quarta-feira, 13 de maio de 2015

Efemérides 13 de maio

Lima Barreto

Afonso Henriques de Lima Barreto, melhor conhecido como Lima Barreto, Rio de Janeiro (13 de maio de 1881 - 1 de novembro de 1922), foi jornalista e um dos mais importantes escritores brasileiros.












Bruce Charles Chatwin (Sheffield13 de maio de 1940  — Nice18 de janeiro de 1989) foi um romancista e escritor de viagens inglês.

Raimundo da Mota de Azevedo Correia (São Luís13 de maio de 1859 — Paris13 de setembro de 1911foi um 










Murilo Monteiro Mendes (Juiz de Fora13 de maio de 1901
 — Lisboa13 de agosto de 1975) foi um poeta e prosador
 brasileiro, expoente do surrealismo brasileiro.











Isabel Vasconcellos (São Paulo13 de maio de 1951) é uma escritora e apresentadora de televisão brasileira. Especializada na análise da condição social da mulher e em saúde feminina, seus livros tratam destes temas mas são também entremeados de contos de ficção.
Em seus programas de televisão, realizados na GazetaRecord e Rede Mulher e TV Bandeirantes, entrevistou líderes feministas e alguns dos maiores médicos acadêmicos do Brasil e quebrou preconceitos falando livremente sobre sexo. De 2009 a 2011 foi lider de audiência na Rádio Tupi AM.

Pedro da Silva Nava (Juiz de Fora5 de junho de 1903 – Rio de Janeiro13 de maio de
Formou-se em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais em 1927 e participou da geração modernista de Belo Horizonte. Médico, foi dos poucos não-juristas a assinar o Manifesto dos Mineiros. Foi o maior memorialista da literatura brasileira, autor de sete livros: Baú de Ossos,Balão CativoChão de FerroBeira MarGalo das TrevasO Círio PerfeitoCera das almas (póstumo, incompleto). Neles, Pedro Nava traçou um painel completo da cultura brasileira no século XX, incluindo costumes familiares e cultura popular.
Suas páginas sobre a medicina são das maiores da literatura brasileira. A Belo Horizonte dos anos vinte e o Rio Antigo aparecem em suas narrativas como uma força poética e uma profundidade observacional que muitas vezes se transformam em pura poesia, levando o leitor a um mundo mágico. Segundo Carlos Drummond de Andrade"possuía essa capacidade meio demoníaca, meio angélica, de transformar em palavras o mundo feito de acontecimentos." Nava também possuía grande talento de pintor, e só não o foi profissionalmente por opção.
Cometeu suicídio com um tiro na cabeça aos 80 anos, numa praça do bairro da Glória, após ter atendido, em seu apartamento, a um misterioso telefonema. Cogita-se que Nava vinha sendo chantageado por um garoto de programa, informação encoberta pela imprensa à época. Ricardo Setti, em artigo publicado em Observatório da Imprensa, afirma que"Zuenir viu-se intensamente pressionado pelo meio cultural. De sua parte, considerava que o relato provinha de fonte pouco confiável. No final, passou as informações para a sede da revista em São Paulo, enviou a reportagem, contendo um curto parágrafo com a hipótese de chantagem sexual, mas manifestou vigorosamente sua oposição a que o parágrafo fosse publicado". Zuenir não colheu pessoalmente o relato do garoto de programa, mas os jornalistas que o fizeram consideraram seu testemunho bastante verossímil.







Sem comentários:

Enviar um comentário