terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Efemérides 24 de fevereiro

David Mourão-Ferreira

David de Jesus Mourão-Ferreira GCSE (Lisboa24 de fevereiro de 1927 —Lisboa16 de junho de 1996) foi um escritor e poeta lisboeta.













Socorro Acioli (Fortaleza24 de fevereiro de 1975) é uma escritora brasileira, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e Doutorada em Estudos de Literatura pela UFF, Universidade Federal Fluminense, em Niterói.
Sua obra de estreia, O Pipoqueiro João, foi escrita quando a autora tinha ainda oito anos de idade. Publicado pela Nação Cariry Editora.
Em 2001, durante o curso de jornalismo, retornou às letras com a biografia de Frei Tito de Alencar Lima. O livro, intitulado Frei Tito, foi publicado pelas Edições Demócrito Rocha na coleção Terra Bárbara. Em 2003 lançou, pela mesma editora e mesma coleção, a biografia de Rachel de Queiroz, escrita a partir de pesquisas e entrevistas com a autora.
A partir de 2004, Socorro Acioli começou a escrever e publicar livros infanto-juvenis. Estreou com Bia que tanto lia - uma história do livros para crianças, pelas Edições Demócrito Rocha.
Em 2006 foi a única brasileira selecionada para a oficina de roteiros Como contar um conto, ministrada pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez (Prêmio Nobel de Literatura de 1982), na Escuela de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba.
Em 2007 ganhou a bolsa de pesquisa da Biblioteca de Munique, na Alemanha, onde morou por dois meses.
Em 2009, foi convidada pelos Centro Culturais das Embaixadas do Brasil em La Paz, Bolívia e em Praia, Cabo Verde, para proferir palestras sobre sua obra e seminários sobre Literatura Brasileira. A obra da autora é representada pela Agência Riff para o Brasil e exterior. (www.agenciariff.com.br).








Sem comentários:

Enviar um comentário