sexta-feira, 8 de maio de 2015

Efemérides 8 de maio

António José da Silva

António José da Silva Coutinho (Rio de Janeiro8 de maio de 1705  —Lisboa19 de outubro de 1739) foi um escritor e dramaturgo luso-brasileiro, nascido no Brasil colônia. Recebeu o epíteto de "o judeu".
A história deste autor inspirou Bernardo Santareno, também de origem judaica, a escrever a peça O Judeu (1966). A sua vida também é retratada no filme luso-brasileiro O Judeu (1995). A Fundação Nacional de Artes - Funarte e o Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa instituíram o Prêmio Luso-Brasileiro de estímulo a dramaturgia Antônio José da Silva no ano de 2007.

Romain Gary

Romain Gary (nascido Roman KacewVilniusLituânia8 de maio de 1914 — 
ParisFrança2 de dezembro de 1980) foi um romancista, piloto da Segunda Guerra Mundialdiretor de cinema e diplomata francês. Como escritor usou os pseudónimos Émile AjarFosco SinibaldiShatan BogatRené Deville e Lucien Brûlard, e foi o único escritor a receber duas vezes o Prêmio Goncourt, em 1956 e 1975 (nesta última vez sob o pseudônimo de Émile Ajar). Suicidou-se em Paris com arma de fogo.

William Blanco Abrunhosa Trindade, mais conhecido como Billy Blanco(Belém8 de maio de 
1924 — Rio de Janeiro8 de julho de 2011), foi um arquitetomúsicocompositor e escritor brasileiro. É avô do atores e cantores Daniel Blanco, Lua Blanco e também das atrizes e cantoras, Ana Terra e Estrela Blanco e do ator e cantor Pedro Sol.


Thomas Ruggles Pynchon, Jr. (Long Island8 de Maio de 1937) é um escritor 
estadunidense, conhecido principalmente por seus livros longos e complexos - às vezes com centenas de personagens e dezenas de histórias paralelas -, Thomas é um dos principais expoentes do romance pós-moderno, juntamente com William GaddisJohn BarthDonald BarthelmeDon Delillo e Paul Auster.
Ganhador do National Book Awards, seu nome é constantemente citado como concorrente ao Nobel de Literatura. Em 1988, foi premiado pela Fundação MacArthur. O crítico literário Harold Bloom nomeou Pynchon um dos quatro romancistas anglófonos "canonizáveis" de seu tempo - ao lado de Don DeLilloPhilip Roth e Cormac McCarthy.
Sua ficção abrange diversos campos, como físicamatemáticaquímicafilosofiaparapsicologiahistóriamitologia,ocultismomúsica popquadrinhoscinemadrogas e psicologia, unindo-os de maneira picaresca, humorística, absurda, poética e sombria. A preocupação central da obra de Pynchon é explorar a acumulação e a inter-relação entre estes diferentes conhecimentos, que resultariam em uma realidade entrópica tangível apenas pela paranóia. Ele também é conhecido pela reclusão em que vive, o que gerou diversos rumores sobre sua real identidade. Nunca concedeu entrevistas e as únicas fotos conhecidas dele datam de sua juventude.

Gustave Flaubert

Gustave Flaubert (Ruão12 de dezembro de 1821 – Croisset, 8 de maio de1880) foi um escritor francês. Prosador importante, Flaubert marcou a literatura francesa pela profundidade de suas análises psicológicas, seu senso de realidade, sua lucidez sobre o comportamento social, e pela força de seu estilo em grandes romances, tais como Madame Bovary (1857), A Educação Sentimental (1869), Salambô (1862) e contos, tal como Trois contes (1877).







John Fante (Denver8 de Abril de 1909 — Woodland8 de Maio de 1983) foi um romancista estadunidense, contista e roteirista de ascendência italiana. Ele é mais conhecido por seu trabalho, Pergunte ao Pó, um romance semi-autobiográfico ambientado na década de 1930, que conta a história do aspirante a escritor Arturo Bandini. É o terceiro livro de uma série de quatro romances, publicados entre 1938 e 1985, que agora são chamados coletivamente de "O Quarteto Bandini". Bandini serviu como seu alter ego em um total de quatro romances: Espere a Primavera, Bandini (1938), Rumo a Los Angeles (cronologicamente, este é o primeiro romance que Fante escreveu mas permaneceu inédito até 1985), Pergunte ao Pó (1939) e, finalmente, Sonhos de Bunker Hill (1982), que foi ditada a sua esposa, Joyce, no final de sua vida. O livroPergunte ao Pó foi adaptado ao filme homônimo de 2006. Fante também escreveu diversos outros livros, contos e roteiros, incluindo o roteiro do filme de 1957 Um Casal em Apuros (Full of Life) baseado no livro homônimo de 1952. Outros roteiros notórios coescritos por Fante incluem os filmes de 1962 Walk on the Wild Side e The Reluctant Saint e um filme de 1968 feito para a televisão: Something for a Lonely Man.

Robert Anson Heinlein (Butler7 de julho de 1907 









Sem comentários:

Enviar um comentário