quinta-feira, 26 de março de 2015

Efemérides 26 de março

Tennessee Williams

Tennessee Williamspseudônimo de Thomas Lanier Williams III(Columbus26 de março de 1911 — Nova Iorque25 de fevereiro de 1983) foi um escritor e dramaturgo estadunidense, ganhador de muitos prêmios.
Williams foi o vencedor do Prêmio Pulitzer por A Streetcar Named Desire em 1948 e por Cat on a Hot Tin Roof em 1955. Suas peças The Glass Menagerie (1945) e The Night of the Iguana (1961) receberam o PrêmioNew York Drama Critics' Circle. Sua peça The Rose Tattoo, de 1952, recebeu o Tony Award de melhor peça. Em 1980, foi presenteado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente Jimmy Carter.

Luis Barros Borgoño

Luis Barros Borgoño (Santiago26 de março de 1858 — 
Santiago26 de julho de 1943) foi um escritor e político chilenovice-presidente da República do Chile.
Filho de Manuel Barros Arana e Eugenia Borgoño Vergara. Formou-se advogado em 1880, foi relator da Suprema Corte em 1884Ministro da Guerra e da Marinha por três ocasiões (1889,1892 e 1895), Ministro das Relações Exteriores (1894 e 1918) e da Fazenda (1901).
Ocupou a vice-presidência após a renúncia de Arturo Alessandri Palma até a eleição de Emiliano Figueroa Larraín em 23 de dezembro de 1925.
Paralela a sua vida política, Barros também publicou várias obras de caráter histórico, destacando-se La Misión MuziVida del Almirante Lynch e Misión en el Plata, na qual defendeu a atuação de seu tio, Diego Barros Arana, nas negociações sobre questões territoriais com a Argentina.

Alfred Edward Housman

Alfred Edward Housman (Worcestershire26 de Março 
de 1859 — Cambridge30 de Abril de 1936) foi um 
Em suas obras líricas aliou a pureza do classicismo a uma inspiração romântica, triste e quase fatalista. Trabalhou por dez anos no escritório de brevés britânico. A seguir, foi professor de latim na University College, em Londres, passando depois para aUniversidade de Cambridge.
Publicou uma grandiosa edição de Manílio e textos críticos de Juvenal e de Lucain. Sua primeira coletânea de versos tornou-o famoso: Um garoto de Shrospshire, de 1896. Escreveu também Últimos poemas, em 1922Ainda alguns poemas e dois ensaios, dos quais o mais interessante e discutido foi O nome e a natureza da poesia, de 1933.

Robert Frost

Robert Lee Frost (São FranciscoCalifórnia26 de março de 1874 —Boston29 de janeiro de 1963) foi um dos mais importantes poetas dos Estados Unidos 
do século XX. Frost recebeu quatro prémios Pulitzer.











Gervásio da Silva Lima (Praia da Vitória26 de Março de 1876 — Angra do Heroísmo24 de Fevereiro de 1945), mais conhecido por Gervásio Lima, foi um prolífico escritor 
açoriano com uma obra em prosa e em verso que inclui contos, teatro e ensaios nas áreas da etnografia e da história. No campo da história não foi um investigador preocupado com o rigor científico dos temas tratados, antes escrevendo obras de pendor romântico, reveladoras do seu patriotismo e amor à terra em que nasceu, nas quais deu alma e corpo a heróis terceirenses, transformando-os em verdadeiros mitos populares. A ele se deve a mitificação em torno das heroínas Brianda Pereira e Violante do Canto e o alpendurar da batalha da Salga em evento de extraordinária heroicidade.

Gregory Nunzio Corso (26 de março de 1930 - 17 de janeiro de 2001) foi um poeta estadunidense. Ao lado de Jack KerouacAllen Ginsberg e William Burroughs, ele foi o quarto membro canônico dos escritores da geração beat.








Erica Mann Jong (Nova Iorque26 de março de 1942) é uma escritora e educadora 

Patrick Süskind (AnsbachBavieraAlemanha26 de março de 1949) é um escritor alemão.
Filho do escritor e jornalista W. E. Süskid, Patrick, estudou História Moderna e Medieval na Universidade de Munique e, em Aix-em-Provence, na França. Publicou primeiramente alguns contos, entre eles: “Uma Batalha” – incluído em uma antologia, A Pomba, em 1979. Mas foi “O Perfume”, lançado em 1985, seu primeiro livro de sucesso, seguido por “ A História do SR. Sommer” de 1991 e, em 1995, “Três Histórias”. Outro trabalho que lhe deu fama foi o monólogo dramático “O Contrabaixo”.
Muito pouco se sabe sobre a vida de Süskind, que é considerado uma das pessoas mais retraídas do cenário literário alemão. Süskind evita até mesmo noites de autógrafos e não é muito simpático à ideia de transformar seus livros em filmes,com medo de que sejam plagiados ou falsificados. Apesar disso, “o Perfume” foi transformado em filme por Tom Tykwer, tendo estreado em 14 de setembro de 2006.
Além de escritor, Patrick é também roteirista de televisão. Escreveu alguns roteiros para a TV alemã, como o seriado Der ganz normale Wahnsinn. Ao lado de Helmut Fischer escreveu o roteiro de Rossini, uma história que se passa no submundo de Munique. “O Perfume” foi publicado inicialmente em capítulos, no jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, revivendo a tradição dos folhetins. A série “O Perfume” fez tanto sucesso que no final daquele mesmo ano (1985) foi transformada em livro. A obra alcançou o topo das listas de best sellers na maioria dos países em que foi publicada.

Luís Carlos Patraquim

Luís Carlos Patraquim (Maputo26 de Março de 1953) é um poeta, autor teatral e
Refugiado na Suécia em 1973, regressa a Moçambique em 1975, onde vai trabalhar no jornal A Tribuna. Encerrado o jornal, integra o grupo fundador da Agência de Informação de Moçambique (AIM) sob a direcção de Mia Couto.
De 1977 a 1986 trabalha no Instituto Nacional de Cinema de Moçambique (INC) como autor de roteiros e de argumentos e como redactor do jornal cinematográfico Kuxa Kanema.
Em conjunto com Calane da Silva e Gulamo Khan, coordenou, entre 1984 e 1986, a Gazeta de Artes e Letras da revistaTempo.
Reside em Portugal desde 1986.
Colabora na imprensa moçambicana e portuguesa, em roteiros para cinema e escreve para teatro.
É coordenador redactorial da revista Lusografias.

Jorge Ricardo Coutinho Machado

Jorge Ricardo Coutinho Machado (Abaetetuba26 de março de 1963) é escritor 
brasileiro e também professor universitário da UFPA/centro de educação. Possui pós-graduaçao em ensino de ciências e atualmente está cursando o mestrado em educação e ciências (NPADC/UFPA).

Walt Whitman (Huntington31 de maio de 1819 –
Camden26 de março de 1892) foi um poetaensaísta e 
jornalista norte-americano, considerado por muitos como o "pai do verso livre". Paulo Leminski o considerava o grande poeta da Revolução americana, como Maiakovsky seria o grande poeta da Revolução russa.






Raymond Chandler (Chicago23 de Julho de 1888 — La Jolla26 de Marçode 1959) foi um romancista e roteirista dos Estados Unidos. Exerceu uma influência imensa no gênero dos romances policiais modernos, especialmente no que diz respeito ao estilo da escrita e nas atitudes que atualmente são características do gênero. Seu protagonistaPhilip Marlowe, juntamente com oSam Spade de Dashiell Hammett (ambos interpretados no cinema por Humphrey Bogart, respectivamente, em "À Beira do Abismo" dirigido por Howard Hawks; e em "Reliquia Macabra" dirigido por John Huston), é considerado praticamente um sinônimo do "detetive particular".
Além de sua obra em prosa, também foi autor de diversos poemas.

Günther Weisenborn


Lin Yutang 林語堂 (Banzi, FujianChina10 de Outubro 
1976) foi um escritor chinês cujo trabalho original e traduções de textos clássicos chineses se tornaram muito populares no Ocidente.






Miguel Abuelo

Miguel Ángel Peralta (MunroBuenos Aires21 de março de 1946 -MunroBuenos Aires26 de março de 1988), mais conhecido como Miguel Abuelo, foi um músico, poeta e cantor
argentino. Foi líder do grupo Los Abuelos de la Nada.





Sem comentários:

Enviar um comentário