quarta-feira, 22 de julho de 2015

Efemérides 22 de julho

Manuel Puig

Juan Manuel Puig Delledonne (General Villegas28 de dezembro de 1932— Cuernavaca22 de julho de 1990) foi um escritor argentino.
Em 1946 mudou-se para a capital do pais, Buenos Aires. Começou então sua fascinação pelo cinema, assistindo regularmente às "matinées" de cinema aos domingos.
Em 1950 começou a estudar arquitetura e, em 1951, trocou de curso para filosofia. Em 1956 fez cursos no Centro Sperimentale di Cinematografia, em Roma. Depois, morou em Londres e Estocolmo, dando aulas de italiano e espanhol enquanto começava a escrever seus roteiros para o cinema.
Entre 1961 e 1962 trabalhou como assistente de direção em filmes na Argentina e na Itália. Em 1965 transfere-se para Nova York, onde começou a escrever seu primeiro romance - A traição de Rita Hayworth - que ficou aguardando publicação durante 3 anos, depois de vencer o Concurso Biblioteca Breve, da editora Seix Barral e de ser considerado o Melhor Romance de 1968-1969, pelo jornal francês Le Monde. A história, ambientada na cidade fictícia de Coronel Vallejos (em clara alusão a sua cidade natal, General Villegas), já esboça as características básicas de sua obra - associação de ideias, montagens, deslocamentos e emprego de estereótipos de gêneros considerados "menores": fotonovelasradioteatrofolhetins.
Em 1973 publicou The Buenos Aires Affair. Além de ter o romance censurado pelo governo argentino, Puig passou a receber ameaças telefônicas do grupo parapolicial conhecido como Triple A. Na sequência, decide mudar-se para oMéxico, onde termina El beso de la mujer araña em 1976. O romance narra a história de dois prisioneiros, que compartilham a cela de uma prisão situada em algum país da América Latina. Um deles, Valentín Arregui é um militante político; o outro, Luís Molina, é um homossexual condenado por corrupção de menores. Valentín e Molina travam uma relação complexa, que se desenvolve dentro de uma atmosfera onírica, alimentada pelo cinema noir dos anos 1940.
Em 1981 Puig transfere-se para o Rio de Janeiro e adapta El beso de la mujer araña para o cinema. É principalmente graças ao filme brasileiro O Beijo da Mulher-Aranha (1985), dirigido por Héctor Babenco, que a obra do escritor ganhará notoriedade mundial. No filme, Sônia Braga faz o papel da Mulher AranhaValentín será interpretado por Raul Julia, eWilliam Hurt será Molina, em atuação magistral, que lhe renderá o Oscar de melhor ator, em 1985. O livro será igualmente adaptado para o teatro musical, e o próprio Puig adaptou-o também para o teatro.
Na mesma época, escreveu, em língua portuguesa, o musical Gardel, uma lembrança .
En 1988 publicou seu último romance, Cae la noche tropical. Um ano depois, deixou o Brasil para voltar ao México, estabelecendo-se com sua mãe em Cuernavaca. Começou a escrever a novela Humedad relativa: 95%, mas não chega a concluí-la. Estava cuidando da reforma da casa, quando teve uma crise de vesícula. Foi operado de emergência e faleceu, no dia seguinte ao da cirurgia.

Gianfrancesco Guarnieri

Gianfrancesco Sigfrido Benedetto Guarnieri (Milão6 de agosto de 1934 — São Paulo22 de julho de 2006) foi um importante atordiretordramaturgo e poeta italiano 
naturalizado brasileiro, foi um artista de destaque no Teatro de Arena de São Paulo e sua mais importante obra foi Eles Não Usam Black-Tie.





Emma Lazarus (Nova Iorque22 de julho de 1849 — Nova Iorque19 de novembro de 1887) foi uma poetisa 
Ela é mais conhecida por escrever The New Colossus ("O Novo Colosso"), um soneto escrito em 1883, que foi gravado em 1912 numa placa de bronze no pedestal da Estátua da Liberdade. O soneto foi solicitado por William Maxwell Evarts como uma doação para um leilão realizado pela Art Loan Fund Exhibition in Aid of the Bartholdi Pedestal Fund for the Statue of Liberty para angariar fundos para construir o pedestal.

Tom Robbins

Thomas Eugene "Tom" Robbins (Blowing RockCarolina do Norte22 de Julho de 1936) é um escritor americano. O romance "Até as Vaqueiras Ficam Tristes" foi adaptado para o cinema pelo cinesta Gus Van Sant e estrelado por Uma ThurmanLorraine Bracco e Keanu Reeves.








Fernando Gomes de Morais (Mariana1946) é um jornalista
político e escritor brasileiro. Sua obra literária é constituída por biografias e reportagens.










Carl August Sandburg (6 de Janeiro de 1878 – 22 de Julho 1967), foi poeta, historiador, novelista e folclorista estadunindense. Nasceu em Galesburg, Illinois de uma família de suecos e morreu em Flat Rock, Carolina do Norte. Tornou-se conhecido por suas poesias e sua biografia de Abraham Lincoln, pelas quais recebeu o Prêmio Pulitzer. Um molde do rosto de Carl Sandburg, juntamente com o do cientista Albert Einstein, foi usado para formar o rosto do E.T do filme E.T. - O Extraterrestre de Steven Spielberg. Ele foi um homem sábio, com poesias profundas e marginalistas.





Sem comentários:

Enviar um comentário