quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Efemérides 17 de Fevereiro

Heinrich Heine

Christian Johann Heinrich Heine (Düsseldorf13 de dezembro de 1797— Paris17 de fevereiro de 1856) foi um poeta romântico alemão, conhecido como “o último dos românticos”. Boa parte de sua poesia lírica, especialmente a sua obra de juventude, foi musicada por vários compositores notáveis como Robert SchumannFranz SchubertFelix MendelssohnBrahmsHugo WolfRichard Wagner e, já no século XX, por José Maria Rocha FereiraHans Werner Henze e Lord Berners.






Gustavo Adolfo Domínguez Bastida Claudio (Sevilla, 17 de fevereiro de 1836 - Madrid, 22 de dezembro de 1870), mais conhecido como Gustavo Adolfo Bécquer, foi um poeta espanhol e contador de histórias, pertencentes ao movimento do Romantismo. Sendo um romântico tardio, também tem sido associada com o movimento pós-romântico. Embora a vida já alcançou alguma fama depois de sua morte e após a publicação de todos os seus escritos alcançou prestígio é hoje reconhecido.

Seus trabalhos mais famosos são o Rhymes e Legends. Os poemas e histórias incluídas nesta coleção são essenciais para o estudo da literatura latino-americano, que, posteriormente, exerceu uma grande influência.


Dorothy Canfield Fisher (17 de fevereiro de 1879, em LawrenceKansasEstados Unidos — 9 de novembro de 1958) foi uma escritora estadunidense.
Escreveu uma longa série de romances começando com Gunhild (1907) e prosseguindo com The Spirret Cage e outros. Publicou vários livros de contos, em colaboração com o seu marido.






Múcio Leão

Múcio Carneiro Leão (Recife17 de fevereiro de 1898 — Rio de Janeiro12 de agosto de 1969) foi um jornalistaescritor e 






Marcos Reypseudônimo de Edmundo Donato (São Paulo17 de fevereiro de1925 — São Paulo, 1 de abril de 1999), foi um escritor e roteirista brasileiro1 .
Marcos foi também redator de programas de televisão, adaptou os clássicos A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo em forma de telenovela e o Sítio do Picapau Amarelo. Também foi colaborador em episódios do antigo programaCabaret Literário exibido entre as décadas de 70 e 80 pela RTC de São Paulo.
Marcos usava sua cidade natal, São Paulo, como cenário de várias de suas obras. O autor se dedicou principalmente às obras voltadas ao público juvenil. Escreveu crônicascontos e se destacou escrevendo romances. Escreveu também várias obras literárias adultas. Durante os anos 1970, foi roteirista de diversos filmes do gênero pornochanchada produzidos na Boca do Lixo, em São Paulo, como As Cangaceiras Eróticas e O Inseto do Amor. No gênero ficção infantil estreou com Não Era Uma Vezdrama de um garoto à procura de suacadela perdida nas ruas.
Foi também tradutor de livros em inglês, em parceria com seu irmão Mário Donato.
Na década de 1990 tornou-se colunista da revista Veja, São Paulo e em 1999, após voltar de uma viagem à Europa, Marcos Rey foi internado para uma cirurgia, não resistindo às complicações, faleceu no dia 1 de abril, aos 74 anos.
Foi cremado, e um mês depois, sua esposa Palma Bevilacqua Donato sobrevoou com um helicóptero o centro da cidade, espalhando as cinzas do autor sobre São Paulo e realizando assim a reunião eterna de Marcos Rey com a metrópole que foi a grande personagem de toda sua obra.

Prémio Nobel da Literatura 1966
Shmuel Yosef Agnon, nascido Shmuel Yosef Czaczkes 
de 1970), foi um escritor israelense.
Foi o primeiro israelense a receber o Nobel de Literatura, em 1966, juntamente com Nelly Sachs.
Uma das figuras centrais da moderna ficção israelita, Agnon nasceu em Buczacz, então pertencente ao Império Austro-Húngaro na Galícia (hoje parte da Ucrânia), mais tarde imigrou como sionista para a Palestina, e faleceu em Jerusalém em 1970. A sua obra lida com o conflito entre a vida e linguagem judaica tradicional e o mundo moderno, e a tentativa de recapturar as tradições em extinção do shtetl europeu. Em termos gerais, a sua criação também contribuiu para a delineação do caracter do narrador na literatura moderna.

Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro (Montes Claros26 de outubro de 1922
 — Brasília17 de fevereiro de 1997) foi um antropólogo,
 escritor e político brasileiro, conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação no país.






Jurga Ivanauskaitė (Vilnius14 de Novembro de 1961
 – Vilnius17 de Fevereirode 2007) foi uma escritora
lituanatalvez a mais famosa no seu país. 
O seu trabalho foi traduzido para o inglêsletão
polacorusso e alemão. Estudou na "Vilnius Art Academy". O seu primeiro livro foi "The Year of the Lilies of the Valley", publicado em 1985. Ela publicou seis novelas, um livro para crianças e um livro de ensaio.
A sua pinturafotografia, bem como a sua escrita, sofreram uma completa alteração depois da sua visita à Índia e ao Tibete, em meados da década de 1990.
Faleceu na capital da LituâniaVilnius, aos 45 anos de idade.

Efemérides/17 de fevereiro

Sem comentários:

Enviar um comentário