domingo, 19 de julho de 2015

Efemérides 19 de julho

Vladimir Maiakovski

Vladimir Mayakovsky (BaghdatiImpério Russo 19 de Julho de 1893 - MoscouRússia14 de Abril de 1930), também chamado de "o poeta da Revolução", foi um poeta,dramaturgo e teórico russo, frequentemente citado como um dos maiores poetas do século XX, ao lado de Ezra Pound e T.S. Eliot, bem como "o maior poeta do futurismo". 









Archibald Joseph Cronin (Cardross19 de Julho de 1896 — Montreux6 de Janeiro de
1981) foi um escritor escocês.
Era formado em Medicina. Escreveu romances idealistas de crítica social, traduzidos em vários idiomas, e alguns deles adptados ao cinema e à televisão, como The Citadel (1937) e The Minstrel Boy (1975)

Eve Merriam

Eve Merriam (19 de julho de 1916,Filadélfia, Pensilvânia, EUA - 11 de abril de 1992, 
foi uma poetisa norte-americana. Seu livro Inner City Mother Goose foi descrito como o mais proscrito livro dos Estados Unidos. Havia um musical na Broadway baseado no seu livro, chamado Inner City.
Foi casada durante algum tempo com o escritor Leonard C. Lewin. Ela morreu em 1992 de câncer.

Cesário Verde

José Joaquim Cesário Verde (LisboaMadalena25 de Fevereiro de 1855— LisboaLumiar19 de Julho de 1886) foi um poeta português, sendo considerado um dos precursores da poesia que seria feita em Portugal no século XX.
Filho do lavrador e comerciante José Anastácio Verde e de sua mulher Maria da Piedade David dos Santos, Cesário matriculou-se no Curso Superior de Letras em 1873, mas apenas o frequentou alguns meses. Ali conheceu Silva Pinto, que ficou seu amigo para o resto da vida. Dividia-se entre a produção de poesias (publicadas em jornais), destacando-se o semanário Branco e Negro  (1896-1898) e as revistas O Occidente (1878-1915) e Renascença (1878-1879?), e as actividades de comerciante herdadas do pai.
Em 1877 começou a ter sintomas de tuberculose, doença que já lhe tirara o irmão e a irmã. Estas mortes inspiraram contudo um de seus principais poemas, Nós (1884).
Tenta curar-se da tuberculose mas, sem sucesso, vem a falecer no dia 19 de Julho de 1886. No ano seguinte Silva Pinto organiza O Livro de Cesário Verde, compilação da sua poesia publicada em 1901.
No seu estilo delicado, Cesário empregou técnicas impressionistas, com extrema sensibilidade ao retratar a Cidade e o Campo, que são os seus cenários predilectos. Evitou o lirismo tradicional, expressando-se de uma forma mais natural.

Karl Ristikivi

Karl Ristikivi (Läänemaa16 de outubro de 1912 - Estocolmo19 de julho de 1977) foi um escritor estoniano. Ele está entre os melhores escritores estonianos devido a seus romances históricos. Embora ele tenha publicado apenas uma coleção de poemas durante a sua vida, A Jornada (Espiritual) de um Homem, ele é considerado um dos melhores poetas estonianos ao lado de Gustav Suits e Heiti Talvik.

José María Pemán y Pemartín (Cádis8 de maio de 1898 — Cádis, 19 de julho de1981) foi um escritor e poeta espanhol.

Frank McCourt (19 de agosto de 1930 - 19 de julho de 2009) foi um escritor e professor 
estadunidense que em 1997 ganhou o prêmio Pulitzer com o livro "As Cinzas de Ângela". Nasceu em Nova Iorque e cresceu na cidade deLimerick, na Irlanda. Depois de um infância beirando a completa miséria, numa casa com um pai alcoólatra, em uma sociedade extremamente católica-conservadora, McCourt retornou aos Estados Unidos quando tinha 19 anos. Logo em seguida conseguiu uma vaga na Universidade de Nova York. Tornou-se professor de inglês na escola Stuyvesant em Nova Iorque.
Recebeu o Prêmio Pulitzer e o National Book Award pelo seu livro de memóriasAs Cinzas de Ângela (Angela´s Ashes), que foi adaptado para o cinema. Também foi autor de 'Tis. Sua publicação mais recente é o livro Teacher Man.
Seu irmão. Malachy McCourt também é um escritor autobiográfico. Juntos, eles criaram a peça de teatro A Couple of Blaguards, onde dois personagens detalham suas experiências.

Efemérides/19 de julho


Sem comentários:

Enviar um comentário