: O Bailado da Alma? É porque ninguém sabe dizer o que é a alma ou mesmo a sua versão científica, a mente. Mas o que se pode já saber é que a alma é alguma coisa que dança. Ou antes, são várias coisas que dançam entre si num perfeito bailado. Uma fotografia que apanhe o instante não pode mostrar este bailado. Para o observar, teríamos de contar com o tempo, tal como temos de dispensar umas horas para ver o Lago dos Cisnes ou ouvir as sinfonias de Mahler. Só a partir do tempo é que podemos observar a vida e muito mais a alma, que é a sua forma mais acabada.»

Do autor de "Como Tornar-se Doente Mental"
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 152
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722055789
Dimensões: 155 x 233 x 31 mm

Sobre o autor
É psiquiatra do Hospital da Universidade de Coimbra e professor associado da Faculdade de Medicina. Ao longo dos 30 anos da sua actividade profissional, tem desenvolvido e orientado investigação ligada a diversos temas do âmbito da Psiquiatria, com várias dezenas de artigos publicados em revistas científicas. Fez o Doutoramento em 1984 com uma tese ligada à psiquiatria biológica, e a Agregação em 1996 com uma lição sobre pertubações de ansiedade. Tem realizado uma reflexão crítica sobre a actividade clínica e publicou vários livros. Também se tem empenhado nas psicoterapias, tendo sido Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama (SPP). Como cidadão, sempre desempenhou actividade política, social e cultural, com diversas intervenções, artigos de opinião e colunas em jornais de tiragem nacional. Partes deste percurso estão descritas nos livros de Teresa Carreiro, Viver numa república de estudantes de Coimbra, e de Rui Bebiano e Manuela Cruzeiro, Anos Inquietos. Nasceu em Santarém, em 1944.


Sinopse
«Poderíamos nós viver sem telemóveis? É verdade que a televisão pode destruir a democracia? Podemos confiar na economia de mercado? Quais são os poderes que efectivamente nos governam e qual é, neste contexto, o valor do poder democrático? Será que o Estado de Direito ainda existe? Qual é o significado actual dos papéis masculino e feminino? Podem os seres humanos ultrapassar a sua natureza biológica? Como podemos hoje educar as nossas crianças? Apesar da actualidade destas perguntas, é difícil responder-lhes claramente. No entanto, é possível equacionar estes problemas com base nos acontecimentos quotidianos e no conhecimento presente. É isso que procuram fazer os pequenos textos que compõem este livro.»

Sinopse
«Por um lado são os genes que nos obrigam a fazer certas coisas para eles sobreviverem e se aperfeiçoarem no futuro. Por outro são as culturas, incluindo a linguagem, as religiões, os media e todos esses instrumentos de manipulação que também nos usam para assegurar a sua sobrevivência. E, em terceiro lugar, são as relações entre pessoas, às vezes complexas e paradoxais, mas que nos dão alguma margem de liberdade. Felizmente que as imposições biológicas entram muitas vezes em contradição com a formação cultural, se não seríamos autênticos robots! É neste conflito que não ganhamos a liberdade. A possibilidade de sermos como somos.»



Sinopse
O mais famoso e divertido livro de psiquiatria dos últimos anos.

O autor analisa várias doenças mentais e dá uma informação divertida e acessível, mas de grande seriedade científica, sobre elas e sobre como as evitar.






Sinopse
Este livro pretende divulgar o psicodrama numa linguagem acessível ao não iniciado, de modo que esta técnica não apareça aos olhos do leitor como uma bizarria psicológica dotada do seu vocabulário esotérico. O modelo exposto segue uma linha que vai da conceptualização de Moreno até à sistematização de Bermudez e ao desenvolvimento pragmático de Alfredo Soeiro. As ideias essenciais destes três autores são coerentes entre si e parecem corresponder a um desenvolvimento natural da teoria e prática do método terapêutico apresentado por Moreno. Por isso não hesitamos em apresentá-lo como o psicodrama moreniano.

Este livro destina-se a psicólogos, psicanalistas, psiquiatras, técnicos de saúde mental.













Sem comentários:

Enviar um comentário