quinta-feira, 19 de março de 2015

Por que os cães vivem menos tempo que as pessoas?





Aqui está a resposta dada por uma criança de 6 anos:

Sendo um veterinário, fui chamado para examinar um cão irlandês de 13 anos de idade chamado Belker.
A família do cão, Ron, a sua esposa Lisa e o seu pequeno Shane, eram muito ligados a Belker e aguardavam por um milagre.
Examinei Belker e descobri que estava a morrer de cancro. Disse à família que não poderia fazer nada por Belker e ofereci-me para realizar o procedimento de eutanásia em casa deles.
No dia seguinte, senti aquela sensação familiar na minha garganta quando Belker foi circundado pela família. Shane parecia tão calmo enquanto acariciava o seu cão pela última vez, e eu questionava-me se ele entendia o que estava a acontecer. Em poucos minutos, Belker fechou, pacificamente, os olhos num sono do qual não iria acordar.
O menino parecia estar a aceitar a transição de Belker sem dificuldade. Sentámo-nos por um momento perguntando-nos sobre o porquê do facto infeliz da vida dos cães ser mais curta do que a dos seres humanos. 

Shane, que tinha estado a escutar atentamente, disse:'' Eu sei porquê.''
O que ele disse depois espantou-me e deixou-me sem fala. Nunca antes tinha ouvido explicação mais reconfortante que esta.

Esse momento mudou a minha maneira de ver a vida.
Shane disse: ''Nós vimos ao mundo para aprender a viver uma boa vida, aprender a amar os outros todos os dias e sermos boas pessoas, não é? Bem, como os cães já nascem a saber tudo isso, não têm de ficar cá durante tanto tempo como nós.'' 

Moral da história?
Se um cão fosse teu professor, aprenderias coisas como:
1) Quando os teus entes queridos chegam a casa, corre sempre para os cumprimentar.
2) Nunca deixes passar uma oportunidade para ir passear.
3) Permite que a experiência do ar fresco e do vento, na tua cara, seja de puro êxtase.
4) Faz umas sonecas.
5) Espreguiça-te antes de te levantares.
6) Corre, salta e brinca diariamente.
7) Melhora a tua atenção e deixa que as pessoas te toquem.
8) Evita morder quando um simples rosnar seja o suficiente.
9) Em dias quentes, deita-te de costas sobre a relva com as pernas e braços abertos.
10) Num clima muito quente, bebe muita água e deita-te à sombra duma árvore frondosa.
11) Quando estiveres feliz, dança.
12) Delicia-te com a simples alegria de uma longa caminhada.
13) Nunca pretendas ser algo que não és.
14) Se o que queres, está enterrado... cava até encontrares.
15) Quando alguém esteja a ter um mau dia, fica em silêncio, senta-te a seu lado e, suavemente, faz-lhe sentir que não está só... !


1 comentário:

  1. Verdade!! Temos muito que aprender com nossos filhos peludos. São anjos sem asas que vieram pra nos fazer felizes, mesmo que por pouco tempo... Amo os animais cada dia mais! O ser humano não merece o espaço que tem!

    ResponderEliminar