sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Efemérides 25 de setembro

Pedro Chagas Freitas

Pedro Chagas Freitas(Azurém, Guimarães, Portugal, 25 de Setembro de 1979) é um escritor português. 
Publicou 22 das mais de 150 obras que já criou. Foi, ou ainda é, jornalista, redactor publicitário, guionista, operário fabril, barman, nadador salvador, jogador de futebol, e muitas outras coisas igualmente desinteressantes. Orienta desorientadas sessões de escrita criativa por todo o país e arredores. Gosta de gatos, de cães e de pessoas. Não gosta de eufemismos e de bacalhau assado.
Tem mais de 100.000 fãs na sua página de Facebook.
Estudou Linguística na Universidade Nova de Lisboa, entre 1998 e 2002. Começou por ser, em 1997, chefe de redacção da revista vimaranense “Estádio D. Afonso Henriques”. Em 2001 começou a escrever para o jornal “A Bola” e em 2003 também para o jornal “Desportivo de Guimarães”. Publicou crónicas de ficção e reflexão no jornal “Povo de Guimarães” entre 2003 e 2007. Entre 2005 e 2007, foi chefe de redacção e editor do jornal “Global Minho & Porto”. Entre 2003 e 2008 foi também redactor do jornal “Inside ”, nas secções de cultura e desporto.
Durante o ano de 2004, foi contratado pelo grupo editorial “Impala”, onde esteve como redactor de livros genéricos. Em 2005, iniciou o seu percurso no mundo da escrita publicitária, assumindo o cargo de redactor criativo na agência de publicidade “Motive”. Publicou, nesse mesmo ano, a sua primeira obra literária, “Mata-me”. Seguiu-se, em 2006, a publicação de “O Evangelho da Alucinação ”.
Ainda em 2006, venceu o Prémio Bolsa Jovens Criadores, que lhe foi atribuído pelo Centro Nacional de Cultura e pelo Instituto Português da Juventude. Entre 2006 e 2008, escreveu micro-ficções para a revista "Minguante" e crónicas de humor para a revista "Rede 2020". Entre 2007 e 2009, publicou trabalhos de reportagem, entrevista e crónicas de ficção, humor e reflexão na revista "Plenitude". Em 2007, publicou “Já alguma Vez Usaste o Sexo sem Necessitares de Usar o Corpo”. Nesse mesmo ano, publicou ainda "A Guerra da Secessão: 1981 - 1985", uma obra de cariz histórico sobre a Guerra Cívil Americana. Em 2008, escreveu o tema “Um Bolero e uma Noite de Verão”, para o músico austríaco Michael Kotzian. Ainda em 2008, lançou “Os Dias na Noite”.
Escreveu, entre 2006 e 2009, biografias e livros genéricos para a editora “Mediapromo ”. Publica, desde 2006, crónicas de reflexão e opinião no jornal “Notícias de Guimarães ”. Regressou, entre 2008 e meados de 2010, ao mundo da publicidade, como redactor criativo na agência de publicidade IA&RB, onde concebeu anúncios de imprensa e onde se estreou como argumentista, escrevendo guiões de anúncios de televisão e vídeos institucionais. Foi, em 2008, um dos autores convidados a participar na antologia de homenagem a António Ramos Rosa "Um Poema Para Ramos Rosa". Criou, em 2009, o Campeonato Nacional de Escrita Criativa.
Desde 2001 que é coordenador de sessões de escrita criativa um pouco por todo o país. Ainda neste domínio de trabalho, tem vindo a coordenar e a levar ao terreno seminários e workshops sobre metodologias criativas para professores e formadores.
Assina, desde 2010, crónicas para o jornal desportivo "Academia de Talentos". Nesse mesmo ano, iniciou-se em rádio, sendo o apresentador de "Ensaios sobre a Imbecilidade", um programa de entrevista humorística da Rádio Fundação.
Ainda em 2010, publicou 10 obras da sua autoria em simultâneo: “A Pele do Medo”, “As Incongruências da Sorte”, “Porque Ris Sabendo que Vais Morrer”, “Gotas de Dor“, “Espasmos de Pânico”, “Espasmos d'Alma”, “Só os Feios é Que São Fiéis”, “Chãos Pisados”, “Separação de Males” e “Envelhenescer”.
Em 2011, começou o ano com mais uma iniciativa: "Livro (em) Directo", que escreveu, em directo e sem parar, durante 24 horas no âmbito da Porto Book Stock Fair, no Porto. Para a criação da obra contribuíram nomes bem conhecidos de várias áreas, como o médico Fernando Póvoas, a cantora e compositora Mafalda Arnauth e a jornalista Alberta Marques Fernandes. Em Maio do mesmo ano, lançou o projecto "Uma Obra, Mil Autores", através do qual pretende criar o romance com mais autores da História da Literatura. No final do ano, publicou "Os Fragmentos de Chagas".
Em 2012, estreou-se como apresentador de televisão, sendo o autor e o apresentador da rubrica de literatura do programa MVMagazine, no canal MVM. Em paralelo, criou e apresentou o programa de Rádio "Só Te Quero Pelo Teu Corpo", da Rádio Fundação.
Ainda em 2012, concebeu e colocou no terreno o primeiro curso de escrita criativa realizado 100% através do Facebook . A 12 de Abril do mesmo ano, lançou "Eu Sou Deus", a sua 17ª obra (um livro de crónica e auto-desenvolvimento), no BBC - Belém Bar Café.
Foi, a 19 de Abril de 2012, um dos speakers da ICSC European Conference. Pouco mais de uma semana depois foi também um dos oradores  da Conferência "A Criatividade e o Ensino", que decorreu na Exponor, no Porto.
Lançou, em Novembro de 2012, "Ou é Tudo ou Não Vale Nada", uma obra escrita em directo e ao vivo ao longo de 2012 minutos.
Em 2013 lançou "In Sexus Veritas" , um romance com mais de 1500 páginas.


Marion Eleanor Zimmer Bradley (Albany3 de junho de 1930 —Berkeley25 de setembro de 1999) foi uma escritora norte-americana de romances sobre fantasia e ficção científica, tais como As Brumas de Avalon e a série Darkover.








William Faulkner Medalha Nobel Nobel de Literatura de 1949
William Cuthbert Faulkner (New Albany25 de setembro de 1897 — Byhalia,6 de julho de 1962) é considerado um dos maiores escritores estadunidenses do século XX.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1949. Posteriormente, ganhou o National Book Awards em 1951, por Collected Stories e em 1955, pelo romance Uma Fábula. Foi vencedor de dois prêmios Pulitzer, o primeiro em 1955 por Uma Fábula e o segundo em 1962 por Os Desgarrados.
Utilizando a técnica do fluxo de consciência, consagrada por James Joyce,Virginia WoolfMarcel Proust e Thomas Mann, Faulkner narrou a decadência do sul dos Estados Unidos da América, interiorizando-a em seus personagens, a maioria deles vivendo situações desesperadoras no condado imaginário de Yoknapatawpha. Por muitas vezes descrever múltiplos pontos de vista (não raro, simultaneamente) e impor bruscas mudanças de tempo narrativo, a obra faulkneriana é tida como hermética e desafiadora.

Austregésilo de Athayde

Belarmino Maria Austregésilo Augusto de Athayde (Caruaru25 de setembro de 1898 — Rio de Janeiro13 de setembro de 1993) foi um jornalistaprofessorcronistaensaísta e orador brasileiro.



José Herculano Pires (AvaréSP25 de setembro de 1914, — São Paulo, SP, 9 de março de 1979) foi um jornalista,filósofoeducadorescritor e tradutor brasileiro.
Destacou-se como um dos mais ativos divulgadores do espiritismo no país. Traduziu os escritos de Allan Kardec e escreveu tanto estudos filosóficos quanto obras literárias inspiradas na Doutrina Espírita.

Luís Costa Pires

Luís Costa Pires nasceu em Moçambique, no ano de 1976. Em 1977, mudou-se para Portugal, onde viveu até 2010 na cidade das Caldas da Rainha, mudando-se para Londres no final de 2010.
Escritor, publicou o primeiro romance em 1998, com o título A Rainha de Copas (já em segunda edição), e venceu o prémio "Prosas de Estreia". No ano 2000, publicou Depois da Noite. Em Setembro de 2002, publicou o seu terceiro romance, Mandrágora. Todos os seus romances foram publicados pela Editorial Notícias, actual Casa das Letras. Escreveu, juntamente com o escritor Paulo Ferreira Borges, a escrever a novela A Praça dos Artistas, publicada em capítulos no Boletim de Cultura Urbana da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Cidade Termal.
Em 2003, publicou um livro de teatro contendo duas peças, denominado A Desconstrução da Alma. As peças foram encenadas por Anibal Rocha e apresentadas em vários pontos do País. Já em 2004, essas duas peças foram unificadas numa outra chamada Acorda-me, que esteve em cena durante um mês e meio no Teatro de São Francisco, em Lisboa, com produção da Companhia da Esquina e encenação de Cláudio Hochman.
Em 2008, Luís Costa Pires publicou o romance "Ao teu lado" sob a chancela da editora Nova Vega. A apresentação oficial teve lugar na Fortaleza de Cascais com apresentação do actor Ricardo Carriço e da escritora Maria Helena Torrado.
Foi director da revista “Mais Zoom” e jornalista e cronista em títulos como "Jornal de Leiria", "Jornal das Caldas", "Região de Cister", "Tribuna do Oeste", "365" e “DIF”, "Gazeta das Caldas", "Festa" e os portais “Fábrica de Conteúdos” e “Oeste Online”. Foi correspondente do “The Portuguese Post”, uma publicação semanal com sede em Toronto, Canadá, e com distribuição por toda a comunidade emigrante portuguesa. Entre 2001 e 2004, foi Assessor de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Peniche, colaborando também na área da animação e produção de eventos culturais e festivais.
Em 2010 mudou-se para Londres onde tem trabalhado como jornalista e tradutor, colaborando com publicações como LIV - Volvo Magazine, Ponte Magazine e Brazilian Post. Tem também desenvolvido trabalho como guionista de cinema e TV.
Tem ainda ligações ao cinema, à poesia, à música, à rádio e ao associativismo juvenil, sendo membro fundador e presidente do Atelier Arte e Expressão, uma associação que desenvolve projectos na área da cultura e da solidariedade social. Foi membro fundador da Associação Ambiental Nostrum e participou nos trabalhos iniciais da criação do Conselho da Cidade das Caldas da Rainha.
Em 1998 foi condecorado com a medalha do Município das Caldas da Rainha, pelo contributo dado à cultura no concelho.
Luís Costa Pires é um ávido estudante de astrologia e tem um blogue no endereço www.depoisdanoite.blogspot.com

Marie Under

Marie Under (Tallinn27 de março de 1883 – Estocolmo25 de setembro de 1980) foi uma poetisa estoniana.



Sem comentários:

Enviar um comentário