terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Efemérides 5 de janeiro

Umberto Eco

Umberto Eco (Alexandria5 de janeiro de 1932) é um escritorfilósofo,semiólogolinguista e bibliófilo italiano de fama internacional. É titular da cadeira de Semiótica (aposentado) e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha. Ensinou temporariamente em Yale, na Universidade Columbia, em HarvardCollège de France e Universidade de Toronto. Colaborador em diversos periódicos acadêmicos, dentre eles colunista da revista semanal italiana L'Espresso, na qual escreve sobre uma infinidade de temas. Eco é, ainda, notório escritor de romances, entre os quais O nome da rosa e O pêndulo de Foucault. Junto com o escritor e roteirista Jean-Claude Carrière, lançou em 2010 "N’Espérez pas vous Débarrasser des Livres" (“Não Espere se Livrar dos Livros”, publicado em Portugal com o título "A Obsessão do Fogo" no Brasil como "Não contem com o fim do livro" Brasil).

Friedrich Dürrenmatt (Konolfingen5 de janeiro de 1921 — Neuchâtel,14 de dezembro de 1990) foi um autor e dramaturgo suíço. Era um proponente do teatro épico cujas peças refletiram as recentes experiências da Segunda Guerra Mundial. O politicamente ativo autor ganhou a maior parte de sua fama devido a seus dramas vanguardistas, profundos romances policiais, e algumas sátiras macabras. Um de seus principais bordões era: "Uma história não está terminada até que algo tenha dado extremamente errado".



Manuel Botelho de Oliveira (Salvador1636 — Salvador, 5 de janeiro de 1711) foi um advogadopolítico e um poeta barroco de nacionalidade portuguesa nascido no Brasil colônia. Foi o primeiro autor nascido no Brasil a ter um livro publicado.
Filho de um capitão de infantaria, cursou Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal. De volta ao Brasil, passou a exercer a advocacia e foi eleito vereador da Câmara de Salvador. Em 1694 tornou-se capitão-mordos distritos de Papagaio, Rio do Peixe e Gameleira, cargo obtido em função de empréstimo de 22 mil cruzados para a criação da Casa da Moeda, naBahia.
Manuel Botelho de Oliveira conviveu com Gregório de Matos e versou sobre os temas correntes da poesia de seu tempo.

Ramón María del Valle-Inclán

Ramón Maria del Valle-Inclán, pseudónimo de Ramón José Simón Valle y Peña (Vilanova de Arousa1866 — Santiago de Compostela1936) foi um romancistapoetaator e
dramaturgo espanhol. Era filho de Ramón del Valle Bermúdez e Dolores Peña Montenegro, ambos de famílias fidalgas galegas. O pai era jornalista, chefe do negociado de governo e secretário do Governo Civil de Pontevedra, amigo de Manuel Murguía e de Andrés Muruáis. Homem culto e liberal, cultivou a poesia e a arqueologia.
Pouco se sabe a respeito dos anos de sua infância e juventude. Cursou Direito na Universidade de Santiago de Compostela, sem chegar a concluir o curso. Viajou para o México em 1892. Fixado em Madrid, em 1895, aí iniciou a sua actividade literária, escrevendo contos e artigos para a imprensa da época. Viveu em França, de 1914 a 1918. Foi professor catedrático de Estética, na Academia de Belas Artes de San Fernando (1916) e presidente do Ateneo de Madrid (1932). Valle-Inclán representa a uma literatura modernista, detendo uma obra inconfundível.
Foi amigo de Rubén Darío e um dos maiores escritores da chamada geração de 98 na Espanha, que inclui nomes como Antonio MachadoPío BarojaMiguel de UnamunoAzorín e Jacinto Benavente. Influenciou profundamente novelistas latino-americanos como Rómulo GallegosMiguel Ángel AsturiasAlejo Carpentier e Gabriel García Márquez
Valle-Inclán não tinha um dos braços. A causa nunca foi oficialmente reconhecida pelo escritor, mas acredita-se que tenha sido em decorrência de uma briga pessoal com o escritor Manuel Bueno. Também se cogita que possa ter sido em decorrência da repressão policial em um comício anarquista

Bernard Le Nail

Bernard Le Nail (Paris, fevereiro de 1946 - 5 de janeiro de 2010) foi um escritor francês, reconhecido também pelo seu papel importante na promoção da Grã-Bretanha e sua história.



Sem comentários:

Enviar um comentário