quarta-feira, 22 de julho de 2015

Nada de Lágrimas de Lydie Salvayre


Prémio Goncourt 2014
Edição/reimpressão:2015
Páginas: 216
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722530552
Dimensões: 150 x 235 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: 
Livros em Português
Literatura > Romance
Poderão ler as primeiras páginas aqui



Sinopse
A voz de Montse, mãe Lydie Salvayre, e a de Bernanos cruzam-se para compartilharem o que foram os anos de 1936 e 1937, durante a Guerra Civil Espanhola.
Lydie Salvayre põe-se à disposição da mãe, permitindo-lhe libertar-se do que guardou dentro de si desde a data do casamento, reencontrar a liberdade de expressão, reviver enfim a beleza, a poesia e a vida impetuosa das ideias libertárias. Breve instante seguido pelo despedaçar dos sonhos e pelo regresso ao imobilismo anterior que muitos preferem.
Duas vozes que se entrelaçam. Uma, revoltada, a de Georges Bernanos, testemunha direta da Guerra Civil Espanhola, que denuncia o terror exercido pelos nacionalistas com a benção da Igreja Católica contra os «maus pobres». Outra, revigorante, de Montse, mãe da narradora e «má pobre», que, 70 anos depois dos acontecimentos, apagou tudo da memória, exceto os dias gloriosos da insurreição libertária que, em algumas regiões de Espanha, assinalaram o início da guerra de 36. Dias vividos pela adolescente na simplicidade e na alegria da sua aldeia na Alta Catalunha. Duas vozes, duas visões que estranhamente ecoam no nosso presente, apoiados na escrita encantatória de Lydie Salvayre.


Lydie Salvayre

Lydie Salvayre nascida em 1946, filha de pai andaluz e de mãe catalã, refugiados em França desde fevereiro de 1939, Lydie Salvayre passou a infância em Auterive, perto de Toulouse.
Depois de uma licenciatura em Literatura Moderna na Universidade de Toulouse, estudou Medicina na Faculdade de Toulouse e realizou, em seguida, o internato em Psiquiatria. Torna-se pedopsiquiatra e, durante 15 anos, é directora do Centro de Saúde de Bagnolet.
Lydie Salvayre é autora de vinte livros traduzidos em inúmero países, alguns com adaptações teatrais. Vencedora de inúmeros prémios literários, com o Prémio Goncourt de 2014 atinge o auge da sua carreira.



Sem comentários:

Enviar um comentário