terça-feira, 12 de maio de 2015

Efemérides 12 de maio

Manuel Alegre

Manuel Alegre de Melo Duarte GCL (ÁguedaÁgueda12 de maio de 1936) é um escritor, poeta e político português.
Além da actividade política, saliente-se o seu proeminente labor literário, quer como poeta, quer como ficcionista. Entre os seus inúmeros poemas musicados contam-se a Trova do vento que passa, cantada por Adriano Correia de OliveiraAmália Rodrigues, entre muitos outros. Reconhecido além fronteiras, é o único autor português incluído na antologia Cent poemes sur l'exil, editada pela Liga dos Direitos do Homem, em França (1993). Em Abril de 2010, a Universidade de Pádua, emItália, inaugurou a Cátedra Manuel Alegre, destinada ao estudo da Língua, Literatura e Cultura Portuguesas. Pelo conjunto da sua obra recebeu, entre outros, o Prémio Pessoa (1999) e o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (1998). É sócio-correspondente da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa, eleito em 2005.

Evaristo Ferreira da Veiga e Barros (Rio de Janeiro8 de outubro de 1799— Rio de Janeiro, 12 de maio de 1837) foi um poetajornalistapolítico e livreiro brasileiro.









Edward Lear (HighgateLondres12 de Maio de 1812 — San Remo29 de Janeiro de 1888) foi um pintor e escritor inglês.
Em 1831 começou a trabalhar como ilustrador para a Zoological Society of Londone depois para o Museu Britânico. Em 1835 passou a pintar também paisagens de modo minucioso. Publicou sete livros de viagens (pela ItáliaGréciaEgito e Índia) com ilustrações suas e três livros com desenhos de animais. Também pintava a óleo, mostrando influência do pré-rafaelismo.
Em 1846 deu lições de desenho à Rainha Vitória e escreveu seu primeiro Book of Nonsense, iniciando sua carreira literária na qual viria a se distinguir por desenvolver uma forma original de poemas de humor e absurdo e também por divulgar o limerick (poema de cinco versos com uma rima no primeiro, segundo e quinto e outra no terceiro e no quarto).
Publicou três livros de poemas nonsense ilustrados com figuras fantásticas e nos quais seu gênio se manifesta plenamente: Nonsense Songs, Stories, Botany and Alphabets 
(1871), More Nonsense Pictures, Rhymes, Botany etc (1872) eLaughable Lyrics (1877).

Bertus Aafjes

Bertus Aafjes (Lambertus Jacobus Aafjes) foi um poeta e romancista dos Países Baixos (12 de Maio de 1914
A sua poesia ("A Odisseia de Homero", 1965) e os seus relatos de viagens testemunham o fascínio e apelo pelas terras meridionais.
Durante a ocupação alemã dos Países Baixos na II Guerra Mundial, publicou "Muze gevecht Het" ("A Luta com as Musas") (1940) e "Clepsidra da Morte" (1941).
Passou à literatura engajada em a "Lanterna para um cego" - 1973 ; "70 aforismos",1984.




Efemérides/12 de maio


Sem comentários:

Enviar um comentário