domingo, 3 de maio de 2015

Efemérides 3 de maio

Casa de Anne Frank

Casa de Anne Frank (em neerlandêsAnne Frankhuis) é um museu emAmsterdão/AmsterdãPaíses Baixos, fundado em 3 de maio de 1960 em memória de Anne Frank, no edifício onde ela e sua família e outras quatro pessoas
 judias permaneceram escondidas nos anos da ocupação nazista dos Países Baixos durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 3 de maio de 1957 um grupo de pessoas, incluindo Otto Frank, estabeleceram oInstituto Anne Frank com o propósito de salvar o edifício da demolição, e torná-lo acessível ao público.
Otto Frank insistiu que o propósito do instituto seria fortalecer o contato e a comunicação entre jovens de diferentes culturasreligiões e raças, em oposição à intolerância e a discriminação racial.
Depois do diário de Anne Frank ter sido traduzido em outras línguas e ela tornou-se internacionalmente conhecida seu antigo esconderijo começou a atrair muitos visitantes.

Francesco Algarotti

Francesco Algarotti (Veneza11 de dezembro de 1712 — 
Pisa3 de maio de1764) foi um filósofo, crítico, escritor de ópera italiano e filho de um rico mercador de Veneza.
Foi amigo de Voltaire, que o chamou de "Querido Cisne de Pádua"; foi autor de inúmeras obras, tais como: Newtonianismo para as DamasPoesias;Ensaios sobre a PinturaViagem na Rússia, além de valiosa correspondência.



Andy Adams

Andy Adams (Indiana3 de maio de 1859 — 26 de setembro de 1935) foi um escritor norte-americano, autor de uma série de livros sobre a vida da fronteira: The Log of a Cow-boy 
(1903), A Texas Matchmaker (1904), The Outlet (1905), Cattle Brands (1906), Wells Brothers (1911) e The Ranch on the Beaver (1927).

Nélida Cuiñas Piñon (Rio de Janeiro3 de maio de 1937) é uma escritora brasileira, e imortal da Academia Brasileira de Letras, a qual já presidiu.













Christiaan Karel Appel, conhecido como Karel Appel
 neerlandês e co-fundador do grupo CoBrA, em 1948.
Estudou na Rijksakademie van Bee hldende Kunsten (1940-1943), onde se tornou amigo de Guillaume Corneille, seu futuro companheiro no CoBrA.
Appel viveu em Paris, a partir do início da década de 1950; em Nova Iorque, na década seguinte, na Itália e na Suíça, onde faleceu.
Appel pintou também retratos de músicos de jazz e executou vários trabalhos públicos, incluindo um mural na sede da UNESCO em Paris.
Seus primeiros trabalhos lembram a pintura do realista neerlandês George Hendrik Breitner (18571923), porém, já à época da Segunda Guerra Mundial, volta-se para o Expressionismo alemão e principalmente para o trabalho de van Gogh.
Há um ponto de inflexão no estilo de Appel, por volta de 1945, quando encontra inspiração na Escola de Paris, particularmente em MatisseJean Dubuffet e Picasso; essa influência, que deverá persistir até 1948, pode ser observada, por exemplo, em uma série de esculturas de gesso dessa época.
A partir de 1947, seu colorido universo pessoal será constituído de seres simples, infantis e animais amistosos, que povoam suas pinturas, desenhos, esculturas de madeira pintada. Seu senso de humor chega ao ápice em grotescas montagens, relevos em madeira e pinturas como Hip, Hip, Hooray (1949) (Galeria Tate de Londres)

Efemérides/3 de maio




Sem comentários:

Enviar um comentário