sábado, 6 de junho de 2015

Efemérides 6 de junho

Thomas Mann

Prémio Nobel da Literatura 1929
Thomas Mann (Lübeck6 de Junho de 1875 — Zurique12 de agosto de 1955) foi um escritor alemão.
Tendo recebido o Nobel de Literatura de 1929, é considerado um dos maiores romancistas do século XX. Irmão mais novo do também romancista Heinrich Mann. Thomas Mann teve seis filhos, o escritor Klaus, a atriz Erika, o historiador Golo Mann, a ensaísta Monika Mann, o violinista e literato Michael Thomas Mann e a cientista Elisabeth tentaram a vida inteira, cada um à sua maneira.

Alexandre Pushkin

Alexander Sergueievitch Pushkin (em russoАлекса́ндр Серге́евич Пу́шкинMoscovo6 de Junho de 1799 — São Petersburgo10 de Fevereiro de 1837) foi um romancista e poeta russo da era romântica que é considerado por muitos como o maior poeta russo e fundador da moderna literatura russa. Pushkin foi pioneiro no uso do discurso vernacular em seus poemas e peças teatrais, criando um estilo de narrativa que misturava dramaromance e sátira associada com a literatura russa, influenciando fortemente desde então os escritores russos seguintes. Ele também escreveu ficção histórica. Sua Marie: Uma História de Amor Russa fornece uma visão da Rússia durante o reinado de Catarina, a Grande.
Entre suas obras mais conhecidas encontram-se O prisioneiro do CáucasoEugene OneginA história da revolta de Purgatief e O Cavaleiro de Bronze. Escreveu poemasnovelas e peças teatrais.

António Gomes Leal

António Duarte Gomes Leal (Lisboa6 de junho 
de 1848 — 29 de janeiro de 1921) foi um poeta 










William Ralph Inge (CraykeYorkshire6 de junho de 1860
 - Wallingford26 de fevereiro de 1954) foi um escritor 
inglês, religioso Anglicano, e professor de teologia 
em Cambridge. Também foi defensor dos direitos animais.











Leonel Vaz de Barros, conhecido como Léo Vaz (Capivari6 de junho de 1890  — São Paulo5 de março de 1973), foi um escritorprofessor e jornalista brasileiro. Foi autor de romances e contos com toques satíricos. Defendeu em sua obra a brasilidade de nosso povo e pode ser enquadrado na linha dos escritores da chamada literatura nacionalista.

Virginia Cleo Andrews

Cleo Virginia Andrews (6 de junho de 1923 – 19 de dezembro de dezembro de 1986), mais conhecida como V. C. Andrews ou como Virginia C. Andrews foi uma escritora estado-unidense. Ela nasceu em PortsmouthVirginia, e morreu de câncer de mama aos 63 anos de idade.

Patrick James Rothfuss (MadisonWisconsinEUA6 de junho de 1973) é um escritor de fantasia americano. Ele é o autor da série A Crônica do Matador do Rei. O primeiro livro da série, uma trilogiaO Nome do Vento, que é também seu romance de estreia, fez grande sucesso e foi aclamado pela crítica, entrando para a lista dos mais vendidos do New York Times. O segundo livro da série,The Wise Man's Fear (no Brasil traduzido como "O Temor do Sábio"), foi publicado em 1º de março de 2011 nos Estados Unidos.







Kenneth Rexroth (22 de dezembro de 1905 - 6 de junho de 1982) foi um poeta, tradutor e ensaísta crítico norte-americano. Foi um dos primeiros poetas norte-americanos a explorar em seu trabalho formas tradicionais da poesia japonesa. É considerado uma das figuras centrais do chamado Renascença de São Francisco, e um dos pais da Geração Beat. Rexroth chamava-se Kenneth Charles Marion Rexroth e nasceu em South Bend, Indiana, tendo sido educado em casa por sua mãe e se inscrito no Instituto de Arte de Chicago após a morte desta. Em Chicago, nesta época, frequentou a companhia de radicais políticos de esquerda, e foi preso em uma batida da polícia em um bar, alegadamente por ser sócio de um bordel. Nesta época, viajou muito pelo interior dos EUA, conhecendo também o México e a América do Sul, ficando, também, uma semana em Paris, onde conheceu Tzara e os surrealistas. Passou a admirar as formas de convívio comunais como as dos monges, por exemplo, as quais, na sua concepção, teriam dado origem a um comunalismo leigo relacionado ao comunismo e ao anarquismo. Em 1927, casou-se pela primeira vez, indo, após isso, viver em São Francisco, onde viveu até o fim da vida, tendo, no entanto, tido várias esposas ou companheiras ao longo desta. Em 1949 viajou à Europa com uma destas esposas. Rexroth foi professor na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara de 1968 a 1973. Tornou-se famoso entre os estudantes e repudiado pela administração por por suas observações espirituosas e inflamatórias sobre as tendências de anti-intelectualismo e sobre a preguiça no campus.



Sem comentários:

Enviar um comentário