segunda-feira, 20 de julho de 2015

Efemérides 20 de julho

Dimítrios Vikélas

Dimítrios Vikélas, em grego Δημήτριος Βικέλας, (Hermópolis15 de fevereiro de 1835 — Atenas20 de julho de 1908) foi um empresário e escritor grego, célebre por ter sido o primeiro presidente do Comité Olímpico Internacional (COI). É frequentemente referido como Demetrius Vikelas ou Bikelas.






Francesco Petrarca (Arezzo20 de julho de 1304 — 
Arquà19 de julho de 1374) foi um intelectualpoeta 
humanista italiano, famoso, principalmente, devido ao seu romanceiro. É considerado o inventor do soneto, tipo de poema composto de 14 versos. Foi baseado no trabalho de Petrarca (e também de Dante e Boccaccio) que Pietro Bembo, no século XVI, criou o modelo para o italiano moderno, mais tarde adotado pela Accademia della Crusca.
Pesquisador e filólogo, divulgador e escritor, é tido como o "pai do Humanismo". Mas esse grande latinista deve sua fama principalmente a seus poemas, redigidos em língua italiana.


Erik Axel Karlfeldt

Prémio Nobel da literatura 1931
Erik Axel Karlfeldt (Karlbo20 de Julho de 1864 — 
Estocolmo8 de Abril de 1931) foi um poeta sueco simbolista, cujas poesias 
aparecem como regionalistas da era popular. Recebeu o Nobel de Literatura de 1931. Karlfeldt recusou o prêmio em 1919, considerando tal atribuição injusta por ser ele o secretário permanente da Academia Sueca.
Karlfeldt nasceu em uma família de agricultores em Karlbo, na província deDalarna. Inicialmente, seu nome era Erik Axel Eriksson, mas ele assumiu seu novo nome em 1889, querendo se distanciar de seu pai, que havia sofrido a desgraça de uma condenação penal. Ele estudou na Universidade de Uppsala, ao mesmo tempo apoiando-se através do ensino escolar em vários lugares, incluindo Djursholms samskola em Djursholm, subúrbio de Estocolmo, e em uma escola para adultos. Após completar seus estudos, ele ocupou uma posição na Biblioteca Real da Suécia, em Estocolmo, por cinco anos.
Em 1917, Karlfeldt recebeu seu alma mater da Universidade de Uppsala, concedendo-lhe o título de Ph.D. em Honoris causa.

Adrian Păunescu

Adrian Păunescu (20 de julho de 1943 - 5 de novembro de 2010) foi um poeta, jornalista e político romeno.










Efemérides/20 de julho





Sem comentários:

Enviar um comentário