quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Efemérides 29 de outubro

Adalgisa Nery


Adalgisa Maria Feliciana Noel Cancela Ferreira (Rio de Janeiro, 29 de outubro de 1905 — Rio de Janeiro, 7 de junho de 1980), mais conhecida como Adalgisa Nery, foi uma poetisa modernista e jornalista brasileira, mais conhecida por suas obras Ar do Deserto, de 1943, Mundos Oscilantes publicado entre 1937 e 1952, e A Imaginária, de 1959.

Poema natural

Abro os olhos, não vi nada
Fecho os olhos, já vi tudo.
O meu mundo é muito grande
E tudo que penso acontece.
Aquela nuvem lá em cima? 
Eu estou lá,
Ela sou eu.
Ontem com aquele calor
Eu subi, me condensei
E, se o calor aumentar, choverá e cairei.
Abro os olhos, vejo um mar,
Fecho os olhos e já sei.
Aquela alga boiando, à procura de uma pedra? 
Eu estou lá,
Ela sou eu.
Cansei do fundo do mar, subi, me desamparei.
Quando a maré baixar, na areia secarei,
Mais tarde em pó tomarei.
Abro os olhos novamente
E vejo a grande montanha,
Fecho os olhos e comento: 
Aquela pedra dormindo, parada dentro do tempo,
Recebendo sol e chuva, desmanchando-se ao vento?
Eu estou lá,
Ela sou eu. 


Jean Giraudoux

Hyppolyte Jean Giraudoux (Bellac29 de outubro de 1882 —
Paris31 de janeiro de 1944) foi um escritor e romancista 
francês. Ele é considerado um dos dramaturgos franceses mais importantes do período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Seu trabalho é conhecido pela sua elegância estilística e fantasia poética. O tema dominante de Giraudoux é a relação entre o homem e a mulher—ou em alguns casos, entre o homem e um ideal inatingível.








Carl Djerassi (Viena29 de outubro de 1923 — São Francisco30 de janeiro de 2015) foi um químico,romancista e dramaturgo 
austríaco naturalizado estadunidense.
É conhecido por sua contribuição ao desenvolvimento da pílula anticoncepcional. Foi professor emérito de química da Universidade Stanford.







Nelson Cândido Motta Filho (São Paulo29 de outubro de 1944) é umjornalistacompositorescritorroteiristaprodutor musical 
letristabrasileiro. Filho de Maria Cecília Motta e Nelson Cândido Motta.





Nei Carvalho Duclós (Uruguaiana29 de outubro de 1948) é um jornalistapoeta e escritor brasileiro.
Tem 17 livros (entre ebooks e impressos) lançados de cronicas, contos, poesias, romance e ensaios. Além de inúmeros textos publicados na imprensa brasileira, sites e blogs e redes sociais. Citações em vários trabalhos acadêmicos, de graduação, mestrado e doutorado. Poemas e contos traduzidos para o italiano pela revista virtual Sagarana, editada em Lucca, e poemas traduzidos para o inglês para a revista Rattapallax, editada em Nova York.

Walter Raleigh

Sir Walter Raleigh (Hayes Barton, Devonshire1552 
ou 1554 — Londres,29 de outubro de 1618) foi um 
Entre 1584 e 1585 fundou, na ilha de Roanoke, o primeiro núcleo de colonização inglesa na América do Norte. Esse núcleo de povoamento, entretanto, desapareceu, possivelmente destruído pelos indígenas.
Posteriormente Raleigh foi aprisionado por Jaime VI da Escócia e
I de Inglaterra, vindo a ser decapitado.

Ana Cristina Cesar

Ana Cristina Cruz Cesar (Rio de Janeiro2 de junho de 1952 — Rio de Janeiro, 29 de outubro de 1983) foi uma poetisa e tradutora brasileira, conhecida como Ana Cristina Cesar (ou Ana C.). É considerada um dos principais nomes da geração mimeógrafo da década de 1970, e tem o seu nome muitas vezes vinculado ao movimento de Poesia Marginal.


29 de Outubro de1810 foifundada a Real Biblioteca, hoje designada como Biblioteca Nacional do Brasil











O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro no Brasil, em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.




Efemérides/29 de outubro

Sem comentários:

Enviar um comentário