sexta-feira, 17 de julho de 2015

Efemérides 17 de julho

Erle Stanley Gardner

Erle Stanley Gardner (Malden,Massachusetts17 de julho de 1887 —TemeculaCalifórnia11 de março de 1970) , foi um advogado criminalista norte-americano e escritor de histórias de detetives que também publicou sob ospseudônimosA.A. FairKyle CorningCharles M. GreenCarleton KendrakeCharles J. KennyLes Tillray, e Robert Parr. Foi o criador do detetive Perry Mason, de Della Street, confidente de Mason e de Paul Drake, um velho amigo de Mason que é chefe da Agência Detetive Drake.
Erle Stanley criou sob o pseudônimo de A.A. Fair os detetives Donald Lam e Bertha Cool, que apareceram pela primeira vez na história Divórcio Sangrento.

Bruno Jasieński

Bruno Jasieński (17 de julho de 1901 - 17 de setembro de 1938) pseudônimo de Wiktor Bruno Zysman, foi um poeta, prosador e dramaturgo comunista polonês ligado ao movimento revolucionário proletário e um dos fundadores do Futurismo naquele país, do qual foi líder.
Conforme a “Mala Encyklopedia Powszechna” (Pequena Enciclopédia Universal), de 1959, publicação oficial da Polônia, "Em 1937 foi preso na URSS, sob falsa acusação, e faleceu no cárcere" no ano de 1942.
Outras fontes citam que o poeta pode ter morrido em 1939, tendo contraído tifo, ou em 17 de setembro de 1938, no mesmo campo de prisioneiros que Osip Mandelstam

James Purdy

James Otis Purdy (17 de Julho de 1923 - 13 Março 2009) foi um escritor, poeta e dramaturgo norte-americano, que abordou regularmente temas homossexuais nas suas obras, como em Eustace Chisholm and the works.

Agenor Miranda Rocha, o Pai Agenor, (LuandaAngola8 de setembro de 1907 — Rio de Janeiro17 de julho de 2004) foi um babalaô da Religião dos Orixás Candomblé Foi iniciado aos cinco anos de idade, em 1912, ao orixá Oxalá, pelas mãos de Sra. Eugênia Ana dos Santos, mais conhecida como Mãe Aninha de Xango ou Obá Biyi, fundadora do Axé Opô Afonjá, na cidade Salvador, devido a uma enfermidade, fato este que levou sua Mãe carnal a senhora Zulmira Miranda, católica Apostólica Romana, fervorosa, a aceitar o feito com intuito de salvar a vida de seu filho.Quando jovem, e já residindo na cidade do Rio de Janeiro, foi o nosso Ilustre professor, iniciado nos mistérios da Orixá Ewá, de onde segue que dado a União destes dois orixas, Oxalufã e Ewá, o nosso digno professor, ou como ele se auto intitulava, Zelador de Santo, ter um dom especial nos jogos sagrados dos buzios. O Professor Agenor, como era conhecido, foi professor catedrático aposentado do Colégio Pedro II, nas cadeiras de matemática e latim, cantor lírico (seguindo os passos de sua mãe, o soprano Zulmira Miranda e babalaô adivinho na referida tradição religiosa candomblé, um dos ocidentais mais conhecedores de a herança e a Cultura afro-brasileira, além de talvez uma das mais respeitadas personalidades religiosas por todas as lideranças de tradicionais terreiros do Brasil. Foi o jogo de búzios (meridilogun)do Prof. Agenor que decidiu a sucessão de importantes terreiros: Mãe Oké e Mãe Tatá, na Casa Branca do Engenho Velho; Mãe Stella, no Axé Opô Afonjá; Mãe Índia, no Terreiro do Bogun (o último grande jogo de sucessão antes do falecimento do professor). Agenor Miranda também foi poeta e musicista. Seu jogo de búzios foi um dos mais procurados do país. O velho professor foi orientador espiritual e conselheiro de personalidades de diferentes procedências religiosas e de muitos babalorixás,como Tatá Makamba Malaiá em São Paulo, no ano de 1972 e orientador do Babá Augusto César de Logunedé. Jorge Amado, Zélia Gattai, Almirante Adalberto de Barros Nunes, Maria Zilda, Maria Bethânia, Gal Costa, Liége Monteiro, Hugo Gross, Zora Sejlman, Antônio Olinto, Professor Paulo Alonso, Delegado Protógenes Queiroz,Vera Fisher, Marcelo Picchi, Camila Amado, Heloísa Perissé, Bel Kutner e Regina Casé, dentre muitos outros, foram amigos ou freqüentavam à casa do velho professor.

Efemérides/17 de julho


Sem comentários:

Enviar um comentário