sábado, 1 de agosto de 2015

Efemérides 1 de agosto

Condessa de Ségur

Sophie Feodorovna Rostopchine, a Condessa de Ségur (São Petersburgo1 de agosto de 1799 — Paris9 de fevereiro de 1874) foi uma escritora russa, largamente conhecida no século XIX, como autora de obras-primas de literatura infantil.







Herman Melville (1 de agosto de 1819Nova York - 28 de setembro de 1891, Nova York) foi um escritorpoeta e ensaísta norte-americano. Embora tenha obtido grande sucesso no início de sua carreira, sua popularidade foi decaindo ao longo dos anos. Faleceu quase completamente esquecido, sem conhecer o sucesso que sua mais importante obra, o romance Moby Dick, alcançaria no século XX. O livro, dividido em três volumes, foi publicado em1851 com o título de A baleia e não obteve sucesso de crítica, tendo sido considerado o principal motivo para o declínio da carreira do autor.

António Maria Lisboa (Lisboa1 de Agosto de 1928 — Lisboa11 de Novembro de 1953) foi um poeta português.
Apesar da sua evidente preferência pelas artes e letras, foi obrigado pelo pai a frequentar o Ensino Técnico, que detestava. A partir de 1947 forma, com Pedro Oom e Henrique Risques Pereira, um pequeno grupo à parte das actividades dos surrealistas, adoptando uma postura inconformista diante da transformação do surrealismo numa escola, no que acabaria por conduzir ao abjeccionismo, termo em que convergem os princípios da estética surrealista e uma postura poética de «insubmissão permanente ante os conceitos, regras e princípios estabelecidos». Em Março de 1949, parte para Paris, onde permanece por dois meses. Datam provavelmente dessa curta estada os seus primeiros contactos com oHinduísmo, a Egiptologia, e o Ocultismo em geral. Escreveu Erro Próprio (1950), o principal manifesto do surrealismo português. Colaborou na revista Pirâmide publicada entre 1959 e 1960 e foi redactor de Afixação Proibida, em colaboração com Mário Cesariny , amigo que o acompanhou até aos últimos dias de vida. Atormentado por dificuldades existenciais, morreu de tuberculose com apenas vinte e cinco anos.
Ainda que inserida no surrealismo, a obra de António Maria Lisboa (em parte publicada postumamente por Luiz Pacheco na editora Contraponto) caracteriza-se por uma faceta ocultista e esotérica que a torna muito particular. Lisboa prefere intitular-se «metacientista», e não surrealista, porque, como argumenta numa carta a Mário Cesariny, a «Surrealidade não é só do Surrealismo, o Surreal é do Poeta de todos os tempos, de todos os grandes poetas». Em 1977 foi publicado um volume com a sua obra completa organizado por Cesariny. Na introdução, este salientou não só o facto de a destruição dos manuscritos operada por familiares do poeta constituir uma perda irreparável para a história do surrealismo português, como o facto de a sua morte prematura parecer encimar um itinerário fulgurante ao longo do qual poesia e vida constituíram uma unidade indissolúvel. Escreveu ainda acerca de António Maria o seguinte: Preocupado com uma verdadeira aproximação às culturas exteriores à tão celebrada civilização ocidental, há na sua poesia uma busca incessante de um futuro tão antigo como o passado. Pode, e decerto deve, ser considerado o mais importante poeta surrealista português, pela densidade da sua afirmação e na direcção desconhecida para que aponta.

Étienne Roda-Gil

Étienne Roda-Gil (nascido Esteve Roda i GilMontauban1º de agosto de 1941) é um escritor francês de música.
Filho de pais espanhóis exilados, Étienne nasce em um campo de refugiados na França. Ele trabalhou com grandes nomes da música francesa, comoJohnny HallydayClaude FrançoisJuliette GrécoVanessa Paradis, etc.
Étienne Roda-Gil morreu em Paris no dia 28 de maio de 2004, aos 62 anos, por causa de um acidente vascular cerebral.

Bruna Lombardi

Bruna Patrizia Maria Teresa Romilda Lombardi (São Paulo1 de agosto de 1952) é uma atrizmodelo e 















Murillo Araujo (Serro26 de outubro de 1894 -- Rio de Janeiro1 de agosto de 1980) foi um poeta brasileiro.




Sem comentários:

Enviar um comentário