quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Efemérides 1 de janeiro



Arthur Hugh Clough

Arthur Hugh Clough (1 de janeiro de 1819, em Liverpool
Inglaterra - 13 de novembro de 1861, em FlorençaItália) foi um poeta inglês.









Léon Denis (Foug1 de janeiro de 1846 - Tours12 de Abril de 1927) foi umfilósofomédium e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion. Fez conferências por toda a Europa em congressos internacionais espíritas e espiritualistas, defendendo ativamente a ideia da sobrevivência da alma e suas conseqüências no campo da ética nas relações humanas.








Edward Morgan ForsterOMCH, mais conhecido por E. M. Forster, (Londres,1 de janeiro de 1879 
— Coventry7 de junho de 1970) foi um romancista 















Escritor norte-americano, nascido em 1919, Jerome David Salinger, foi um símbolo da juventude norte-americana da década de 50, retratando-a e captando a sua linguagem, problemas e experiências. Filho de pai judeu e mãe católica irlandesa, aos dezoito anos teve a oportunidade de passar 5 meses na Europa. Quando regressou aos Estado Unidos, ingressou na Universidade de Nova Iorque e em 1939 inscreveu-se na disciplina de contos na Columbia University, cujo professor era Whit Burnett, fundador da revista Story Magazine.
Combateu na Segunda Guerra Mundial e esteve envolvido na invasão da Normandia.
Salinger é um dos grandes clássicos da literatura norte-americana sendo "À Espera no Centeio", o seu livro mais conhecido e aquele que melhor revela a vida da rica burguesia nova-iorquina, o vazio social e os falsos valores encontrados pelos jovens da época. O seu realismo irónico encontra-se também em obras como "Nine Stories" (1953), "Franny and Zooey" (1961), "Raise High the Roof Beam"," Carpenters" (1963) e "For Esmé - With Love and Squalor" (1986). É também autor de inúmeros contos, muitos deles publicados nas prestigiadas revistas "Esquire" e "New Yorker".




António Sousa Freitas

António Sousa Freitas (Buarcos1 de Janeiro de 1921 - Lisboa30 de Junho de 2004), poeta e letrista português, distinguido com o Prémio Antero de Quental, em 1951, e com o Prémio Camilo Pessanha, em 1958, e agraciado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 1985, pelo então Presidente da República Ramalho Eanes.












Maurice Béjartnome artístico de Maurice-Jean Berger, (Marselha1 de Janeiro de 1927 
Fundou em 1953, ao lado de Jean Laurent, Les Ballets de l'Etoile, mais tarde rebatizado de Ballet-Théâtre de Paris. Com o lançamento de seu primeiro grande sucesso, Symphonie pour un homme seul (1955), foi convidado peloThéâtre Royal de la Monnaie, em Bruxelas, a criar um balé para seu corpo de baile: assim nasceu sua obra prima. Le Sacre du printemps, em 1959.
Coreografou mais de duzentos balés, a maioria deles para sua própria companhia. Em Bruxelas, Béjart fundou o Balé do Século XX, que por três décadas maravilhou o mundo da dança, até ser transformado, em 1987, noBéjart Ballet Lausanne. Seguidor de culturas orientais, imprimiu em sua obra a marca dos gestos brilhantes com uma produção sensacionalista, muitas vezes com inserção de trechos falados. Seus críticos atacaram os temas filosóficos exagerados e a forma arrogante de utilizar a música. Mesmo assim, atraiu várias estrelas da dança, como Rudolf NureyevMaya Pilsetskaya e Suzanne Farrell.
Béjart deu uma nova guinada em 1992 ao extinguir o Béjart Ballet Lausanne e criar um novo grupo, o Mudra, de infraestrutura menor, e com isso por em prática as teorias do centro que fundara em 1970 para pesquisar formas inovadoras de expressão.

Drauzio Varella


Drauzio Varella nasceu em S. Paulo, em 1943. Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo, trabalhou durante vinte anos no Hospital do Câncer. Foi voluntário na Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru) durante treze anos e actualmente dá consultas na Penitenciária Feminina da Capital.
O seu livro Estação Carandiru ganhou os prémios de Jabuti Não Ficção e Livro do Ano. Publicou ainda Por Um Fio e Borboletas da Alma, além das obras infantis Nas Ruas do Brás (vencedora do Prémio Novos Horizontes, da Bienal de Bolonha, bem como do Prémio Revelação Infantil, da Bienal do Rio de Janeiro),De Braços para o Alto e Macacos.
Actualmente dirige um projecto de plantas medicinais amazónicas.




 (Lisboa11 de Maio de 1744 — Lisboa, 1 de Janeiro de 1787) foi um militar, poeta  e matemático português.
José Anastácio da Cunha (Lisboa, 1744 - Lisboa, 1787). Passou das casernas militares à academia universitária, dos cárceres da Inquisição à reclusão penitenciária nos Oratorianos, como pássaro grande em gaiola pequena. Nunca saiu de Portugal, mas enquanto poeta e matemático, viveu sempre fora do país e do tempo. Por isso têm as suas obras o travo agridoce das utopias.



Adolfo Ferreira dos Santos Caminha (Aracati29 de maio de 1867 — Rio de Janeiro1 de janeiro de 1897) foi um escritor brasileiro, um dos principais autores do Naturalismo no Brasil.
Entra para a marinha de guerra em 1883, chegando ao posto de segundo-tenente. Apaixona-se pela esposa de um alferes, que abandona o marido para viver com Caminha. Na sequência do escândalo, vê-se obrigado a deixar a marinha e passa a trabalhar como funcionário público.
É autor das obras Voos Incertos (1886), A Normalista (1893), No País dos Ianques (1894). Em 1895, firma a sua reputação literária ao publicar Bom Crioulo, obra que provoca grande polémica por abordar o tema da homossexualidade. Já tuberculoso, lança em 1896 o seu último romance, Tentação. Morre prematuramente aos 29 anos.


Ugo Ojetti (Roma15 de julho de 1871 — Florença1 de janeiro de 1946) foi um escritor e jornalista italiano.
















Tillie Lerner Olsen (OmahaNebraska14 de Janeiro de 1912 – OaklandCalifórnia1 de Janeiro de 2007) foi umaescritora norte-americana, associada com ativismos políticos da década de 1930 e com a primeira geração de feministasamericanas.
Olsen nasceu em OmahaNebraska, filha de imigrantes judeus russos. Ela saiu do "Omaha Central High School" para entrar na força de trabalho, e ao longo do tempo trabalhou como empregada de mesa, trabalhadora doméstica, e tosquiadora. Também foi uma sindicalista e activista política.
Durante a década de 1930 foi uma breve membro do Partido Comunista dos E.U.A. Esteve detida por um breve período em1934 enquanto organizadora de uma união de trabalhadores dos frigoríficos, uma experiência sobre a qual escreveu para o The Nation e a The Partisan Review.
Olsen tentou introduzir as mudanças da sua própria vida e as circunstâncias políticas da época numa novela, na qual ela trabalhou durante a década de 1930, iniciada quando ela tinha 19 anos. Só um excerto do primeiro capítulo foi publicado, na The Partisan Review em 1934, e isso conduziu a um contrato pela Random House. De qualquer forma, ela abandonou o livro, devido ao trabalho e responsabilidades domésticas. Décadas depois, a novela foi finalmente publicada, inacabada, como Yonnondio: From the Thirties em 1974.
O seu primeiro livro publicado, de qualquer forma, foi uma colecção de quatro contosTell Me a Riddle, publicado em 1961. Três das histórias estão sob o ponto de vista das mães: "I Stand Here Ironing" é a primeira das curtas histórias da colecção, sobre uma mulher que é estrangulada pela própria filha. "O Yes" é a história de uma mulher branca cuja amizade da sua filha mais nova com uma rapariga negra a vai tornando frágil, sob o seu conceito de mãe. A história título, a mais longa da colecção, é a história do declínio de uma imigrante idosa, a matriarca de uma família que assimilou a cultura americana e que ela tem dificuldade de entender. Recebeu o "O. Henry Prize" em 1961 pela melhor história curta do ano. A quarta história, "Hey Sailor, What Ship?", fala sob o ponto de vista de um marinheiro envelhecido cuja amizade com uma família deSão Francisco (parentes da personagem principal de "Tell Me a Riddle") vai ficando progressivamente tensa. Tell Me a Riddle, o único livro de ficção completo de Olsen, entrou como matéria de estudo para os curricula dos colégios e universidades dos Estados Unidos.
O seu volume de não-ficção, intitulado Silences, é uma análise do período silencioso da autora na literatura, incluindo a "angústia da página branca", trabalho não publicado, e os problemas que a classe dos escritores e as mulheres em particular, têm para encontrar tempo para se concentrarem ns sua arte. Uma das suas descobertas foi que todas as grandes escritoras na literatura ocidental antes do final do século XX ou não tinham filhos ou tinham empregadas a tempo inteiro a cuidar deles. A segunda parte do livro é um estudo do trabalho da pouco conhecida escritora Rebecca Harding Davis. O livro foi famosamente pesquisado e escrito na San Francisco Public Library.
Apesar de publicar muito pouco, Olsen foi enormemente influente pelo seu tratamento das vidas e pensamentos das mulheres e dos pobres e por dedicar atenção aos factos de levarem as mulheres a serem autores menos prováveis (e porque recebem menos atenção quando o fazem). A extensão da sua centralidade na ficção feminista americana causou algumas críticas, frustradas nas interpretações feministas simplistas do seu trabalho. Em particular, várias críticas apontaram para um maior papel do passado comunista de Olsen do que aquele que é tradicionalmente reconhecido
Olsen morreu duas semanas antes de completar 95 anos, em OaklandCalifórnia no dia 1 de Janeiro de 2007.

Bingo Gazingo

Bingo Gazingonome artístico de Murray Wachs (New York2 de junho de 1924 - New York, 1 de janeiro de 2010) foi um poeta e cantor estadunidense.
Ex-funcionário dos correios de Nova Iorque, Gazingo lançou duas versões do seu álbum-single, ambas intituladas Bingo Gazingo, pela gravadora WFMU - a primeira em fita cassete, a segunda em CD, com algumas poucas mudanças entre elas. O álbum é composto da leitura feita por Bingo de seus próprios poemas, com um acompanhamento musical improvisado.



Richard Zimler


Richard Zimler nasceu em 1 de janeiro de 1956 em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Fez um bacharelato em Religião Comparada na Duke University e um mestrado em Jornalismo na Stanford University. Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de São Francisco. Em 1990 foi viver para o Porto, onde lecionou Jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Tem atualmente dupla nacionalidade, americana e portuguesa. Desde 1996, publicou dez romances, uma coletânea de contos e dois livros para crianças.
















Mariano Azuela

Mariano Azuela (1 de Janeiro de 1873Lagos de Moreno, estado de Jalisco – 1 de Março de 1952) foi um escritor mexicano da época da Revolução. O seu trabalho mais célebre foi a obra Los de abajo (traduzida para inglês como "The Underdogs") em 1915. Os seus últimos trabalhos foram Las moscasEl camarada Pantoja, and La luciernaga.












Efemérides/1 de janeiro

1 comentário: