segunda-feira, 6 de julho de 2015

Efemérides 6 de julho

Castro Alves

Antônio Frederico de Castro Alves (Curralinho14 de março de 1847 —Salvador6 de julho de 1871) foi um 
Nasceu na fazenda Cabaceiras, a sete léguas (42 km) da vila de Nossa Senhora da Conceição de "Curralinho", hoje Castro Alves, no estado da Bahia.
Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos". Foi o nosso mais inspirado poeta condoreiro.

Guy de Maupassant

Henri René Albert Guy de Maupassant, ou simplesmente Guy de MaupassantTourville-sur-Arques5 de Agosto de 1850, - Passy6 de Julho de 1893 , foi um escritor e poeta francês com predileção para situações psicológicas e de crítica social com técnica realista. Foi amigo do célebre escritor francêsGustave Flaubert, a quem se referia como "mestre".
Além de romances e peças de teatro, Maupassant deixou 300 contos, todos obras de grande valor. Merecem destaque, entre os mais famosos, Mademoiselle Fifi eBola de sebo. "A Pensão Tellier" e "O Horla" podem ser considerados seus contos mais significativos.
Faleceu no manicômio pouco antes de completar 43 anos, após tentativa de suicídio originada de perturbações causadas pela sífilis, que o atormentou por mais de uma década. Foi enterrado no cemitério de Montparnasse.

William Faulkner

              Prémio Nobel da literatura 1949
William Cuthbert Faulkner (New Albany25 de setembro 
de 1897 — Byhalia,6 de julho de 1962) é considerado um dos maiores escritores estadunidenses do século XX.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1949. Posteriormente, ganhou o National Book Awards em 1951, por Collected Stories e em 1955, pelo romance Uma Fábula. Foi vencedor de dois prêmios Pulitzer, o primeiro em 1955 por Uma Fábula e o segundo em 1962 por Os Desgarrados.
Utilizando a técnica do fluxo de consciência, consagrada por James Joyce,Virginia WoolfMarcel Proust e Thomas Mann, Faulkner narrou a decadência do sul dos Estados Unidos da América, interiorizando-a em seus personagens, a maioria deles vivendo situações desesperadoras no condado imaginário de Yoknapatawpha. Por muitas vezes descrever múltiplos pontos de vista (não raro, simultaneamente) e impor bruscas mudanças de tempo narrativo, a obra faulkneriana é tida como hermética e desafiadora.


Claude Simon

Prémio Nobel da literatura 1985
Claude Simon (Antananarivo10 de Outubro de 1913 
— Paris6 de Julho de 2005) foi um escritor francês.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1985.
Em 1914, perde o pai durante a Primeira Guerra Mundial. O convívio com a mãe em Perpignan se estendeu até 1924, quando ela morre em decorrência de câncer, assunto que o autor trataria apenas em seu último livro Le Tramway. Com a morte da mãe passa a ser tutelado por um primo alemão e uma avó. Em 1931 passou a estudar pintura, com André Lhote, e fotografia, ofícios que deixaram marcas em seu estilo particular.
Em 1936, parte para Barcelona para juntar-se aos republicanos na luta contra os franquistas durante a Guerra Civil Espanhola (a evocação desse período encontra-se no livro Le Palace de 1962). Em 1938, de volta à França começou a escrever seu primeiro livro Le Tricheur. Em 1939, foi mobilizado para lutar contra a frente alemã num regimento de cavalaria. Feito prisioneiro, fugiria do campo de concentração na Saxônia em1940. Reentrando em França, especificamente em Salses juntar-se-ia à Resistência. Terminado o período de guerra se dedicaria à vinicultura, dividindo seu tempo entre aquela região e sua vida em Paris, morando na Place Monge, número três no quinto andar.
Depois de Le Tricheur, Claude Simon escreveria La Corde Raide (1947), Gulliver (1952) e Le Sacre du Printemps (1954). Livros preparatórios, que o autor rejeitaria reedições posteriores. Apenas com Le Vent (1957), o autor parece ter encontrado seu estilo, momento em que, como confessaria mais tarde, abandonou a idéia de escrever romances nos moldes tradicionais. Este romance e todos os posteriores seriam editados por Jerôme Lindon e sua editora Éditions de Minuit. Ligado ao Movimento do Nouveau Roman (Novo Romance) - que nos anos 50 procurou aprofundar as preocupações formais e questionamentos à elaboração do romance, já feitos por autores como Marcel ProustJames JoyceFranz Kafka. Influenciado sobretudo pelo trabalho formal de Faulkner e da escritura em torno da memória como desenvolvera Proust, nos livros de Claude Simon estão interligadas as percepções sensoriais e a simultaneidade da memória. Como saber? Que saber? Pergunta-se o narrador de La Route de Flandres(1960) e que demonstra bem a incerteza porque caminham os personagens de Claude Simon e o próprio texto. "C'est en partie pour répondre à cette question que j'écris" (é em parte para responder a esta questão que escrevo) revelou certa vez o autor.
Certo temas são recorrentes: O antepassado ilustre, general da época da Revolução Francesa, parte fundamental do romance-epopéia Les Géorgiques (1981), o êxtase sexual, os cavaleiros em marcha, sem sentido, para a morte, a avó e seu papel central na família e a guerra de Espanha. Temas recorrentes como a obra de um pintor, que retoma, reelabora e recria seu universo particular.
Apesar do relativo desconhecimento de público, mesmo o francês, a obra de Claude Simon ganha em audiência no mundo todo, traduzida por diversos idiomas,conquistando leitores e crítica, influenciou ainda a escritores como Richard Millet ouPhilippe Sollers. Quando da atribuição do Nobel de Literatura, a Academia Sueca justificou a escolha Pela novelística que combina a criatividade do escritor com a do poeta conscientes da influência do tempo no futuro da condição humana.O primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, que declarou sua “tristeza mais profunda” pela morte de Claude Simon. Como afirmou o ministro: "A literatura francesa perdeu um de seus grandes autores”.
Claude Simon morreu em 6 de junho de 2005, aos 91 anos. seu enterro foi realizado com discrição no Cemitério de Montmartre.

Matilde Rosa Lopes de Araújo

Matilde Rosa Lopes de Araújo GOIH (Lisboa20 de Junho de 1921 - Lisboa,6 de Julho de 2010) foi uma escritora portuguesa, especializada em literatura infantil.



Sem comentários:

Enviar um comentário