terça-feira, 17 de novembro de 2015

Novidade: Manual para se tornar um verdadeiro Gourmet (Fortunato da Câmara)

Título: Manual para se tornar um verdadeiro Gourmet
Destaque: 25 temas importantes para quem adora comida e restaurantes
Autor: Fortunato da Câmara
Ilustração:  Ana Gil
Género:  Guia gastronómico
Público Alvo:  Público em geral, apreciadores de gastronomia, gourmets.
Nº de Páginas:  248
PVP: 14,90 €



Há quem lhes chame «gastrónomos», «gastrófilos» ou «foodies». Fortunato da Câmara prefere o termo francês «gourmet» que deu origem a todos os outros e que nasceu para definir as pessoas que gostam de comer, de aprender sobre comida, de se aventurar no mundo da gastronomia e de desfrutar do puro prazer de estar à mesa.

Crítico gastronómico de referência, Fortunato da Câmara colabora atualmente com o semanário «Expresso» e traz um manual bem-humorado para quem gosta de comida e restaurantes. Aqui não encontra listas dos restaurantes onde tem de ir antes de morrer, mas encontra as dez iguarias simples e absolutamente incríveis que não pode deixar de provar, bem como os mandamentos para retirar o máximo de prazer dos momentos que passa sentado à mesa.


Com este livro vai viajar na história da gastronomia, ser apresentado aos principais chefes que fizeram a sua «re-evolução», ver a origem dos restaurantes e a vaidade burguesa de se ir comer fora, que ainda hoje persiste, desvendar o trabalho dos críticos gastronómicos e descodificar a sua linguagem.

O objetivo deste manual é que fique mais informado, saiba fazer as suas escolhas e construa uma opinião consistente e realista sobre o mundo da gastronomia. Afinal, só sabendo tudo o que se passa ao redor daquilo que come, bebe e lê, se tornará um verdadeiro gourmet. 


Fortunato da Câmara nasceu em 1977 em Lisboa. Frequentou o curso de Produção Alimentar em Restauração da Escola Superior de Hotelaria do Estoril. Iniciou-se na escrita de gastronomia em 2006 colaborando no guia Essencial do Semanário SOL como crítico de restaurantes e cronista de história da alimentação. Entre 2009 e 2011 teve a rubrica de rádio Na rota das iguarias, crónica semanal sobre história da alimentação na rádio SIM, do grupo Renascença. Em 2011, começou a colaborar com a revista Fugas, do jornal Público, passando a assinar a crítica gastronómica em Março de 2012.

É autor dos livros Alimentos ao sabor da história – receitas e curiosidades (2011, Colares Editora), Os Mistérios do Abade de Priscos e outras histórias curiosas e deliciosas da gastronomia (2013, Esfera dos Livros) – distinguido com o prémio Literatura Gastronómica da Academia Portuguesa de Gastronomia –, e publicou recentemente Viver Portugal com o Mediterrâneo à Mesa (2015, CTT).


É diplomado pelo Institut des Hautes Études du Goût em França, na pós-graduação especializada em «Goût, Gastronomie, et Arts de la Table», organizada em parceria com a Universidade de Reims e a escola de cozinha Le Cordon Bleu de Paris. Em 2013, foi convidado pelo Institut des Hautes Études du Goût para ser um dos formadores na Universidade de Reims onde leciona uma masterclass em crítica gastronómica. É desde janeiro de 2015 o crítico gastronómico do jornal semanário Expresso.


Sem comentários:

Enviar um comentário