sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Efemérides 14 de agosto

Bertolt Brecht

Eugen Berthold Friedrich Brecht (Augsburg10 de fevereiro de 1898 —Berlim Leste14 de agosto de 1956) foi um destacado dramaturgopoeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.
Ao final dos anos 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico. Sua praxis é uma síntese dos experimentos teatrais de Erwin Piscator e Vsevolod Emilevitch Meyerhold, do conceito de estranhamento do formalista russo Viktor Chklovski, do teatro chinês e do teatro experimental da Rússia soviética, entre os anos 1917-1926. Seu trabalho como artista concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.
Recebeu o Prêmio Stalin da Paz em 1954.

Georges Haldas

Georges Haldas (GenebraSuíça14 de agosto de 1917 | Le Mont-sur-Lausanne, Suíça24 de outubro de 2010 foi um romancista, poeta, filósofo e tradutor suíço, cuja personalidade também lhe permitiu expressar literariamente sua paixão pelo futebol.  No entanto, o escritor sempre se recusou a se fechar em uma categoria, resumindo isso na seguinte frase:Escrever é minha maneira de tomar consciência da vida

Alceu Amoroso Lima (Rio de Janeiro11 de dezembro de 1893 –Petrópolis14 de agosto de 1983) foi um crítico literárioprofessor,pensadorescritor e líder católico brasileiro. Foi Conde Romano, pela Santa Sé. Adotou o pseudônimo de Tristão de Ataíde.
A sua visão política, como proposta socio econômica para o Brasil, teve muita influência do pensamento distributista.



Efemérides/14 de agosto


Sem comentários:

Enviar um comentário