terça-feira, 21 de julho de 2015

Efemérides 21 de julho

Ernest Hemingway

Prémio Nobel de literatura 1954
Ernest Miller Hemingway (Oak Park21 de Julho de 1899
— Ketchum2 de Julho de 1961) foi um escritor norte-americano. Trabalhou como correspondente de guerra 
em Madrid durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Esta experiência inspirou uma de suas maiores obras, Por Quem os Sinos Dobram. Ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), se instalou em Cuba. Em 1953, ganhou o prêmio Pulitzer, e, em 1954, ganhou o prêmio Nobel de Literatura. Suicidou-se em Ketchum, em Idaho, em 1961.




de Direito, escritor político português.
Diogo Freitas do Amaral nasceu na Póvoa de Varzim, de família vimaranense, em 21 de Julho de 1941. Formou-se em Direito, em 1963, pela Universidade de Lisboa, onde se doutorou em 1967. Ascendeu a professor catedrático em 1984. 
Tem numerosa bibliografia científica publicada. Foi fundador e primeiro presidente do CDS e seu presidente durante 12 anos. Levou o CDS ao governo, primeiro com o PS (1978) e depois com o PSD e o PPM (1980-1983). Foi deputado, ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, vice-primeiro-ministro e primeiro-ministro interino. 
No plano internacional, foi presidente da União Europeia das Democracias Cristãs (1981-1983) e presidente da 50.ª Assembleia Geral da ONU (1995-1996). 
É director da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Carlos de Macedo Reverbel (Quaraí21 de julho de 1912 — Porto Alegre27 de junho de 1997) foi um jornalista,cronista e historiador brasileiro.
Depois de passar a infância em São Gabriel, Carlos Reverbel veio para Porto Alegre em 1927. Iniciou na carreira jornalística em 1934, em Florianópolis. Atuou como correspondente internacional em três ocasiões diferentes. Morou no Rio de Janeiro por um tempo.
Colaborou com o jornal A Razão, de Santa Maria e trabalhou na Editora Globo, na Revista do Globo e foi um dos criadores da revista Província de São Pedro. Foi pesquisador da história e da literatura do Rio Grande do Sul e colaborador dos jornais Correio do Povo e Zero Hora.
Foi escolhido como o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre de 1993.

Nuno Markl

Na rádio, começou a ser conhecido em 1993 pela radionovela humorística "A Saga de Abílio Mortaça", tendo alcançado grande sucesso poucos anos depois com a rubrica de notícias bizarras O Homem que Mordeu o Cão, que deu origem a três livros, um programa de televisão e um espetáculo ao vivo com digressão nacional. Entre os seus trabalhos para a rádio, destaque ainda para uma rubrica baseada nas suas experiências quotidianas, Há Vida em Markl, complementada por um blogue e por um cartoon semanal publicado pelo suplemento satírico Inimigo Público do jornal Público, e para uma rubrica sobre acontecimentos e objetos bizarros da década de 1980Caderneta de Cromos, que deu origem a dois livros e a uma adaptação teatral. Atualmente, assina diariamente as rubricas "O Homem que Mordeu o Cão", no "Programa da Manhã" da Rádio Comercial, e "Cromos M80", no programa "Manhãs da M80" da rádio M80.
Na televisão, trabalha como autor na agência criativa Produções Fictícias desde 1995, tendo recentemente participado igualmente como ator na série cómica Os Contemporâneos. Como autor e apresentador, já participou em diversos programas na RTPSIC Radical e Canal Q, sendo atualmente um dos apresentadores do talk show 5 para a Meia-Noite na RTP. No cinema, é conhecido sobretudo pela sua participação na dobragem de filmes de animação, tendo-se estreado como ator no filme A Bela e o Paparazzo (2010), de António-Pedro Vasconcelos.
Em 2004, no âmbito das comemorações dos trinta anos da Revolução dos Cravos, foi uma das trinta personalidades a ser convidadas pelo então Presidente da República Jorge Sampaio para um jantar no Palácio Nacional de Belém.

Robert Burns

Robert Burns também conhecido como Rabbie Burns foi um poeta Escocês(AllowayAyrshire25 de Janeiro de 1759
Dumfries21 de Julho de 1796). Burns escreveu poemas que prefiguram o romantismo e comédia. Cheias de simplicidade e espontaneidade, as poesias escritas em escocês tinham como tema sua aldeia, a natureza e seus amores.







Geraldo César Casé (Rio de Janeiro7 de junho de 1928 — Rio de Janeiro21 de julho de 2008) foi um produtorescritor e diretor de TV brasileiro.
Geraldo era filho de Graziela e Ademar Casé, o pioneiro apresentador derádio brasileiro, irmão do arquiteto Paulo Casé e do publicitário Maurício Casé, além de pai da atriz Regina Casé.
Acompanhou desde moço seu pai auxiliando-o no Programa do Casé da Rádio Philips, onde trabalhou como sonoplasta, operador de áudio e, depois, diretor artístico. Além da Phillips, trabalhou na Rádio Mayrink Veiga e na Rádio Globo. Após algum tempo vai trabalhar também na televisão.
Trabalhou em quase todas as emissoras de televisão da época (TV TupiTV RioTV ExcelsiorTV ContinentalTV Educativa e TV Paulista, a um passo de se transformar numa sucursal da Rede Globo). Na área de entretenimento criou o programa de auditório Um Instante, Maestro, em que Flávio Cavalcanti apresentava. Sempre ligado ao público infanto-juvenil criou programas como Teatro de Malasartes e Fantoche estrela. No teatro, dirigiu A fábrica dos sonhos. Mas a maior realização de Casé foi a adaptação das histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, para uma série de televisão, entre 1977 e 1986. Também compôs com Dori Caymmi as músicas da trilha sonora como "A Cuca te pega","Rabicó" e "Quindim". Decorrente de um código de comunicação entre ele e Regina Casé, batizou o nome de um grupo teatral no qual sua filha trabalhava de Asdrúbal Trouxe o Trombone. Também dirigiu o Setor Artístico da TV Bandeirantes e sua última ocupação era de Diretor Artístico da Divisão Internacional da Rede Globo.
Em 2002 lançou o livro de poesias "Um dia fui pássaro".

Efemérides/21 de julho


Sem comentários:

Enviar um comentário