terça-feira, 31 de março de 2015

Efemérides31 de março

Octavio Paz

Prémio Nobel da Literatura 1990
Octavio Paz Lozano (Cidade do México31 de Março de 1914 — Cidade do México, 19 de Abril de 1998) foi um poetaensaísta, tradutor e diplomatamexicano, notabilizado, principalmente, por seu trabalho prático e teórico no campo da poesia moderna ou de vanguarda. Recebeu o Nobel de Literaturade 1990.







Edward FitzGerald

Edward FitzGerald (BredfieldSuffolk31 de Março 
de 1809 — Merton,Norfolk14 de Junho de 1883), 
por vezes grafado Fitzgerald, foi um poeta inglês, de ascendência irlandesa, que se notabilizou como o primeiro tradutor para uma língua europeia (o inglês) da obra Rubaiyat do poeta e matemático persa Omar Khayyam.







John LaFarge

John LaFarge (31 de março de 183514 de novembro de 1910) foi um pintor, fabricante de vitrais, decorador e escritor estadunidense.

Bernhard Förster (DelitzschSaxônia31 de março de 1843 – San Bernardino,Paraguai3 de junho de 1889) foi um professorpolítico e escritor alemão do século XIX, evidentemente anti-ssemita, que chamava os judeus de «parasitas do povo alemão».
Casou-se com Elisabeth Förster-Nietzsche, irmã de Friedrich Wilhelm Nietzsche. Depois do fracasso de sua colônia no Paraguai, "Nueva Germania", se suicida com uma combinação de morfina e estricnina em 3 de Junho de 1889.


Andrew Lang

Andrew Lang (Selkirk31 de março de 1844 - 20 de julho de 1912) foi um escritor escocês. Dono de vasta erudição, tornou-se uma autoridade em literatura gregafrancesa e inglesafolcloreantropologia, história escocesa,telepatia e em outros campos. Realizou pesquisas físicas e deixou alguns livros de poesia.


Édouard Rod

Édouard Rod (Nyon31 de março de 1857 — Grasse29 de janeiro de 1910), foi um romancista suíço.














Afonso Celso Pantoja, mais conhecido apenas Afonso Celso (Fortaleza, Ceará1945 - São Luís, Maranhão, 12 de maiode 2010) foi um economista brasileiro. Foi último presidente do Banco do Estado do Maranhão (BEM).
Afonso Celso, nasceu em 1945 e se formou economia nos anos 60.
Em 1991, Celso se tornou presidente do Banco do Estado do Maranhão até 2003, quando foi vendido ao Bradesco.
Morreu em 12 de maio de 2010, vítima de ataque cardíaco, após dar entrada no hospital às 15h30 do dia anterior, com problemas de arritmia e insuficiência cardíaca. Ele foi velado no Cemitério Pax União, do bairro Canto da Fabril. Foi levado para Fortaleza, onde foi cremado.
Lothar Francisco Hessel (Estrela31 de março de 1915 - Porto Alegre24 de agosto de 2007) foi um professorjornalista e escritor brasileiro.

Felice Leonardo Buscaglia (31 de março de 1924 - 12 de junho de 1998).
Foi professor e escritor ítalo-americano, que ministrou aulas na University of Southern California - EUA, tendo sido autor de artigos para o New York Times sobre assuntos relacionados ao amor e sobre o humano. E também foi idealizador de um curso sobre Amor na própria universidade. "Ao que eu saiba, somos a única escola do país, e talvez no mundo, que tem uma disciplina chamada "Amor, 1 A", e eu o único professor bastante louco a ponto de ensiná-la".

José Murilo Martins

José Murilo de Carvalho Martins (Caxias31 de março de 1929) é um médico e escritor 

Nichita Stănescu

Nichita Hristea Stănescu (Ploieşti31 de março de 1933  
— Bucareste13 de dezembro de 1983) foi um poeta 












Judith Rossner (Nova Iorque31 de março de 1935 — Nova Iorque, 9 de agosto de 2005) foi uma escritora estadunidense.

John Donne (1572 – 31 de março de 1631) foi um poeta jacobita 
inglês, pregador e o maior representante dos poetas metafísicos da época. Sua obra é notável por seu estilo sensual e realista, incluindo-se sonetos, poesia amorosa, poemas religiosos, traduções do latim
epigramaselegias, canções,sátiras e sermões. Sua poesia é célebre por sua linguagem vibrante e metáfora engenhosa, especialmente quando comparada à poesia de seus contemporâneos.


Jean-François Ducis

Jean-François Ducis (Versalhes14 de agosto de 
1733 — 31 de março de 1816) foi um poeta e 
dramaturgo francês, membro da Academia Francesa de Letras. Ducis não falava inglês mas, adaptando traduções em prosa das peças de Shakespeare que eram feitas para ele, preparou versões adaptadas às praxes costumeiras no teatro clássico francês —observação das unidades de tempo, lugar e ação e da regra de observação da bienséance -- mutilando as peças e modificando o seu final. Ainda assim, o teatro de Shakespeare foi vivamente atacado pelos conservadores—e entre eles estava Voltaire, que considerou o autor inglês "um selvagem". Durante muito tempo, as tragédias shakespeareanas eram conhecidas sob essa forma alterada (o libreto da primeira versão do "Hamlet" de Ambroise Thomas ainda se baseou na versão de J.-F. Ducis). O público francês só entrou em contato com o texto original de Shakespeare em 1822—e nessa época as suas peças ainda foram rejeitadas. Essa situação só mudaria com a excursão a Paris, no verão de 1827, da companhia de Charles Kemble (nela apresentou-se, nos papéis de Ofélia e de Julieta, a atriz irlandesa Harriet Smithson, que viria a ser a primeira mulher de Hector Berlioz).

Charlotte Bronten (21 de Abril de 1816 — 31 de Março de 
1855) foi uma escritora e poeta inglesa, a mais velha das três irmãs Brontë que chegaram à idade adulta e cujos romances são dos mais conhecidos da literatura inglesa,nasceu em Thornton, West Yorkshire, Reino Unido no dia 21 de abril de 1816. Escreveu o seu romance mais conhecido, "Jane Eyre" com o pseudónimo Currer Bell.






Christian Otto Josef Wolfgang Morgenstern (Munique6 de maio de 1871 —Merano31 de março de 1914) foi um poeta 
escritor alemão, autor de versos em estilo nonsense.











Mabel Collins (Saint Peter PortGuernsey9 de setembro 
de 1851 — Gloucester31 de março de 1927) foi uma mística britânica.
É conhecida pelos seus livros sobre misticismo, mas também escreveu dezenas de romances. Foi teosofista e amiga de Helena Petrovna Blavatsky.





Belmiro Ferreira Braga

Belmiro Ferreira Braga (Belmiro Braga, então Vargem Grande, 7 de janeiro de 1872 — 31 de março de 1937) foi um poeta brasileiro. Em sua homenagem, seu local de nascimento recebeu seu nome após ser elevado à categoria demunicípio, passando a ser chamado

Annelies Marie Frank, mais conhecida como Anne Frank (Frankfurt am Main12 de Junho de 1929 — Bergen-Belsen31 de Março de 1945), foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto, que morreu aos quinze anos de idade num campo de concentração. Ela tornou-se mundialmente famosa com a publicação póstuma de seu Diário, no qual escrevia as experiências do período em que a sua família se escondeu da perseguição aos judeus dos Países Baixos. O conjunto de relatos, que recebeu o nome de Diário de Anne Frank, foi publicado pela primeira vez em1947 e é considerado um dos livros mais importantes do século XX.
Embora tenha nascido na cidade alemã de Frankfurt am Main, Anne passou a maior parte da vida em Amsterdã, nos Países Baixos. Sua família se mudou para lá em 1933, ano da ascensão dos nazistas ao poder. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o território holandês foi ocupado e a política de perseguição do Reich foi estendida à população judaica residente no país. A família de Anne passou a se esconder em julho de 1942, abrigando-se em cômodos secretos de um edifício comercial.
Durante o período no chamado "anexo secreto", Anne escrevia no diário suas intimidades e também o cotidiano das pessoas ao seu redor. E lá permaneceu por dois anos até que, em 1944, um delator desconhecido revelou o esconderijo às autoridades nazistas. O grupo foi, então, levado para campos de concentração. Anne Frank e sua irmã Margot foram transferidas deAuschwitz para o campo de Bergen-Belsen, onde morreram de tifo em março de 1945.
Otto Frank, pai de Anne e único sobrevivente da família, retornou a Amsterdã depois da guerra e teve acesso ao diário da filha. Seus esforços levaram à publicação do material em 1947. O diário, que foi dado a Anne em seu aniversário de 13 anos, narra sua vida de  15 de Junho de 1942 até 1 de agosto de 1944. É, atualmente, um dos livros mais traduzidos em todo o mundo.

João Neves da Fontoura (Cachoeira do Sul16 de novembro de 1887 —Rio de Janeiro31 de março de 1963) foi um advogadodiplomatajornalista,político e escritor brasileiro. Foi deputado federalministro das Relações Exteriores durante os governos de Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra, embaixador do Brasil em Portugal entre 1943 e 1945, membro da Academia Brasileira de Letras e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Columbia e a Ordem do Congresso Nacional.






Sem comentários:

Enviar um comentário