sábado, 9 de maio de 2015

Efemérides 9 de maio

James Matthew Barrie

Sir James Matthew Barrie, 1º baroneteOM (Kirriemuir, 
Escócia9 de maio de 1860 — LondresInglaterra19 de junho de 1937), muitas vezes referido como J. M. Barrie, foi um escritor e dramaturgo britânico nascido na Escócia. Nascido no pequeno condado escocês de Argus, Barrie frequentou a Glasgow Academy e a University of Edinburgh, até se mudar para Londres em 1885, para seguir carreira de dramaturgo e escritor. Escreveu diversas peças teatrais e livros durante quase toda a vida, em sua maioria voltada para o público adulto, inclusive a peça, ao contrário do como é referido comumente,The Boy Who Wouldn't Grow Up (O Menino Que Nunca Quis Crescer, em português), de 1904, que deu origem ao famoso personagem Peter Pan, sua mais célebre e famosa criação, um menino criado pelas fadas que conseguia voar e vivia em uma terra mágica chamada Neverland (ou Terra do Nunca, como é conhecido nos países lusófonos), aonde não envelhecia jamais. Porém, só em 1911 o romance Peter and Wendy ou simplesmente Peter Pan, foi publicado em livro, narrando a clássica história dos irmãos Darling, Wendy, João e Miguel (Wendy, John e Michael, em inglês) que acompanham Peter Pan em uma jornada pela Terra do Nunca, aonde enfrentam piratas, liderados peloCapitão Gancho. Antes disso Barrie escreveu os romances Little White Bird(1902) e Peter Pan in Kensington Gardens (1906), ambos inspirados nopersonagem, narrando suas aventuras no Jardins de Kensington, em Londres.
Acredita-se que Barrie tenha se inspirado em sua amizade com os filhos de Sylvia Llewelyn Davies, uma dona de casa viúva a quem o escritor conheceu por acaso, para criar o mundo mágico de Peter Pan. De fato, Barrie se tornou tutor dos garotos depois da morte de Sylvia até sua morte em 1937, devido a uma forte pneumonia; Em vida, doou os direitos autorais da história de Peter Pan ao hospital pediátrico Great Ormond Street.

Friedrich Schiller

Johann Christoph Friedrich von Schiller (Marbach am Neckar10 de novembro de 1759 — Weimar9 de maio de 1805), mais conhecido comoFriedrich Schiller, foi um poetafilósofo e historiador alemão. Schiller foi um dos grandes homens de letras da Alemanha do século XVIII, e juntamente com GoetheWieland e Herder é representante do Romantismo alemão e do Classicismo de Weimar. Sua amizade com Goethe rendeu uma longa troca de cartas que se tornou famosa na literatura alemã.




Ascenso Ferreira

Ascenso Carneiro Gonçalves Ferreira (Palmares9 de maio de 1895 – Recife5 de maio de 1965) foi um poeta brasileiro, conhecido por integrar o movimento modernista de 1922 com uma poesia que destacava a temática regional de sua terra. Usava sempre um grande chapéu de palha, que o caracterizava.

Nelson Algren (nome completo: Nelson Ahlgren Abraham) (Detroit28 de Marçode 1909 - Sag Harbor,
Nova Iorque9 de Maio de 1981) foi um romancista norte-americano.
Nascido em Detroit, Algren mudou-se para Chicago com os seus pais com a idade de três anos, numa região do South Side, habitada principalmente por pessoas da classe operária e imigrantes. A sua mãe manteve aí uma loja de doces. O seu pai era filho de um Sueco convertido ao judaísmo.
Foi educado numa escola pública de Chicago e cursou jornalismo na Universidade de Illinois, onde se graduou em 1931, durante a Grande Depressão. Escreveu o seu primeiro conto, "So Help Me," em 1933 quando trabalhava numa gasolineira noTexas. Antes de voltar para Chicago, foi apanhado a roubar uma máquina de escrever de uma sala de aulas abandonada, o que lhe valeu um mês de prisão, correndo o risco de aí passar mais três anos. Foi-lhe concedida a liberdade, mas o incidente impressionou-o profundamente, aumentando a sua identificação com os marginais e deserdados que mais tarde povoarão o seu mundo ficcional.
O seu primeiro romance, Somebody in Boots, foi publicado em 1935Never Come Morning, publicado em 1942, retratava a vida desesperada de um jovem criminoso.

Efemérides/9 de maio



Sem comentários:

Enviar um comentário