quarta-feira, 6 de maio de 2015

Efemérides 6 de maio

Júlio César de Melo e Sousa

Julio Cesar de Mello e Souza (Rio de Janeiro6 de maio de 1895 —Recife18 de junho de 1974), mais conhecido pelo heterônimo de Malba Tahan, foi um escritor e 
matemático brasileiro. Através de seus romances foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil.
Ele é famoso no Brasil e no exterior por seus livros de recreação matemática efábulas e lendas passadas no Oriente, muitas delas publicadas sob oheterônimo/pseudônimo de Malba Tahan. Seu livro mais conhecido, O Homem que Calculava, é uma coleção de problemas e curiosidades matemáticas apresentada sob a forma de narrativa das aventuras de um calculista persa à maneira dos contos de Mil e Uma NoitesMonteiro Lobato classificou-a como: "… obra que ficará a salvo das vassouradas do Tempo como a melhor expressão do binômio ‘ciência-imaginação. "Julio Cesar, como professor de matemática, destacou-se por ser um acerbo crítico das estruturas ultrapassadas de ensino. "O professor de Matemática em geral é um sádico. — Denunciava ele. — Ele sente prazer em complicar tudo." Com concepções muito à frente de seu tempo, somente nos dias de hoje Julio Cesar começa a ter o reconhecimento de sua importância como educador. Em 2004 foi fundado em Queluz — terra onde o escritor passou sua infância — o Instituto Malba Tahan, com o objetivo de fomentar, resgatar e preservar a memória e o legado de Julio Cesar.

José Campos de Figueiredo

José Campos de Figueiredo (Cernache6 de Maio de 1899 —Coimbra28 de Novembro de 1965), foi um poetaensaísta e dramaturgo português. O poeta utilizou como pseudónimo o nome Paulo Prates.

Prémio Nobel da literatura 1974
Harry Martinson (Jämshög6 de maio de 1904 – 
poeta sueco, originário da província de Blekinge no 
Em 1949 foi eleito membro da Academia Sueca e recebeu o Nobel de Literatura de 1974, juntamente com o seu compatriota Eyvind Johnson, o que constituiu uma escolha controversa na altura, uma vez que ambos estavam no juri e Graham GreeneSaul Bellow e Vladimir Nabokov eram os favoritos para o prémio desse ano.

Henry David Thoreau (Concord12 de julho de 1817 — Concord, 6 de maio de 1862) foi um autor estadunidensepoetanaturalista, ativista anti-impostos, crítico da ideia de desenvolvimentopesquisadorhistoriador,filósofo e transcendentalista. Ele é mais conhecido por seu livro Walden, uma reflexão sobre a vida simples cercada pela natureza, e por seu ensaio Desobediência Civil uma defesa da desobediência civil individual como forma de oposição legítima frente a um estado injusto.

Maria Pia de Bragança  (LisboaCoração de Jesus13 de março de 1907 — Verona6 de maio de 1995) foi uma escritora e jornalista portuguesa. Era também conhecida como Sua Alteza Real Dona Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança, nome com o qual reivindicou o trono de Portugal. Reclamou a pertença do título nobiliárquico de duquesa de Bragança e, sustentando-se no texto das Cortes de Lamego, defendeu ser a legítima Rainha de Portugal. Ficou também conhecida pelo pseudónimo literário Hilda de Toledano.








Sem comentários:

Enviar um comentário