sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Efemérides 12 de Fevereiro

Julio Cortázar

Julio Florencio Cortázar (Embaixada da Argentina em Ixelles26 de agosto de 1914 – Paris12 de fevereiro de 1984) foi um escritor argentino.













Thomas Campion (1567 - 1620) foi um compositor 
britânico. Nascido numa rica família de Essex, tornou-se teórico, poeta e músico diletante. Depois de John Dowland, foi o mais prolífico dos compositores para alaúde, com mais de cem obras em seu nome, cujas letras eram literariamente excepcionais. Cursou Cambridge, estudou direito em Gray's Inn e medicina em Caen, mas optou por atividades socieis e culturais. Escreveu masques, poemas e cinco livros de canções - alguns publicados por conta própria com amigos - e foi muito requisitado para escrever texto e música para entretenimento na corte de Jaime I.



Lou Andreas-Salomé, nascida Louise von Salomé (em russo: Луиза Густавовна Саломе; São Petersburgo12 de fevereiro de 1861 — Gotinga,5 de fevereiro de 1937) foi uma intelectual alemã, nascida na Rússia.
Lou Andreas-Salomé foi uma bela mulher que escandalizou a sociedade e quebrou regras morais. Teve vários amantes. Conheceu Sigmund Freud,Friedrich NietzscheRainer Maria RilkePaul Rée, entre outros grandes homens. Mulher sensível, tinha fama de sedutora.
A produção literária de Lou esteve sempre muito ligada aos seus envolvimentos amorosos e da relação com Rainer Maria Rilke, aos 36 anos, resultaram obras fundamentais da escritora como "A humanidade da mulher" e "Reflexões sobre o problema do amor".
Severino de Andrade Silva (Itabaiana1904 — Rio de Janeiro12 de fevereiro de 1965), mais conhecido como Zé da Luz, foi um alfaiate de profissão e poeta popular brasileiro.


Sem comentários:

Enviar um comentário