quinta-feira, 21 de maio de 2015

Efemérides 21 de maio

Alexander Pope

Alexander Pope (21 de maio de 1688Londres — 30 de maio de 1744Twickenham, hoje parte de Londres) foi um dos maiores poetas britânicos do século XVIII.
Sua mocidade foi pontilhada de contratempos, consequência de ser filho de um comerciante católico. Foi proibido de frequentar escolas e universidades, mas, apesar disso, educou-se com esmero. Suas doenças e a deformidade física fizeram dele um caráter complicado. A principal contribuição de Pope foi nos ensaios e versos, nos quais expõe suas ideias estéticas e filosóficas. São poemas filosóficos ou didáticos, como Essay on Criticism (Ensaio sobre a crítica), obra de doutrina neoclássica, escrita aos 23 anos, na qual defende seus pontos de vista sobre a verdadeira poesia, e Essay on Man (Ensaio sobre o Homem) (1733—34), na qual discute se é ou não possível reconciliar os males deste mundo com a crença no criador justo e misericordioso. Compôs também uma sátira, Dunciad, em que o poeta declara vago o trono da torpeza, do aborrecimento e da estupidez e propõe o nome de seus inimigos para ocupá-los. Foi como satírico e moralista que se caracterizou na segunda parte de sua vida, quando escreveu The Rape of the Lock (O rapto da Madeixa) em que ridiculariza a extrema delicadeza da corte da Inglaterra.
Para muitos, Alexander Pope foi o satirista mais brilhante da era Augustana. Dentro da literatura satirista foi o sucessor natural de John Dryden e também o primeiro poeta inglês a ter fama internacional. Seu nome também é citado no livro da britanica J.K (Os Contos de Beedle o Bardo) Fazendo alusão às pesquisas de um dos maiores bruxos que já existiram (Albus Dumbledore).

Manuel Pérez y Curis

Manuel Pérez y Curis (Montevidéu21 de maio de 1884 — 22 de novembro de 1920) foi um poeta uruguaio.

Olga Savary (Belém21 de maio de 1933) é uma escritora brasileira.

Eric Hoffer (25 de julho de 1902, em Nova York, EUA – 21 de maio de 1983, Califórnia, EUA) foi um escritor estadunidense. Escreveu dez livros e recebeu a Presidential Medal of Freedom em Fevereiro de 1983. Seu primeiro livro, "The True Believer", publicado em 1951, foi reconhecido como um clássico.



Sem comentários:

Enviar um comentário