segunda-feira, 18 de maio de 2015

Efemérides 18 de maio

Omar Khayyām

Omar Khayyām (NishapurPérsia18 de maio de 1048 — 4 de dezembro de 1131), poetamatemático e astrônomo
persa dos séculos XI e XII. Seu nome completo era Ghiyath al-Din Abu'l-Fath Umar ibn Ibrahim Al-Nishapuri al-Khayyami Khayyām calculou 
como corrigir o calendário persa. O seu calendário tinha uma margem de erro de um dia a cada 3770 anos. Contribuiu em álgebra com o método para resolver equações cúbicas pela interseção de uma parábola com um círculo, que viria a ser retomada séculos depois por René Descartes.
filosofia de Omar Khayyām era bastante diferente dos dogmas islâmicos oficiais. Concordou com a existência de Deus mas se opôs à noção de que cada acontecimento e fenômeno particular era o resultado de intervenção divina. Em vez disso ele apoiou a visão que leis da natureza explicam todos fenômenos particulares da vida observada.
Como poeta é conhecido pelos Rubaiyat (em português, "quadras" ou "quartetos"), que ficariam famosos no Ocidente a partir da tradução de Edward Fitzgerald, em 1839.

George Meredith

George Meredith (12 de fevereiro de 1828 - 18 de maio de 1909), foi poeta e escritor inglês.












William Saroyan (Fresno31 de agosto de 1908 - 18 de maio de 1981) foi um escritor e dramaturgo dos Estados Unidos de ascendência armênia.








Edoardo Sanguineti (Gênova9 de Dezembro de 
1930  Gênova, 18 de Maio de 2010) foi um poeta,
 escritor italiano e um dos principais teóricos do Grupo 63.
Também foi crítico literário, autor de peças teatrais, ensaios e professor de literatura das universidades de TorinoSalerno e Gênova.
Sua atuação foi marcada pela batalha cultural inciada com a experiência vanguardística dos anos 60. 

Efemérides/18 de maio


Sem comentários:

Enviar um comentário