quarta-feira, 22 de abril de 2015

Efemérides 22 de abril

Anne Louise Germaine de Staël

Anne-Louise Germaine Necker, baronesa de Staël-Holstein (Paris22 de Abril de 1766 — 14 de Julho de 1817), mais conhecida como Madame de Staël, foi uma romancista
 e ensaista francesa que incorporou como poucas mulheres o espírito do Iluminismo francês.









Prémio Nobel da Paz 1913
Henri La Fontaine (Bruxelas22 de Abril de 1854 — Bruxelas, 14 de Maio de 1943) foi um jurista e político 
Foi presidente do Gabinete Internacional Permanente para a Paz, agraciado com o Nobel da Paz de 1913. Juntamente com Paul Otlet é considerado um dos criadores da documentação.
La Fontaine era advogado e foi autor de um conjunto de textos e manuais sobre legislação e de uma história da arbitragem internacional. Foi também o fundador da revista La Vie Internationale.
Henri La Fontaine era maçom, membro da loja maçónica Les Amis Philanthropes, em Bruxelas.

Guillermo Cabrera Infante (GibaraCuba22 de abril de 1929 - Londres21 de fevereiro de 2005) foi um escritor cubano naturalizado britânico. Além de ser romancista, contista e ensaísta, escreveu poemas visuais e roteiros cinematográficos.

José Guilherme Alves Merquior (Rio de Janeiro22 de abril de 1941 — Rio de Janeiro, 7 de janeiro de 1991) foi um crítico literárioensaistadiplomata e sociólogo brasileiro. Professor universitário, foi um pensador que se definia politicamente como um liberal social, mas seu pensamento se enquadra naquilo que é correntemente compreendido como "social-liberalismo". Foi um dos maiores divulgadores do liberalismo no Brasil, sem apresentar uma reflexão original. 
Escritor prolífico, foi membro da Academia Brasileira de Letras. Formou-se no exterior, travando contato e amizade com diversos intelectuais de renome.

Efemérides/22 de abril


Sem comentários:

Enviar um comentário