sábado, 28 de fevereiro de 2015

Efemérides 28 de fevereiro

Michel de Montaigne

Michel Eyquem de Montaigne (Castelo de Montaigne28 de fevereiro de1533 — 13 de setembro de 1592) foi um jurista, político, filosofo, escritor,cético e humanista francês, considerado como o inventor do ensaio pessoal. Nas suas obras analisou as instituições, as opiniões e os costumes, debruçando-se sobre os dogmas da sua época e tomando a generalidade da humanidade como objecto de estudo.
Ele criticou a educação livresca e mnemônica, propondo um ensino voltado para a experiência e para a acção. Acreditava que a educação livresca exigiria muito tempo e esforço, o que afastaria os jovens dos assuntos mais urgentes da vida. Para ele, a educação deveria formar indivíduos aptos ao julgamento, ao discernimento moral e à vida prática.

Karl Maria Kertbeny

Karl-Maria Kertbeny ou Károly Mária Kertbeny 
(baptizado como Karl-Maria Benkert) (28 de Fevereiro de 1824 – 23 de Janeiro de 1882) nasceu Viena, na Áustria, filho de um escritor e uma pintora. Foi um jornalista austro-hungáro, escritor, poeta e activista dos direitos humanos, conhecido por ter criado a palavra homossexual. A família Benkert mudou-se para Budapeste quando Karl-Maria ainda era uma criança — ele sentia-se em casa tanto na Áustria, como na Hungria e na Alemanha.



Alphonse Marie Louis de Prat de Lamartine (Mâcon21 de outubro de1790 - Paris28 de fevereiro de 1869) foi um escritorpoeta e político francês. Seus primeiros livros de poemas (Primeiras Meditações Poéticas1820 e Novas Meditações Poéticas1823) celebrizaram o autor e influenciaram o Romantismo na França e em todo o mundo.







Henry James (Nova York15 de abril de 1843 — Londres28 de fevereiro de 1916) foi um escritor norte-americano, naturalizado britânico em 1915. Uma das principais figuras do realismo na literatura do século XIX. Autor de alguns dos romancescontos e críticas literárias mais importantes da literatura de língua inglesa.
Filho do teólogo Henry James Senior e irmão do médicofilósofo e psicólogo William James.


Camillo de Jesus Lima

Camillo de Jesus Lima (Caetité8 de setembro de 1912 















Sem comentários:

Enviar um comentário