quarta-feira, 13 de maio de 2015

Convite : Sessão de lançamento do livro "Fragmentos entre dois Continentes", de João Gagoda Câmara | 15 de maio



Chiado Editora e o Autor João Gago da Câmara têm o prazer de convidá-lo(a) para o lançamento do livro “Fragmentos entre dois Continentes” no dia 15 de Maio pelas 16 horas, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

João Gago da Câmara natural de São Miguel, Açores, cursou Engenharia Técnica Agrária no Instituto Superior de Ciências Agrárias. A sua carreira profissional passaria, no entanto, pelo Departamento de Relações Públicas da Presidência do Governo Regional dos Açores, depois pela RDP, onde, durante trinta e quatro anos, foi realizador, apresentador e repórter de rádio. Fez também televisão, na RTP. Foi antes jornalista da imprensa escrita no jornal açoriano Correio dos Açores e correspondente nos Açores de O Século. Simultaneamente, fundaria o seu próprio jornal, o Correio do Norte. Abraçou seguidamente o  mundo da publicidade, foi diretor para os Açores da RED Portuguesa, a maior empresa portuguesa de publicidade, dirigindo depois, também no arquipélago açoriano, a JC Decaux, o maior grupo empresarial do mundo na publicidade exterior. Hoje, divide o seu tempo entre a escrita, a atividade publicitária da sua própria empresa e a aviação.

Fragmentos entre dois Continentes leva-nos a conhecer histórias dos açorianos, mas também de continentais, de emigrados, uns desventurados, outros afortunados. Faz-nos entrar no mundo ilhéu, convida-nos para as festas do Espírito Santo,  para as romarias, para a caça ao coelho bravo, para os cozidos nas caldeiras do vulcão, para os territórios da emigração, … Fala-nos da ilha como foi e como é, do mundo que chega à ilha e daquele que o ilhéu busca nas suas viagens reais e imaginárias. Cheio de espírito crítico, este conjunto de crónicas, agora publicadas, aborda ainda as práticas  política, social e cultural do viver na ilha, no país e no mundo.   

Nascem estes escritos da vontade de João Gago da Câmara, jornalista aposentado, de manter o habitual contato com o público, que deseja ver agora alargado a outras latitudes através das páginas deste livro.


Sem comentários:

Enviar um comentário