segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Aos Olhos da Rita Rita Bulhosa | Guerra & Paz | Clube do Livro SIC | Opinião por Helena Bracieira

Aos Olhos da Rita 
Rita Bulhosa
Como sinto e vivo a paralisia cerebral
Edição/reimpressão:2015
Páginas: 176
Editor: Editora Guerra & Paz
ISBN: 9789897021671
Idioma: Português

Dimensões: 153 x 231 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
Literatura > Memórias e Testemunhos


Sinopse

Ler a Rita é criar nitidez, terminar o impreciso, o indefinido, sobretudo da vontade.

Há um sol de uma galáxia interior que se pôs no centro deste livro. Caminhamos na pura luz. A cada texto transparecemos.

A vencedora do Passatempo de Natal_Guerra e Paz_Aos Olhos Da Rita foi a Helena Bracieira (lady hélène), foi-lhe proposto por mim que quando pudesse nos desse a sua opinião sobre a leitura deste livro.
A Helena amavelmente acedeu ao pedido e aqui está a sua opinião!


"A Rita é uma menina muito especial, não pela problemática que a acompanha desde o nascimento, mas porque, exactamente pela "diferença" que a paralisia cerebral lhe trouxe, se tornou mais sensível e alerta ao mundo em seu redor.

O seu optimismo transparece constantemente, não fosse o sorriso a sua imagem de marca. Por isso, tem uma visão descomplicada - e consciente - do mundo, apelando sempre aos sentimentos mais puros que existem na espécie humana: o amor, a amizade, a solidariedade, a determinação - palavra indissociável do carácter da Rita, a qual, na minha humilde opinião, deverá ter orgulho da personalidade que possui com tão tenra idade, quando os jovens da sua idade ainda se debatem em exclusivo com questões meramente individualistas e do foro íntimo.

Este é um livro que deveria ser inserido no Plano Nacional de Leitura, uma vez que consegue perfeitamente demonstrar uma realidade que os jovens da actualidade, imersos nos seus umbigos, no geral não conseguem alcançar; não sendo, por isso, desaconselhado a graúdos que, absorvidos por um dia a dia extenuante, se vão esquecendo dos valores pilares dos relacionamentos. 

De realçar ainda a sua escrita, despretensiosa, com imensa margem de crescimento, o tocante prefácio de valter hugo mãe e as ilustrações, muitas das quais adoro. Recomendo! :)"

4/5*

 Helena




Sem comentários:

Enviar um comentário