sexta-feira, 31 de julho de 2015

Efemérides 31 de julho

Denis Diderot

Denis Diderot (Langres5 de outubro de 1713 — Paris31 de julho de 1784) foi um filósofo e escritor francês.
Denis Diderot (Francês: [dəni didʁo]) nasceu na Champanha e começou sua educação formal no Colégio Jesuíta de Langres. Seus pais eram Didier Diderot (1685–1759), um cuteleiro, e sua esposa Angélique Vigneron (1677–1748). Três dos cinco irmãos de Diderot chegaram à idade adulta, Denise Diderot (1715–1797), Pierre-Didier Diderot (1722–1787) e Angélique Diderot (1720–1749).
Diderot ingressou no colégio jesuíta de Langres em 1723 (data mais provável). Os ensino fornecido pelos jesuítas, que detinham o monopólio da educação secundária na França de então, enfatizava o ensino das línguas clássicas (grego e latim) e uma atenção rigorosa às orações católicas, o que visava atenuar a influência humanista e secular. Diderot foi um aluno muito perspicaz e recebeu até mesmo algumas menções honrosas e premiações em virtude de seu excelente desempenho escolar.
Em 1726, o bispo de Langres concede a Diderot a tonsura e tudo indicava que o jovem Denis seguiria uma careira eclesiástica. A família de Diderot esperava que ele herdasse a prebenda de seu tio, o cônego Didier Vigneron. Contudo, por uma série de infortúnios (o testamento em que o tio legava a prebenda ao sobrinho se tornou inválido porque só chegou à Roma após a morte de seu autor), Diderot não recebeu o benefício esperado, embora recebesse a alcunha de abade ("abbé") por parte de seus concidadãos.
Por motivos ainda não inteiramente esclarecidos, em 1728, aos dezesseis anos, Diderot parte para Paris e passa a frequentar o colégio de Harcourt (Liceu Saint-Louis). Em 1732 recebe o grau de mestre em artes na Universidade de Paris. Pouco se sabe sobre os primeiros anos de Diderot em Paris. Sabe-se que considerou a possibilidade de estudar Direito e que sua conduta foi motivo de preocupação para seu pai e que passou por dificuldades financeiras.
Diderot iniciou sua carreira como tradutor. Em 1743, ele traduz a Grecian History, de Temple Stanyan. É contudo, a tradução de An inquiry concerning virtue or merit, de Shaftesbury, sob o título Essai sur le mérit et la vertu, publicado em 1745, que Diderot se torna um pouco mais conhecido. A primeira peça relevante da sua carreira literária é Lettres sur les aveugles a l’usage de ceux qui voient (Cartas sobre os cegos para uso por aqueles que veem), em que sintetiza a evolução do seu pensamento desde o deísmo até ao cepticismo e o materialismo ateu, e tal obra culminou em sua prisão. Sua obra prima é a edição da Encyclopédie (1750-1772) ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers (Dicionário razoado das ciências, artes e ofícios), onde reportou todo o conhecimento que a humanidade havia produzido até sua época. Demorou 21 anos para ser editada, e é composta por 28 volumes. Mesmo que na época o número de pessoas que sabia ler era pouco, ela foi vendida com sucesso. Denis conseguiu uma fortuna. Deu continuidade com empenho e entusiasmo apesar de alguma oposição da Igreja Católica e dos poderes estabelecidos. Escreveu também algumas outras peças teatrais de pouco êxito. Destacou-se particularmente nos romances, nos quais segue as normas dos humoristas ingleses, em especial de SterneA ReligiosaO Sobrinho de RameauJacques, o fatalista e seu mestre. Escreveu váriosartigos de crítica de arte.
Foi um dos primeiros autores que fazem da literatura um ofício, mas sem esquecer jamais que era um filósofo. Preocupava-se sempre com a natureza do homem, a sua condição, os seus problemas morais e o sentido do destino. Admirador entusiasta da vida em todas as suas manifestações, Diderot não reduziu a moral e a estética à fisiologia, mas situou-as num contexto humano total, tanto emocional como racional. Diderot é considerado por muitos um precursor da filosofia anarquista. Alguns estudiosos acreditam que, sob inspiração de sua obra, "A Religiosa", barbáries foram praticadas contra religiosos e freiras na Revolução Francesa de 1789 com o deturpado intuito de "protegê-los" contra os crimes praticados pela Santa Sé, há ainda um suposto dossiê encontrado por Georges May em 1954, que mostra a obra A religiosa como pura ficção e não um retrato da realidade.
Morreu em 31 de julho de 1784 e encontra-se sepultado no Panteão de Paris na França.


Primo Levi

Primo Levi (Turim31 de julho de 1919 — Turim11 de abril de 1987) foi um químico e escritor italiano. Escreveu memórias, contos, poemas, e novelas. É melhor conhecido por seu trabalho sobre o Holocausto, em particular, por ter sido um prisioneiro em Auschwitz-Birkenau. Seu livro É isso um Homem? (título da tradução portuguesa: Se Isto É um Homem) é considerado um dos mais importantes trabalhos memorialísticos do século XX.

Joanne "Jo" Rowling /ˈrlɪŋ/OBEFRSL (Yate31 de julho de 1965), também conhecida como J. K. Rowling, nome com o qual assina as suas obras, ou pelo seu nome de casada, Joanne Murray, é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, do livro "Morte Subita" e de três outros pequenos livros relacionados com Harry Potter. Desde criança, Joanne gostava de ler contos como O Vento nos Salgueiros e O Cavalinho Branco. Muitos autores influenciaram sua obra, e fizeram nascer em Joanne a vontade latente de tornar-se escritora.
Famosa por escrever em bares, com a primogênita ao lado no carrinho, ela enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora, passando-se longos anos até que o Harry Potter e a Pedra Filosofa chegasse às prateleiras, com a ajuda de seu agente literário Christopher Little. Desde então, J. K. Rowling escreveu os outros seis livros que a tornaram rica, e capacitaram-na a contribuir para instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e a pobreza.
Seus livros, traduzidos para 64 línguas, venderam mais de 450 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, mais ou menos 1 bilhão de dólares, segundo estimativa da Forbes em fevereiro de 2004, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária (em dólares) escrevendo livros. Já em 2006, ela foi nomeada pela mesma revista como a segunda personalidade feminina mais rica do mundo, atrás apenas da apresentadora da televisão americana Oprah Winfrey, e à frente de nomes como a rainha Elizabeth IIMadonna e Gisele Bündchen, respectivamente na terceira, quarta e quinta posições. Em 2007 ficou com a posição 891 dos bilionários do mundo na lista da Forbes e nesse mesmo ano ela ficou com o número 48 da lista da Forbes "100 Celebridades". Em 2006, apareceu na posição 1064, embora sua fortuna tenha aumentado em cerca de 20% com o lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte, o último livro da série, e suas respectivas adaptações cinematográficas; É notório, entretanto, como J. K. Rowling afirma veementemente no documentário Um ano na vida de J. K. Rowling, dirigido pelo escritor James Runcie, que, embora possua muitos milhões, não chega a ter um bilhão de libras esterlinas (embora possua, convertendo o valor de sua fortuna de libras para dólares americanos, mais de um USD1 bilhão). Com efeito, o seu património, em 2010, foi avaliado pela Forbes em 815 milhões de euros.
Em 2011 foi lançado o filme Magia além das palavras, uma biografia não autorizada pela escritora.
Em fevereiro de 2012, Little, Brown & Company anunciou que iria publicar o primeiro romance de Rowling para adultos, The Casual Vacancy(publicado em língua inglesa em 27 de setembro de 2012), Foi publicado em língua portuguesa no último quartil de 2012: em Portugal pela Editorial Presença , e no Brasil pela editora Nova Fronteira.
Seu patrimônio era estimado em US$ 1 bilhão, mas depois de fazer doações, doando cerca de 20% de sua fortuna bruta, seu patrimônio está estimado em cerca de US$850 milhões.

Alessandro Algardi

Alessandro Algardi (Bolonha27 de Novembro de 1595 — Roma10 de Junho de 1654) foi um escultordesenhista e arquiteto romano. As fontes divergem no que concerne a data de seu nascimento, havendo quem diga que nasceu a 31 de Julho de 1598 ou até mesmo no ano de 1602.
Primeiro foi destinado aos estudos literários, mas logo ingressou na escola deLudovico Carracci, aprendendo também com Giulio Cesare Conventi. Em 1622 estava em Mântua, onde o duque Ferdinando Gonzaga mantinha uma coleção de esculturaclássica, que lhe serviu de inspiração para sua obra futura. Após breve estada emVeneza, transferiu-se para Roma em 1625, onde se dedicou inicialmente ao restauro de estatuária antiga. Com a ascensão do papa Inocêncio X (1644 a 1655), a popularidade de Bernini começou a decair e foi suplantado por Algardi. Como representante de um tipo de classicismo que reagia ao expressivo estilo do Barroco, Algardi se deixou influenciar grandemente pela arte da Antiguidade, como se nota pela qualidade pintoresca de sua escultura.
Tornou-se conhecido por obras como o monumento ao Papa Leão XI e o alto-relevo A Fuga de Átila, no Vaticano; a estátua de bronze de Inocêncio X, no Palazzo dei Conservatori; a estátua de São Filipe Neri com o Anjo; as figuras da Fonte de Netuno, e a tumba do Conde e da Condessa de Monterrey.

Jacques Villon

Gaston Emile Duchamp, mais conhecido como Jacques Villon (Damville31 de julho de 1875 — Puteaux9 de junho de 1963), foi um pintor, poeta francês ilustrador 

Ignácio de Loyola Lopes Brandão (Araraquara31 de julho de 1936) é um contista,
Filho de um ferroviário, seu primeiro trabalho informal de jornalismo foi em uma crítica de cinema no jornal A Folha Ferroviária, em 1952 mas, desde pequeno, Loyola sonhava conquistar o mundo com sua literatura; se não, pelo menos voltar vitorioso para sua cidade natal. Sua carreira começou em 1966 com o lançamento de Depois do Solo, livro de contos no qual o autor já se mostrava um observador curioso da vida na cidade grande, bem como de seus personagens. Trabalhou como editor da Revista Planeta entre 1972 e 1976.
Dono de um "realismo feroz", segundo Antonio Candido, seu romance Zero foi publicado inicialmente em tradução italiana. Quando saiu no Brasil, em 1975, foi proibido pela censura, que só o liberou em 1979.
Em 2005, virou cronista do jornal "O Estado de São Paulo" e em 2008, o romance O Menino que Vendia Palavras, publicado pela editora Objetiva, ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro de ficção do ano.

Carlos Severiano Cavalcanti

Carlos Severiano Cavalcanti (Fazenda Monte, Campina Grande31 de julho de 1936) é um poeta brasileiro.
Alfabetizado já na adolescência, viveu restrito à zona rural até os quinze anos, migrou para Pernambuco aos dezesseis, aprimorando seu aprendizado e ingressando no comércio de tecidos. Voltando à Paraíba, transferiu-se para Guarabira, onde tornou-se empresário do ramo têxtil.
Por sua atividade comercial e social naquela cidade, recebeu o título de Cidadão guarabirense, em 1967. Voltou a Pernambuco, onde reside atualmente. Retomando o estudo, formou-se Bacharel em Comunicação social, sendo, posteriormente, professor universitário de Comunicação Social na faculdade onde se graduara.

Álvaro Lapa

Álvaro Carlos Dinis Lapa (Évora31 de Julho de 1939 - Porto11 de Fevereiro de 2006), pintor/escritor português era um dos grandes nomes da pintura portuguesa contemporânea.

João Manuel Rosado Barreiros (n. 31 de Julho de 1952), também conhecido pelo 
pseudónimo José de Barros, é um escritor, editor, tradutor e crítico português de ficção científica.
Licenciou-se em Filosofia na Universidade de Lisboa em 1977, e é professor do ensino secundário nessa área desde 1975. A sua experiência na educação levaram-no a escrever uma sátira semi-autobiográfica intitulada "O Teste" em 2000.

Basílio da Gama

José Basílio da Gama (São José do Rio das Mortes8 de abril de 1741 —Lisboa31 de julho de 1795) foi um poeta luso-brasileiro que escrevia sob o pseudónimo Termindo Sipílio. Celebre por seu poema épico O Uraguai, de 1769, e investido como patrono da cadeira 4 da Academia Brasileira de Letras.







Clodomir Serra Serrão Cardoso (São Luís29 de dezembro de 1879 — Rio de Janeiro31 de julho de 1953) foi um juristapolítico e escritor brasileiro.



Sem comentários:

Enviar um comentário