quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Efemérides 22 de outubro

Oswald de Andrade

José Oswald de Sousa Andrade (São Paulo11 de janeiro de 1890 — São Paulo, 22 de outubro de 1954) foi um escritorensaísta e dramaturgo brasileiro. Era filho único de José Oswald Nogueira de Andrade e de Inês Henriqueta Inglês de Sousa Andrade (irmã do escritor Inglês de Sousa). O escritor pronunciava seu nome - e era assim conhecido - com tonicidade na última sílaba (os-WALD) ou simplesmente Oswaldo; no entanto, após sua morte, seu nome passou a ser referido com tonicidade na primeira sílaba tônica (OS-wald)
Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna que ocorreu 1922 em São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo, sendo o mais inovador entre estes. Colaborou na revista Contemporânea (1915-1926).

Leconte de Lisle

Charles Marie René Leconte de Lisle (Saint-PaulReunião22 de Outubro de 1818 — VoisinsYvelines17 de Julho de 1894), mais conhecido por Leconte de Lisle, foi um poeta e intelectual francês. Expoente principal da corrente parnasiana, dedicou-se também à tradução da poesia dos autores da Antiguidade Clássica.










Lorde Alfred Bruce Douglas (Ham Hill House, Worcestershire
22 de outubro de 1870 – LancingWest Sussex20 de março de 1945) foi um poeta e tradutor inglês, famoso por ter sido amigo íntimo e amante de Oscar Wilde. Muita da sua poesia inicial era de temática uraniana, embora mais tarde se tenha distanciado, sobretudo para se afastar da influência de Wilde.









Doris Lessing Medalha Nobel  Nobel de Literatura (2007)
Doris Lessing CH, nascida Doris May Tayler (Kermanshah22 de outubro de 1919 — Londres17 de novembro de 2013), foi uma escritora britânica.
Autora de obra prolífica, que inclui trabalhos como as novelas The Grass is Singing e The Golden Notebook, sua obra cobre um vasto leque estilístico, indo da autobiografia à ficção científica, com claras influências do modernismo. Foi galardoada com o Nobel de Literatura de 2007, tendo a Academia Sueca apontado, como razão determinante, a existência na sua obra de características que fazem dela "a contadora épica da experiência feminina, que com cepticismo, ardor e uma força visionária escrutinou uma civilização dividida". Doris Lessing é a 11.ª mulher a ganhar este galardão nos seus 89 anos de história e a pessoa mais idosa que jamais o recebeu.

Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 - 31 de maio de 1996), professor de Harvardpsicólogoneurocientista, escritor, futurista,libertário, ícone maior dos anos 1960, ficou famoso como um proponente dos benefícios terapêuticos e espirituais do LSD. De fato, o Professor Leary defendia os benefícios desta substância psicodélica como o substructio do progresso humano.
Amigo pessoal de John Lennon - a música "Come Together" dos Beatles é inspirada em Timothy Leary, e, no vídeo de "Give Peace A Chance", pode-se ver o professor e a sua mulher de toda a vida, Barbara, junto à cama onde John Lennon protagonizou este hino de liberdade. Na letra dessa mesma canção pode-se ouvir, na 3ª estrofe: "Everybody is talking about John and Yoko, Timmy Leary…", tal era a notoriedade deste eminente académico na época.
Timothy Leary foi expulso de Harvard depois de ter promovido uma experiência psicotrópica com uma turma inteira de estudantes de psicologia(com o consentimento destes, naturalmente). Mais tarde, a administração de Nixon fez do Professor Leary um bode expiatório no seu ataque reaccionário e conservador à contra cultura que florescia nesse período, enviando-o para a prisão pela sua veemente posição contra a proibição do LSD.
Nos anos 1980, fascinado pelos computadores, Leary dedicou-se a este novo mundo, com imenso sucesso. Criou softwares de design, continuou a escrever livros e a fazer conferências. Embora o seu tópico principal fosse agora a tecnologia, ele ainda era reconhecido como o guru do LSD dos anos 1960.

Jean-Pierre Desthuilliers (22 de Outubro de 1939 em Versailles - 6 de dezembro de 2013), é um escritor e poeta francês.



Sem comentários:

Enviar um comentário