quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Efemérides 25 de novembro

Eça de Queirós


José Maria Eça de Queirós nasceu a 25 de novembro de 1845 numa casa da Praça do Almada na Póvoa de Varzim, no centro administrativo da cidade; foi batizado na Igreja Matriz de Vila do Conde . Filho de José Maria Teixeira de Queirós e Carolina Augusta Pereira d'Eça, Com 16 anos foi para Coimbra estudar Direito, tendo aí sido amigo de Antero de Quental. Seus primeiros trabalhos, publicados como um folhetão na revista "Gazeta de Portugal", apareceram como coleção, publicada depois da sua morte sob o título Prosas Bárbaras. Em 1869 e 1870, Eça de Queirós viajou ao Egito e visitou o canal do Suez que estava sendo construído, o que inspirou diversos de seus trabalhos, o mais notável dos quais o Mistério da Estrada de Sintra, de 1870, e A Relíquia, apenas publicado em 1887. Em 1871 foi um dos participantes das chamadas Conferências do Casino. Quando foi despachado mais tarde para Leiria para trabalhar como um administrador municipal, escreveu sua primeira novela realista da vida portuguesa, O Crime do Padre Amaro, que apareceu em 1875. Aparentemente, Eça de Queirós passou os anos mais produtivos de sua vida em Inglaterra, como cônsul de Portugal em Newcastle e em Bristol. Escreveu então alguns dos seus trabalhos mais importantes, A Capital, escrito numa prosa hábil, plena de realismo. Suas obras mais conhecidas, Os Maias e O Mandarim, foram escritas em Bristol e Paris respetivamente. Seu último livro foi A Ilustre Casa de Ramires, sobre um fidalgo do séc XIX com problemas para se reconciliar com a grandeza de sua linhagem. É um romance imaginativo, entremeado com capítulos de uma aventura de vingança bárbara ambientada no século XII, escrita por Gonçalo Mendes Ramires, o protagonista. Trata-se de uma novela chamada A Torre de D. Ramires, em que antepassados de Gonçalo são retratados como torres de honra sanguínea, que contrastam com a lassidão moral e intelectual do rapaz. Morreu em 1900 em Paris. Seus trabalhos foram traduzidos em aproximadamente 20 línguas. Foi também o autor da Correspondência de Fradique Mendes e A Capital, obra cuja elaboração foi concluída pelo filho e publicada, postumamente, em 1925. Fradique Mendes, aventureiro fictício imaginado por Eça e Ramalho Ortigão, aparece também no Mistério da Estrada de Sintra.







Félix Lope de Vega

Félix Lope de Vega y Carpio (Madrid, 25 de Novembro de 1562 – Madrid,27 de Agosto de 1635) foi um dramaturgo, autor de peças teatrais e poeta espanhol.


William Gibson 


William Gibson (13 de novembro de 1914 - 25 de novembro de 2008) foi umamericano dramaturgo e romancista . Formou-se na faculdade da cidade de New York em 1938.












Ángel Campos Pámpano

Ángel Campos Pámpano (San Vicente de Alcántara, 10 de mayo de 1957- Badajoz, 25 de novembro de 2008) foi um poeta e tradutor espanhol, grande defensor da cultura e da literatura de Portugal.





Harvey Spencer Lewis

Harvey Spencer Lewis, nasceu na cidade de Frenchtown, Nova Jersey (25 de novembro de 1883 - 2 de agosto de 1939). Seus pais dedicavam-se, na época à educação, de modo que ele recebeu boa instrução. famoso Rosacruz, autor, ocultista, e místico, Fundou nos Estados Unidos a Ordem Rosacruz  AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis ), sendo seu primeiro Imperator, de 1915 à 1939. Trabalhou como publicitário e ilustrador, e utilizou a experiência nessa área para mais tarde promover a AMORC no seu primórdio, através de impressos e livretos. Seus primeiros aprendizados rosacruzes foram relacionados pelos seu interesse em fenômenos paranormais. Convidado para viajar à Europa, à convite de um ramo da ordem na França, logo se relacionou com os rosacruzes europeus e no final de sua viagem foi iniciado na ordem em Toulouse, por Emile Dantinne, também conhecido como Sar Hieronymus


José Leon Machado


José Leon Machado (25 de Novembro de 1965, São João do Souto, Braga), é o pseudónimo literário de José Barbosa Machado, professor de Semiótica e de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal).








Upton Sinclair

Upton Beall Sinclair (Baltimore, 20 de Setembro de 1878  Bound Brook, 25 de Novembro de 1968). Foi um escritor, romancista e reformador social norte-americano, autor de mais de 100 livros, sendo que muito deles traduzidos para mais de 50 línguas diferentes dos romances sociais:
·         A selva: 1906 - onde denuncia os horrores das condições de vida e de trabalho dos operários na indústria de carne em Chicago.
·         Petróleo!: 1927
·         O fim do mundo: 19401949 - uma série de 11 volumes independentes, sendo que foi premiado por um deles:
·         Os dentes do Dragão: 1942 - Prêmio Pulitzer: 1943
Foi o idealizador, em 1907 da Comunidade Helicon Hall, em Englewood, New Jersey

Takaaki Yoshimoto

Takaaki Yoshimoto ( 吉本隆明 Yoshimoto Takaaki, 25 de novembro 1924 - 1916 março de 2012) , também conhecido como Ryumei Yoshimoto , foi um poeta japonês , crítico literário e filósofo de Tóquio. Ele é o pai do escritor japonês Banana Yoshimoto e do cartunista Yoiko Haruno.














Ba Jin

Li Yaotang (Chinês尧棠, Zi: 芾甘, Feigan) (Chengdu, 25 de novembro de 1904 -17 de outubro de 2005) é considerado um dos mais importantes e lidos escritoreschineses do século XX. Simpático a filosofia anarquista escreveu sob o pseudônimo Ba Jin (巴金, também Pa Chin) inspirado nos anarquistas russos, Bakunin e KropotkinSuas primeiras obras datam de meados de 1920.








Efemérides/25 de novembro

Sem comentários:

Enviar um comentário