quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Efemérides 19 de agosto

Samuel Richardson

Samuel Richardson (19 de agosto de 1689 - 4 de julho de 1761) foi um escritor e editor inglês do século XVIII. É mais conhecido por seus três romances epistolaresPamela: Or, Virtue Rewarded (Pamela: ou, a virtude recompensada — 1740), Clarissa: Or the History of a Young Lady (Clarissa: ou a história de uma jovem — 1748) e The History of Sir Charles Grandison (A História de Sir Charles Grandison — 1753). Richardson foi um consagrado impressor e editor por grande parte da vida e publicou quase 500 obras diferentes, incluindo revistas.
Richardson perdeu sua primeira esposa, juntamente com seus cinco filhos, e acabou casando novamente. Embora com sua segunda esposa tivesse quatro filhas que chegaram à vida adulta, não tiveram um herdeiro homem para continuar gerindo a gráfica e editora. Enquanto sua gráfica ia aos poucos decaindo, aos 51 anos escreveu seu primeiro romance e imediatamente se tornou um dos escritores mais populares e admirados de seu tempo.
Conheceu figuras de destaque na Inglaterra do século XVIII, incluindo Samuel Johnson e Sarah Fielding. No mundo literário de Londres, foi rival de Henry Fielding, e os dois reagiram aos estilos literários um do outro em seus próprios romances.
Richardson foi um dos autores incluídos no Index Librorum Prohibitorum, uma lista criada pelo papa contendo os nomes dos livros que os católicos não estavam autorizados a ler.
Denis Diderot escreveu uma grande homenagem a Richardson, Éloge de Richardson (Elogio a Richardson) no Journal etranger em janeiro de 1762: Ô Richardson ! on prend, malgré qu’on en ait, un rôle dans tes ouvrages, on se mêle à la conversation, on approuve, on blâme, on admire, on s’irrite, on s’indigne. (Ó, Richardson, querendo ou não, desempenhamos um papel em suas obras, nos metemos na conversa, aprovamos ou criticamos, admiramos, nos irritamos, nos indignamos).
A retidão moral que havia de se revelar fortemente em Pamela era já evidente na primeira obra de Richardson, The Apprentice’s Vade Mecum (O vade mecum do aprendiz). Assim como as moças eram instruídas sobre as recompensas da virtude em Pamela, o manual de Richardson para os rapazes era uma lição sobre os prêmios do trabalho.
As obras de Richardson não foram traduzidas para o português.

Ogden Nash

Frederic Ogden Nash (Rye, Nova York19 de agosto de 1902 – Baltimore,19 de maio de 1971) foi um poeta estadunidense conhecido por sua poesia humorística.
Por ocasião de sua morte, vítima da doença de Crohn, o New York Timespublicou: "Ogden Nash, cujo verso divertido com suas rimas não convencionais fez dele o mais conhecido produtor de poesia humorística do país, morreu ontem no Hospital Johns Hopkins, em Baltimore.

Jerzy Andrzejewski

Jerzy Andrzejewski (Varsóvia19 de Agosto de 1909 
— Varsóvia19 de Abrilde 1983) foi um romancista e dissidente político polaco.
Oriundo de uma família da classe média, era filho de um merceeiro e da filha de um médico de província. Muito cedo na sua infância, começou a escrever contos.
Depois de concluir os seus estudos secundários, Andrzejewski ingressou na Universidade de Varsóvia como estudante de Literatura da Polónia mas, enquanto escrevia para revistas literárias, como o semanário Prosto z Mostu, descurou os seus deveres académicos, pelo que deixou a universidade sem ter obtido um diploma.
Em 1936 publicou o seu primeiro livro, com o título Drogi nieuniknione (Caminhos Inevitáveis), e, dois anos mais tarde, Ład Serca (1938, A Harmonia do Coração), ambos colectâneas de contos que tinham já aparecido na revista Prosto z Mostu. O último livro mencionado foi galardoado com o prémio da Academia da Literatura da Polónia e o seu autor foi considerado como o escritor católico mais talentoso do seu país.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Andrzejewski aderiu ao movimento da Resistência polaca (polonesa) operando em Varsóvia. Retomou a publicação da sua obra com o cessar da guerra. Assim, em 1945 publicou uma outra colectânea de contos, Noc, que reflectiam as vivências da guerra e da ocupação alemã. Tornar-se-ia depois membro do Sindicato dos Escritores polaco, mas a ocupação da Polónia pelas tropas soviéticas tinha dado lugar a uma mudança ideológica no país, pelo que, em 1949, a atmosfera liberal em que os escritores polacos se exprimiam desapareceu e o sindicato adoptou o modelo soviético do realismo. Nesse mesmo ano, Andrzejewski foi eleito presidente do Sindicato dos Escritores, passando a representar a corrente soviética na sua obra, e a defender o Comunismo nos seus artigos de imprensa.
Em 1952 foi escolhido para editor do Przegląd Kulturalny, um semanário cultural de grande importância, posição que deteve até 1954, e nomeado para membro do parlamento, cargo que ocupou até 1957, altura em que se demitiu em atitude de protesto contra a censura. Desiludido com o caminho que o Comunismo levava na Polónia, o autor passou a criticar o regime cada vez mais abertamente.
Em 1957 publicou Ciemności kryją ziemię (Os Inquisidores), uma parábola filosófica acerca do governo autocrático de uma ideologia totalitarista. Em 1968 foi a vez deApelacja (O Apelo), que atacava directamente o regime comunista, pelo que não foi publicado na Polónia. Diversas vezes impedido de publicar a sua obra, Andrzejewski recorreu a editoras mantidas por dissidentes polacos no Ocidente, ou na revista literária Zapis. Em 1979 co-fundou o KOR, o Comité de Defesa dos Trabalhadores, cuja finalidade era auxiliar as famílias dos trabalhadores exercendo o direito à greve, que por isso eram presos ou despedidos.

Haroldo de Campos

Haroldo Eurico Browne de Campos (São Paulo19 de agosto de 1929 — São Paulo, 16 de agosto de 2003) foi um poeta e tradutor brasileiro.
Haroldo fez seus estudos secundários no Colégio São Bento, onde aprendeu os primeiros idiomas estrangeiros, como latiminglêsespanhol e francês. Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no final da década de 1940, lançando seu primeiro livro em 1949O Auto do Possesso quando, ao lado de Décio Pignatari, participava do Clube de Poesia.
Em 1952, Décio, Haroldo e seu irmão Augusto de Campos rompem com o Clube, por divergirem quanto ao conservadorismo predominante entre os poetas, conhecidos como "Geração de 45". Fundam, então, o grupo Noigandres, passando a publicar poemas na revista do grupo, de mesmo título. Nos anos seguintes defendeu as teses que levariam os três a inaugurar em 1956 o movimento concretista, ao qual manteve-se fiel até o ano de 1963, quando inaugura um trajeto particular, centrando-se suas atenções no projeto do livro-poema "Galáxias".
Haroldo doutorou-se pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, sob orientação de Antonio Candido, tendo sido professor da PUC-SP, bem como na Universidade do Texas, em Austin.
Haroldo dirigiu até o final de sua vida a coleção Signos da Editora Perspectiva. "Transcriou" em português poemas de autores como HomeroDanteMallarméGoetheMayakovski, além de textos bíblicos, como o Gênesis e o Eclesiastes. Publicou, ainda, numerosos ensaios de teoria literária, entre eles A Arte no Horizonte do Provável (1969).
Faleceu em São Paulo, tendo publicado, pouco antes, sua transcriação em português da Ilíada, de Homero. 

Frank McCourt

Frank McCourt (19 de agosto de 1930 - 19 de julho de 2009) foi um escritor e professor 
estadunidense que em 1997 ganhou o prêmio Pulitzer com o livro "As Cinzas de Ângela". Nasceu em Nova Iorque e cresceu na cidade deLimerick, na Irlanda. Depois de um infância beirando a completa miséria, numa casa com um pai alcoólatra, em uma sociedade extremamente católica-conservadora, McCourt retornou aos Estados Unidos quando tinha 19 anos. Logo em seguida conseguiu uma vaga na Universidade de Nova York. Tornou-se professor de inglês na escola Stuyvesant em Nova Iorque.
Recebeu o Prêmio Pulitzer e o National Book Award pelo seu livro de memórias As Cinzas de Ângela (Angela´s Ashes), que foi adaptado para o cinema. Também foi autor de 'Tis. Sua publicação mais recente é o livro Teacher Man.
Seu irmão. Malachy McCourt também é um escritor autobiográfico. Juntos, eles criaram a peça de teatro A Couple of Blaguards, onde dois personagens detalham suas experiências.

Federico García Lorca

Federico García Lorca (Fuente Vaqueros5 de junho de 1898 — Granada19 de agosto de 1936) foi um poeta e dramaturgo espanhol, e uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola.













Sem comentários:

Enviar um comentário