quinta-feira, 16 de julho de 2015

Efemérides 16 de julho

Barbosa Lima Sobrinho

Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho (Recife22 de janeiro de 1897 — Rio de Janeiro


Reinaldo Arenas (Holguín16 de Julho de 1943 - Nova Iorque7 de Dezembro de 1990) foi um escritor cubano de poesia,novelas e teatro. Era assumidamente homossexual e passou grande parte da sua vida combatendo o regime comunista e a política de Fidel Castro.
Em 1963, Arenas mudou-se para Havana, para se matricular na Escola de Planificação e, depois, na Faculdade de Letras da Universidade de Havana, onde estudou filosofia e literatura, sem completar o curso. No ano seguinte começou a trabalhar na Biblioteca Nacional José Martí.
Apesar de ter apoiado a revolução cubana nos seus primeiros anos, devido à extrema miséria em que vivia com a sua família nos anos de Fulgêncio Batista, acabou por ser vítima de censura e de repressão, tendo sido várias vezes perseguido, preso e torturado e forçado a abandonar mesmo diversos trabalhos (como conta na obra autobiográfica Antes que anoiteça), mostrando que o governo de Fidel Castro não havia trazido mais democracia à ilha.
Durante a década de 1970, tentou, por vários meios, abandonar a ilha, mas não obteve sucesso. Mais tarde, devido a uma autorização de saída de todos os homossexuais e de outras persona non grata e depois de ter mudado de nome, Arenas pôde deixar o país e passou a se estabelecer em Nova Iorque, onde diagnosticaram o virus da Sida/Aids. Nessa época, escreveu "Antes que anoiteça" (no original "Antes que anochezca").
Em 1990, terminada a obra, Arenas suicidou-se com uma dose excessiva de álcool e droga. Dez anos mais tarde, em 2000, estreou a versão cinematográfica da sua autobiografia, tendo Javier Bardem no papel do escritor.

Pedro Luís Pereira de Sousa

Pedro Luís Pereira de Sousa (Araruama13 de dezembro de 
1839 —Bananal16 de julho de 1884) foi um advogadojornalista, 
Filho do comendador Luis Pereira de Sousa e Dona Carlota Viterbo de Sousa. Foi deputado em dois mandatos, ministro dos Negócios Estrangeiros e presidente da província da Bahia, de 29 de março a 11 de dezembro de 1882 e de 16 de dezembro de 1882 a 14 de abril de 1884. Como ministro interino da Agricultura, Comércio e Obras Públicas pede para Machado de Assis continuar como oficial de gabinete. Em 1880 foi agraciado com o título de conselheiro do Império.
Era tio do presidente Washington Luís Pereira de Sousa; é patrono da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras. Em 1934 a academia publicou os seus Dispersos.

Hilaire Belloc

Joseph Hilaire Pierre René Belloc (La Celle-Saint-Cloud 27 de julho de 1870 —GuildfordSurrey16 de julho de 1953) foi um escritor britânico.
É reconhecido por, juntamente com os outros católicos (G. K. ChestertonCecil ChestertonArthur Penty), haver previsto o sistema sócio-económico do distributismo.






Mário Dionísio

Mário Dionísio (Lisboa,16 de Julho de 1916 — Lisboa, 17 de Novembro de 1993) foi um críticoescritorpintor e professor português.
Personalidade multifacetada, Mário Dionísio teve uma ação cívica e cultural marcante no século XX português, com particular incidência nos domínios literário e artístico.


Efemérides/16 de julho



Sem comentários:

Enviar um comentário