sexta-feira, 1 de maio de 2015

Efemérides 1 de maio

José de Alencar

José Martiniano de Alencar (Messejana1 de maio 
Formou-se em direito, iniciando-se na atividade literária no Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro. Foi casado com Ana Cochrane. Era filho do senador José Martiniano Pereira de Alencar, irmão do diplomataLeonel Martiniano de Alencar, barão de Alencar, e pai de Augusto Cochrane de Alencar.



João de Joinville

João de Joinville (em francês Jean de Joinville) (1224 – 24 dezembro de 1317) foi um cronista medieval francês.
Oriundo de uma família nobre da Champanha, Joinville foi educado na corte deTeobaldo I de Navarra. Após a morte do pai, tornou-se senescal da Champanha. Em 1241, João acompanhou Teobaldo à corte de Luís IX de França (futuro São Luís), e uniu-se à Sétima Cruzada organizada pelo rei em 1244. Durante a campanha militar, João foi conselheiro e íntimo confidente do rei, participando de muitas de suas decisões.
Algum tempo após a morte de Luís, ocorrida na Tunísia em 1270, a rainha Joana I de Navarra encomendou a João de Joinville uma História de São Luís (Histoire de Saint Louis), que o cronista completou em 1309. Luís já havia sido canonizado em 1297, processo que contou com os depoimentos de João de Joinville como antigo confidente do rei.

Aleksey Khomyakov

Aleksey Stepanovich Khomyakov (em russo: Алексей Степанович Хомяков, 1 de maio de 1804 – 23 de setembro de 1860) foi um poeta religioso russo.











Afonso Arinos de Melo Franco (Paracatu1 de maio de 1868 –Barcelona19 de fevereiro de 1916) foi um jornalistaescritor e jurista brasileiro. Ocupou a cadeira 40 da Academia Brasileira de Letras.

Joseph Heller (1 de maio de 1923 — 12 de dezembro de 1999) foi um escritor 
estadunidense, mais conhecido por ter escrito o clássico satírico ambientado na Segunda Guerra Mundial Catch-22 (Ardil 22 no Brasil;Artigo 22 em Portugal). Os mecanismos literários estabelecidos em seu primeiro romance continuariam a aparecer em suas obras posteriores.Catch-22 foi parcialmente baseado nas próprias experiências de Heller e influenciou, entre outros, a comédia M*A*S*H de Robert Altman e sua subsequente série televisiva, situada na Guerra da Coreia. A frase "catch-22" entrou para o jargão inglês, significando uma situação sem ganhos, particularmente aquelas criadas pela lei, regulamentos ou circunstâncias.

Fernanda Maria Young de Carvalho Machado (Niterói1 de maio de 1970) é uma 

Rodolfo Konder (Natal5 de abril de 1938São Paulo1 de maio de 2014) foi um jornalista,
 escritortradutorprofessor universitário e conferencista brasileiro. Ele faleceu no dia 1 de maio de 2014, vítima de insuficiência cardíaca e renal.
Era representante de São Paulo junto à ABI (Associação Brasileira de Imprensa).
Como jornalista, trabalhou nos principais jornais e revistas do Brasil. Foi professor de jornalismo, durante cinco anos, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP); foi diretor das Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) durante um ano; fez palestras e conferências no Brasil e no exterior, sempre sobre temas relacionados ao jornalismo, à liberdade de expressão e à luta pela democracia.
Foi Secretário Municipal da Cultura da cidade de São Paulo durante a gestão do prefeito Paulo Maluf, entre 1993 e 1996, e depois na gestão de Celso Pitta, de 1997 a 2000.
Atuou como Conselheiro da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura). No campo das artes visuais, foi Diretor da Bienal de São Paulo e Diretor do MASP (Museu de Arte de São Paulo). Presidiu a Comissão Municipal para as Comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. 
É o segundo filho do intelectual comunista Valério Konder e de Ione Coelho. Tem um irmão mais velho, o filósofo marxistaLeandro Konder, e uma irmã mais nova, Luíza Eugênia Konder, casada com o banqueiro Antônio Carlos de Almeida Braga. Rodolfo Konder era casado com Silvia Gyuru Konder, com quem tem um filho, Fabio Gyuru Konder.

Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal 
e em outros países. No calendário litúrgico 
celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.


Efemérides/1 de maio


Sem comentários:

Enviar um comentário