sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Efemérides 2 de janeiro

Hans Herbjørnsrud

Hans Herbjørnsrud (Heddal2 de janeiro de 1938) é um escritor norueguês de contos. Suas obras frequentemente brincam com as diferenças entre as línguas norueguesas Bokmål e Nynorsk e os vários dialetos noruegueses.













Professor de Bioquímica na Boston University, membro da Sociedade Mensa (que junta os Q.I.’s mais altos dos EUA) e presidente da Sociedade Humanista Americana, Isaac Asimov é, com Arthur C. Clarke e Robert A. Heinlein, um dos Três Grandes da ficção científica. Asimov nasceu na Rússia em 1920 numa família de moleiros Judeus que imigrou para Brooklyn, Nova Iorque, na altura em que Isaac tinha 3 anos. Aos 11 anos escreveu o seu primeiro conto e aos 19 já publicava com regularidade. Com cerca de 500 livros publicados, entre ficção e não ficção, sobre Ciência, Antiguidade Romana e Grega, Religião e vários outros temas, Asimov é uma das personalidades mais fascinantes da História e um dos mais prolíficos autores da Literatura mundial para além de ser reconhecidamente um génio noutras áreas.









Daisaku Ikeda (池田大作 TóquioJapão2 de janeiro de 1928) é um filósofo,escritorfotógrafopoeta e líder budista japonês.
Graduou-se na Faculdade Fuji Júnior. Em 1947, converteu-se ao Budismo deNitiren Daishonin com apenas dezenove anos e tornou-se membro da Soka Gakkai, uma organização que estava então sob a liderança de Jossei Toda, seu segundo presidente.
Em 1958, o segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, faleceu e após dois anos, em 3 de maio de 1960, Ikeda foi nomeado seu terceiro presidente. Sob sua liderança, a organização progrediu, chegando a alcançar aproximadamente treze milhões de membros no Japão, tornando-se a maior organização de seu gênero nesse país. Para apoiar os esforços da Soka Gakkai, baseados na filosofia budista de Nitiren Daishonin e com o intuito de promover a Paz, a Cultura e a Educação, Ikeda fundou, através dos anos, instituições educacionais e culturais, incluindo o Sistema Escolar Soka que abrange da Pré-Escola a Universidade, a Associação de Concertos Min-On e o Museu de Arte Fuji de Tóquio.
Cinco meses após assumir a terceira presidência, Daisaku Ikeda partiu no dia 2 de outubro para sua primeira viagem ao exterior com uma comitiva de seis dirigentes da Soka Gakkai. Levou no bolso do paletó uma foto de seu mestre com o sentimento de fazer a viagem no lugar dele.
A viagem abrangia nove cidades de três países: Honolulu, no Havaí, São Francisco, Seattle, Chicago, Nova York, Washington e Los Angeles (nos Estados Unidos) Toronto (Canadá), e São Paulo (Brasil).
Em cada uma dessas cidades, ele estruturou a organização e no Brasil fundou o Distrito Brasil, predecessor da Associação Brasil - SGI (BSGI). A partir de então, inúmeras foram as viagens realizadas ao redor do mundo em prol da paz.
Assim, a organização foi sendo estruturada em diferentes países, surgindo a necessidade da criação da Soka Gakkai Internacional, ocorrida em Guam, no Havaí, em 1975. Daisaku Ikeda, presidente da SGI, impulsionou ainda mais o movimento em prol da paz, da cultura e da educação. Hoje a SGI está presente em aproximadamente 200 países e regiões e realiza atividades em prol do bem-estar da sociedade.
Desde 1967, quando Daisaku Ikeda propôs a normalização das relações sino-japonesa, ele engajou-se ativamente na elaboração e publicação de propostas, dirigidas às Nações Unidas, tratando de questões sobre a paz, desarmamento, educação e meio ambiente. Além disso, baseado na crença de que os primeiros passos rumo à realização da paz iniciam-se com o diálogo de vida a vida, engajou-se numa diplomacia do cidadão, encontrando-se com líderes políticos e intelectuais de todo o mundo, num intercâmbio de opiniões a respeito dos desafios que se interpõem à humanidade. Alguns desses diálogos foram compilados na forma de livros.
Daisaku Ikeda prossegue percorrendo o mundo, aplicando ativamente os princípios da filosofia budista aos problemas da humanidade e empenhando-se vigorosamente para criar uma nova era o século XXI - uma era de esperança, de compreensão, de respeito mútuo e de paz e prosperidade embasadas no verdadeiro humanismo.
Em adição, Daisaku Ikeda é um prolífero autor, escreve romances, ensaios e poesias sobre uma vasta gama de tópicos abrangendo o humanismo, a paz, a sociedade, a juventude, a arte e a literatura. Seus escritos têm sido traduzidos para mais de quatorze idiomas.




Sebastian Haffner é o pseudónimo de Raimund Pretzel (nascido a 27 de Dezembro de 1907 em BerlimAlemanha – falecido a 2 de Janeiro de 1999). Foi um jornalista e historiador alemão, tendo escrito, sobretudo, sobre história alemã recente.









Pastor Johann Kaspar Lavater (15 de novembro de 1741, Zurique, Suíça - 2 de janeiro de 1801), filósofo, poeta e teólogo suíço; um entusiasta domagnetismo animal na Suíça. É considerado o fundador da fisiognomonia, a arte de conhecer a personalidade das pessoas através dos traços fisionômicos. Lavater escreveu célebres cartas a Imperatriz Maria Feodorawna, esposa do Imperador Paulo I da Rússia.
Nessas cartas, Lavater expressa ideias sobre o estado da alma após a morte e coloca que o mundo invisível deve ser penetrável para a alma separada do corpo, assim como ele o é durante o sono, que a alma aperfeiçoa em sua existência material as qualidades do corpo espiritual, veículo com que continuará a existir depois da morte e pelo qual conceberá e obrará em sua nova existência, diz ainda que o estado da alma depois da morte será fundado sempre neste princípio geral: o homem colhe o que houver plantado e que cada alma, separada do seu corpo se apresenta a si própria, depois da morte, tal como ela é na realidade, seu peso intrínseco, como que obedecendo à lei de gravitação, atraí-la-á aos abismos insondáveis ou às regiões luminosas, fluídicas e etéreas; e o bom Espírito elevar-se-á para os bons e o perverso será empurrado para os maus, atendendo à lei das afinidades.
Essas cartas – ao todo – foram escritas no período de 1796 a 1798 e enviadas de Zurique. Dezesseis anos antes, em Zurique e em Schaffhouse, Lavater teve ocasião de ser apresentado ao Conde e à Condessa do Norte, títulos usados então pelo Grão-Duque da Rússia e sua esposa em sua viagem pela Europa. Lavater estabelece nessas cartas que a alma, depois de deixar o corpo, pode inspirar ideias a qualquer pessoa que esteja apta a receber-lhe a luz, e assim fazer-se comunicar por escrito a algum amigo deixado na Terra.
Reunidas num único volume, as cartas foram publicadas em Petersburgo, em 1858.
Pelo que Lavater expos em sua época ele pode ser considerado um precursor de Allan Kardec. Nessas correspondências trocadas com a Imperatriz ele encaminhou cartas recebidas de um espírito desencarnado (psicografadas).

David R. Ross

David Robertson Ross (28 de fevereiro de 1958 — 2 de janeiro de 2010) foi um escritor e historiador escocês.













Sem comentários:

Enviar um comentário