quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Efemérides 23 de outubro

Fabrício Carpinejar



Poeta brasileiro nascido em Caxias do Sul, a 23 de Outubro de 1972. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exerce funções de jornalista e professor. Recebeu os Prémios: Olavo Bilac (Acad. Bras. de Letras); Cecília Meireles (União Bras. de Escritores - UBE); Marengo D’Oro (Itália); Açorianos da Literatura (por duas vezes); destaque literário - Júri Oficial como melhor livro de poesia da 46ª Feira do Livro de Porto Alegre; e Fernando Pessoa (UBE). Foi traduzido para alemão por Curt Meyer-Clason e assinou contrato com Terre de Mezzo (Itália) e Éditions Eulina Carvalho (França). Participou em antologias no México, na Colômbia, na Índia e em Espanha.

Poeta e jornalista, mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Nasceu em Caxias do Sul (RS).
Obras:
 “Caixa de Sapatos” – antologia (2003), 
“Cinco Marias” (2004), “Como no céu- Livro de visitas” (2005), “Porto Alegre e o dia em que a cidade fugiu de casa” (2004), “O amor esquece de começar”, “Filhote de cruz credo” (2006), “Meu filho, minha filha” (2007), "Canalha!”, “Diário de um apaixonado- sintomas de um bem incurável” (2008), www.twitter.com/carpinejar, O amor esquece de começar, entre outros.
 Últimos Prêmios:
Prêmio Jabuti/2009, edição 51ª, da Câmara Brasileira do Livro, na categoria Contos e Crônicas, com Canalha!
Prêmio O Sul, Nacional e os Livros com Meu Filho, Minha Filha, escolhido como o melhor livro de poesia de 2007, edição 53ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Prêmio AGEs Livro do Ano 2008, da Associação Gaúcha de Escritores, com Meu Filho, Minha Filha, escolhido o melhor livro de poesia de 2007.

Théophile Gautier



Théophile Gautier, nasceu em Paris a 31 de Agosto de 1811, 23 de Outubro de 1872, foi escritor, poeta, jornalista e crítico literário.
Théophile Gautier
O Romance da Múmia

Efemérides/23 de outubro


Sem comentários:

Enviar um comentário