quarta-feira, 25 de março de 2015

Efemérides 25 de março

Josefa de los Dolores Peña y Lillo Barbosa

Josefa de los Dolores Peña y Lillo Barbosa, mais conhecida como Sóror Josefa de los Dolores ou Sóror Dolores Peña y Lillo (Santiago de Chile,25 de março de 1739 - 29 de agosto de 1823), era uma freira e escritora do período colonial chileno ligado ao discurso confessional das mulheres indianas consagradas a religião presente nos claustros da América do Sulentre os séculos XVII e XIX. Cultivou o gênero epistolar, mas também abordou raramente à poesia.

José Ignacio Javier Oriol Encarnación de Espronceda y Delgado (25 de março de
1808 — 23 de maio de 1842) foi um poeta espanhol nascido em Almendralejo, no Palacio de Monsalud. Seus primeiros livros de poemas celebrizaram o autor e influenciaram o Romantismo.

Johann Rudolf Rocker (Mogúncia25 de março de 1873 — 
Crompond19 de setembro de 1958) foi um propagandista, escritor e orador anarquista, defensor do sindicalismo revolucionário.









Jean Guéhenno (Fougères25 de março de 1890 — Paris22 de setembro de 1978) foi um filósofo, escritor e crítico literário francês.

Mário Rodrigues Breves Peixoto (Bruxelas25 de março de 1908 — Rio de Janeiro3 de fevereiro de 1992) foi um cineastaroteirista e escritor brasileiro.

Rui Cardoso Nunes (São Francisco de Paula25 de março de 1919 — Porto Alegre8 de julho de 2009) foi um jornalistapoeta e escritor brasileiro.
Publicou diversos livros de poesia. Na área de folclore, publicou com Zeno Cardoso Nunes, o Dicionário de Regionalismo do Rio Grande do Sul, em 1997 e o Minidicionário guasco 1994, além de ensaios e artigos em revistas e jornais.

Chris Stewart

Chris Stewart (CrawleySussexInglaterra25 de março de 1951) é um baterista do Reino Unido, conhecido por ter sido o membro fundador da banda Genesis. Chris atualmente é fazendeiro e escritor.

Jung Chang (chinês tradicional: 張戎; chinês simplificado: 张戎; Wade-Giles: Jung Chang, pinyin: Zhang Rong, nascida em25 de março de 1952) é um escritora chinesa 
(embora seja considerada cidadã britânica) que vivi atualmente em Londres, conhecida pela sua autobiografia Wild Swans, sobre sua experiência na Revolução Cultural, que vendeu mais de 10 milhões de cópias mundialmente (mas foi proibida na China continental).
Sua biografia de Mao Tsé-TungMao: A História desconhecida, escrito com o seu marido, o historiador britânico Jon Halliday, foi publicado em Junho de 2005 e é uma descrição muito crítica da vida de Mao e sua liderança.

Giambattista Marino

Giambattista Marino (ou Giovan Battista MarinoNápoles18 de outubro de 1569 — Nápoles, 25 de março de 1625) foi um insigne poeta da Itália.

Georg Philipp Friedrich von Hardenberg (Schloss OberwiederstedtWiederstedtHarz2 de Maio de 1772 — 
Weißenfels25 de Março de 1801), Freiherr (barão) von Hardenberg, mais conhecido pelo pseudónimo Novalis, foi um dos mais importantes representantes do primeiro romantismo alemão de finais do século XVIII e o criador da flor azul, um dos símbolos mais duráveis do movimento romântico.

James Payn (28 de fevereiro de 1830 - 25 de Março de 
1898), escritor inglês. Ele disse que vingança é um prato 
que se come frio.









Frédéric Mistral

Prémio Nobel da Literatura de 1904
Frédéric Mistral (Maillane8 de Setembro de 1830 — Maillane, 25 de Março de 1914) foi um escritor francês 
Seus pais se chamavam François Mistral e Adélaide Poulinet. Começou a ir à escola bastante tarde, aos nove anos. Entre 1848 e 1851, estuda direito emAix-en-Provence e se converte em cantor da independência da Provença e sobretudo do provençal, "primeira língua literária da Europa civilizada".
De volta a Maillane, Mistral se une ao poeta Roumanille, e ambos se convertem nos artífices do renascimento da língua occitana. Juntos fundam o movimento do félibrige, que permitiu promover a língua occitana com a ajuda de Alphonse de Lamartine: este movimento acolherá todos os poetas occitanos expulsos da Espanha por Isabel II.
Com sua obra, Mistral reabilita a língua provençal, levando-a às mais altos cumes da poesia épica: a qualidade desta obra se consagrará com a obtenção dos prêmios mais prestigiosos.
Sua obra principal foi Mirèio (Mireia) à que dedicou oito anos de esforços. Publicou-a em 1859. Em oposição ao que seria a ortografia habitual Mistral teve que ceder à imposição de seu editor, Roumanille, e optar por uma grafia simplificada, que desde então se chama "mistraliana", em oposição à grafia "clássica" herdada dos trovadores. Mireia conta o amor de Vincent e da bela provençal Mireia. Esta história é equiparável à de Romeu e Julieta.
Charles Gounod fez uma ópera com este tema em 1863.
Além de Mireia, Mistral é autor de "Calendal", "Nerte", Lis isclo d’or ("As Ilhas de Ouro"), Lis oulivado ("As olivadas"), "O poema do Ródano", obras todas elas que servem para que se lhe considere o maior dos escritores em língua provençal.
Mistral recebeu o Nobel de Literatura de 1904, junto a José Echegaray y Eizaguirre. Com o custo do prêmio criou o Museu Arlaten em Arles.
Casado com Marie-Louise Rivière, não teve filhos e morreu em 25 de março de 1914 em Maillane.

José Petitinga

José Florentino de Sena, mais conhecido como José Petitinga (Nazaré2 de dezembro de 1866 — Salvador25 de março de 1939) foi um jornalistapoeta
contador brasileiro, conhecido como um dos precursores do Espiritismo na Bahia.

Edward Lasker (Kępno3 de dezembro de 1885 
— Nova Iorque25 de março de 1981) foi um escritor 
Mestre Internacional de Xadrez norte-americano. É o autor de História do Xadrez (título original, The Adventure of Chess), publicado pela primeira vez em 1959.


Antonio Tabucchi

Antonio Tabucchi ComIH (Vecchiano, província de Pisa24 de Setembro de 1943 - Lisboa25 de Março de 2012) foi um escritor italiano, professor de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Siena. Desde 2004 tinha também a nacionalidade portuguesa.








Efemérides/25 de março


Sem comentários:

Enviar um comentário