segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Efemérides 23 de novembro

Herberto Hélder


Herberto Helder de Oliveira (FunchalSão Pedro23 de novembro de 1930 Cascais
Cascais23 de Março de 2015) foi um poeta 
português, considerado o "maior poeta português da segunda metade do século XX".
No Funchal, conclui o 5.º ano. Em 1948 matricula-se em Direito mas cedo abandona esse curso para se inscrever em Filologia Românica, que frequenta durante três anos. Teve inúmeros trabalhos e colaborou em vários periódicos como A Briosa, Re-nhau-nhau, Búzio, Folhas de Poesia, Graal, Cadernos do Meio-dia, Pirâmide, Távola Redonda, Jornal de Letrase Artes. Em 1969 trabalha como diretor literário da editorial Estampa. Viaja pela Bélgica, Holanda, Dinamarca e em 1971 parte para África onde faz uma série de reportagens para a revista Notícias. Em 1994 foi-lhe atribuído o Prémio Pessoa, que recusou.










Caio Prado Júnior

As suas obras inauguraram, no país, uma tradição historiográfica identificada com o marxismo, buscando uma explicação diferenciada da sociedade colonial brasileira. 






Francisco Manuel de Melo

D. Francisco Manuel de Melo (Lisboa, 23 de Novembro de 1608  24 de Agosto de 1666) foi um escritor, político e militar português, ainda que pertença, de igual modo, à história literária, política e militar da Espanha. Historiador, pedagogo, moralista, autor teatral, epistológrafo e poeta, foi representante máximo da literatura barroca peninsular. Dedicou-se à poesia, ao teatro, à história e à epistolografia. Tendo publicado cerca de duas dezenas de obras durante a sua vida, foi ainda autor de outras, publicadas postumamente. Aliou ao estilo e temática barroca (a instabilidade do mundo e da fortuna, numa visão religiosa) o seu cosmopolitismo e espírito galante, próprio da aristocracia de onde provinha. Entre suas obras mais importantes, pode-se destacar o texto moralista da “Carta de Guia de Casados” ou a peça de teatro “Fidalgo Aprendiz” (que é uma "Farsa", como foi descrita pelo seu autor desde o início e não um "Auto" como tem vindo a ser designada por edições recentes).



André Malraux


Escritor e político francês 
 (Paris, 3 de novembro de 1901  Créteil, 23 de novembro de 1976). Enquanto homem de acção, não se furtou às lutas contemporâneas. Deu a conhecer o combate dos revolucionários chineses de 1926 (Les Conquérants, 1928; La Condition humaine - A Condição Humana, 1933), participou na Guerra Civil de Espanha (L'Espoir, 1937), lutou contra o exército alemão em 1940 (Les Noyers de l'Altenburg, 1943) e envolveu-se na Resistência. Foi ministro da Cultura de 1959 a 1969. Enquanto ensaísta, edificou uma filosofia da arte em Les Voix du silence (1951) eLa Métamorphose des dieux (3 vol., 1957, 1974, 1976). Publicou ainda Antimémoires (1967), que se tornou o primeiro volume de Miroir des limbes.













Efemérides/23 de novembro

Sem comentários:

Enviar um comentário