sábado, 14 de fevereiro de 2015

Efemérides 14 de fevereiro

Augusto de Campos

Augusto Luís Browne de Campos (São Paulo14 de fevereiro de 1931) é um poetatradutor e ensaísta brasileiro. Estreou em 1951 com o livro "Rei Menos o Reino", quando ainda era estudante da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É um dos criadores da Poesia Concreta, junto com seu irmão, Haroldo de Campos, e Décio Pignatari, que ao romperem com o Clube de Poesia, lançaram a revista Noigandres. Usando recursos visuais como a disposição geométrica das palavras na página, a aplicação de cores e de diferentes tipos de letras, Augusto criou Poetamenos (1953), Pop-cretos (1964), Poemóbiles (1974) e Caixa Preta (1975). Boa parte dessa produção está reunida nas coletâneas Viva Vaia (1979), Despoesia (1994) e Não (2004). Além de traduzir Stéphane MallarméJames JoyceEzra PoundVladimir MaiakóvskiArnaut Daniel e e. e. cummings, entre outros, publicou as antologias Re-Visão de Sousândrade (1964) e Re-Visão de Kilkerry (1971). Seus textos críticos podem ser lidos em Teoria da poesia concretaBalanço da BossaÀ margem da margem e o Anticrítico, entre outros. Sua obra dialoga com a música, tem parceria em canções gravadas por Caetano Veloso e Arrigo Barnabé e gravou o CD Poesia é Risco, junto com o filho Cid Campos (1994).

William Tecumseh Sherman (Lancaster8 de fevereiro de 1820 - Nova Iorque14 de fevereiro 
de 1891) foi um soldado, empresário, educador e autor norte-americano. Foi general no Exército da União 
durante a Guerra de Secessão, pela qual recebeu reconhecimento por seu excelente comando da estratégia militar e também críticas pela dureza das políticas de "terra queimada" que implementou ao conduzir guerra total contra os Estados Confederados da América.
Sherman serviu sob o general Ulysses S. Grant em 1862 e 1863 durante as campanhas que levaram a queda do reduto confederado de Vicksburgno Rio Mississippi, culminando com o roteamento dos exércitos confederados no Tennessee. Sherman sucedeu Grant em 1864 como comandante da União no fronte ocidental. Ele procedeu para liderar suas tropas a captura de Atlanta, um sucesso militar que contribuiu para areeleição do presidente Abraham Lincoln. A Marcha ao Mar subsequente de Sherman através da Geórgia e das Carolinas minaram ainda mais a capacidade confederada de continuar o confronto. Ele aceitou em abril de 1865 a rendição dos exércitos confederados na Geórgia, nas Carolinas e na Flórida.
Sherman tornou-se General Comandante do Exército quando Grant assumiu a presidência em 1869. Como tal, foi responsável pela participação americana nas guerras indígenas nos quinze anos seguintes. Ele recusou-se firmemente a ser puxado para a política e publicou em 1875 suas memórias, um dos mais conhecidos relatos em primeira mão da Guerra de Secessão. O historiador militar britânico B. H. Liddell Hart declarou que Sherman foi "o primeiro general moderno".

P. G. Wodehouse

Sir Pelham Grenville Wodehouse KBE (15 de outubro de 1881 – 14 de fevereiro de 1975) foi um escritor cômico inglês, cuja obra inclui romances, contos, peças de teatro, letras de músicas e numerosos artigos de jornal e revista. Wodehouse teve um enorme sucesso de público durante sua carreira, que durou mais de setenta anos, e seus inúmeros livros continuam a ser lidos por muitos leitores. Apesar dos problemas políticos e sociais que ocorreram durante a sua vida, que lhe incentivou a passar muitos anos na França e nos Estados Unidos, o principal tema na prosa de Wodehouse permaneceu a alta sociedade inglesa antes e depois da Primeira Guerra Mundial, refletindo sua condição social, sua educação e sua carreira de escritor.
Apesar de ser mais conhecido pelos romances e contos de Jeeves e do Castelo de Blandings, Wodehouse também foi um escritor de musicais e de peças de teatro, sendo o autor de 15 peças e de 250 letras de música para mais ou menos 30 comédias musicais, muitas das quais produzidas em colaboração com Jerome Kern e Guy Bolton. Ele trabalhou com Cole Porter no musical Anything Goes (1934), escreveu a letra da música "Bill" na peça Kern's Show Boat (1927), da música de Sigmund Romberg para o musical de Gershwin – Romberg chamado Rosalie (1928), além de colaborar com Rudolf Friml em uma versão musical da peça Os Três Mosqueteiros (1928).

Efemérides/14 de fevereiro

Sem comentários:

Enviar um comentário