quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Efemérides 25 de Fevereiro

Cesário Verde

José Joaquim Cesário Verde (Lisboa25 de Fevereiro 
de 1855 — Lumiar,19 de Julho de 1886) foi um poeta 
português, sendo considerado um dos precursores da poesia que seria feita em Portugal no século XX.
Filho do lavrador e comerciante José Anastácio Verde e de Maria da Piedade dos Santos Verde, Cesário matriculou-se no Curso Superior de Letras em 1873, mas apenas o frequentou alguns meses. Ali conheceu Silva Pinto, que ficou seu amigo para o resto da vida. Dividia-se entre a produção de poesias (publicadas em jornais, destacando-se a revista Branco e Negro (1896-1898) e as actividades de comerciante herdadas do pai.
Em 1877 começou a ter sintomas de tuberculose, doença que já lhe tirara o irmão e a irmã. Estas mortes inspiraram contudo um de seus principais poemas, Nós (1884).
Tenta curar-se da tuberculose, mas sem sucesso, vem a falecer no dia 19 de Julho de 1886. No ano seguinte Silva Pinto organiza O Livro de Cesário Verde, compilação da sua poesia publicada em 1901.
No seu estilo delicado, Cesário empregou técnicas impressionistas, com extrema sensibilidade ao retratar a Cidade e o Campo, que são os seus cenários predilectos. Evitou o lirismo tradicional, expressando-se de uma forma mais natural.

Anthony Burgess

John Anthony Burgess Wilson (Manchester25 de fevereiro de 1917— Londres22 de novembro de 1993) foi um escritorcompositor e crítico britânico.
Prolixo e controverso, grande parte da sua obra ainda permanece no anonimato, sendo lembrado principalmente pelo décimo oitavo livro, Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1962). Seus livros, críticas e resenhas são marcados por grande sátira social. James Joyce — de quem Burgess era admirador e estudioso — é considerado a mais marcante influência no trabalho de Anthony Burgess, também pontilhado por doses da prosa de Jacobson.
Burgess cedo ficou órfão de mãe, vítima da gripe espanhola. O pequeno John foi, desde então, criado por uma tia e, mais tarde, pela madrasta. Estudou literatura e língua inglesa na Universidade de Manchester. Foi compositor, serviu por seis anos ao exército inglês na II Guerra Mundial e tornou-se oficial na Ásia e, mais tarde, professor, trabalhando inclusive para o Ministério de Educação na Malásia. Com a luta pela independência da Malásia o deixando desempregado e tendo sido diagnosticado com um doença fatal, Burgess entrou em frenesi literário em 1959, preocupado em deixar sua esposa sem recursos financeiros. A previsão médica estava errada. Ele viveu até 1993, enquanto sua esposa, Llwela Isherwood Jones, morreu de cirrose hepática em 1968. No mesmo ano, Burgess casou-se com Liliana Macellari, uma linguista e tradutora italiana, com quem conviveu até sua morte.
A mais célebre fábula de ficção científica de Anthony Burgess, "Laranja Mecânica", é um libelo pelo livre-arbítrio. Burgess preocupava-se com a ampla utilização do behaviorismo em clínicas, consultórios e prisões. O aumento a delinquência juvenil tanto no Ocidente capitalista quanto naRússia soviética foi outro catalisador do livro cuja língua, inclusive, é um inglês russificado, de gírias abundantes. O autor retornou ao tema de Laranja Mecânica em Enderby Outside (1968) e A Clockwork Testament, or Enderby's End (1974), livros que tiveram fria acolhida.

Mário de Andrade

Mário Raul de Moraes Andrade (São Paulo9 de outubro de 1893 — São Paulo, 25 de fevereiro de 1945) foi um poetaescritorcrítico literário,musicólogofolclorista, 
ensaísta brasileiro. Ele foi um dos pioneiros da poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Paulicéia Desvairada em 1922. Andrade exerceu uma grande influência na literatura moderna brasileira e, como ensaísta e estudioso—foi um pioneiro do campo da etnomusicologia—sua influência transcendeu as fronteiras do Brasil.
Andrade foi a figura central do movimento de vanguarda de São Paulo por vinte anos. Músico treinado e mais conhecido como poeta e romancista, Andrade esteve pessoalmente envolvido em praticamente todas as disciplinas que estiveram relacionadas com o modernismo em São Paulo, tornando-se o polímata nacional do Brasil. Suas fotografias e seus ensaios, que cobriam uma ampla variedade de assuntos, da história à literatura e à música, foram amplamente divulgados na imprensa da época. Andrade foi a força motriz por trás da Semana de Arte Moderna, evento ocorrido em 1922 que reformulou a literatura e as artes visuais no Brasil, tendo sido um dos integrantes do "Grupo dos Cinco". As idéias por trás da Semana seriam melhor delineadas no prefácio de seu livro de poesia Paulicéia Desvairada e nos próprios poemas.
Depois de trabalhar como professor de música e colunista de jornal ele publicou seu maior romance, Macunaíma, em 1928. Andrade continuou a publicar obras sobre música popular brasileira, poesia e outros temas de forma desigual, sendo interrompido várias vezes devido a seu relacionamento instável com o governo brasileiro. No fim de sua vida, se tornou o diretor-fundador do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo formalizando o papel que ele havia desempenhado durante muito tempo como catalisador da modernidade artística na cidade — e no país.

Tennessee Williams

Tennessee Williamspseudônimo de Thomas Lanier Williams III (Columbus26 de março de 1911 — Nova Iorque25 de fevereiro de 1983) foi um escritor dramaturgo estadunidense, ganhador de muitos prêmios.
Williams foi o vencedor do Prêmio Pulitzer por A Streetcar Named Desire em 1948 e por Cat on a Hot Tin Roof em 1955. Suas peças The Glass Menagerie (1945) e The Night of the Iguana (1961) receberam o Prêmio New York Drama Critics' Circle. Sua peça The Rose Tattoo, de 1952, recebeu o Tony Award de melhor peça. Em 1980, foi presenteado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente Jimmy Carter.

Carlo Goldoni

Carlo Goldoni (Veneza25 de fevereiro de 1707 — Paris6 de fevereiro de 1793) foi um dramaturgo italiano
É considerado um dos maiores autores europeus de teatro e um dos escritores italianos mais conhecidos fora da Itália. Provavelmente, suas obras, junto com as de Pirandello, constituem o principal veículo de difusão da arte dramatúrgica italiana através do mundo. Muito conhecido pela difusão da commedia dell'arte.




Karl Friedrich May ou simplesmente Karl May (Hohenstein-Ernsthal25 de fevereiro de 1842 - Radebeul30 de Março de 1921), foi um escritor alemão.
Ele era o quinto entre quatorze filhos de um pobre tecelão, e conheceu a miséria e o sofrimento nos primeiros anos de vida. Foi mestre-escola perto deDresden. Encontrou depois a sua vocação escrevendo livros de viagens e aventuras no Oriente e na América do Norte e América do Sul, inspirados em CooperJúlio Verne e outros autores. Estudara diversas línguas orientais e dialetos dos índios americanos, o que, aliado aos seus amplos conhecimentos de geografia e ao abundante material colhido nas viagens que realizou, lhe permitiu dar o colorido próprio às peripécias e incidentes que sua fértil imaginação criava. Em seus últimos anos, o romancista se viu envolvido em vários processos. Muita gente recusava-se a crer que Karl May não tivesse vivido realmente os sucessos que narrou com tanto vigor e verdade em suas obras, donde a ideia de que o autor fosse realmente salteador, bandoleiro, embusteiro, etc. Ao morrer, deixou instituída por testamento a "Fundação Karl May", destinada a auxiliar escritores e jornalistas pobres ou doentes. Não esquecera a miséria, as privações que havia sofrido na infância e na juventude e, num gesto de altruísmo, quis empregar parte dos haveres que ganhara com sua pena para livrar dos mesmos sofrimentos os homens das letras. Vendeu 75 milhões de livros somente na Alemanha, e foi traduzido para quase 100 países.

Pedro de Lara

Pedro Ferreira dos Santos, mais conhecido como Pedro de Lara (Bom ConselhoPernambuco25 de fevereiro de 1925 – Rio de Janeiro13 de setembro de 2007) foi uma personalidade de rádio 
televisão no Brasil. Dentre suas múltiplas atividades, atingiu status de celebridade como jurado de programas de calouros.









Daniel Hensius (ou Heins) (Gante9 de Junho de 1580
 - Haia25 de Fevereiro de1655escritor e poeta neerlandês, foi um dos acadêmicos mais famosos do Renascimento nos Países Baixos.








Grace Metalious (8 de Setembro de 1924 — 25 de Fevereiro 
de 1964) foi uma escritora norte-americana, mais conhecida pelo seu polêmico livro Peyton Place.
Ela nasceu em uma casa pobre e periférica em 8 de setembro de 1924, numa área de engenho em ManchesterNew Hampshire. Abençoada com o dom da imaginação, começou a escrever desde pequena. Na adolescência, casou com George Metalious, tornou-se dona de casa e mãe, vivendo praticamente na miséria, mas continuando a escrever.
Em 1956, ela chamou a atenção de um editor com Peyton Place, que se tornou o primeiro blockbuster da indústria de livros. Apesar de ter sido difamado pelo clero e visto pela maioria dos críticos como trash, o livro permaneceu no topo lista dos bestsellers do New York Times por mais de um ano e tornou-se um fenômeno internacional. Os segredos obscuros da pequena cidade de New England conquistaram milhares de leitores mundo afora. Peyton Place parece ter sido uma combinação de algumas cidades localizadas em New HampshireGilmanton, a vila onde ela morou (e pela qual sentia um certo rancor), Laconia, a única cidade próxima de tamanho comparável a Peyton Place e o lugar onde estava situado o bar favorito de Grace, e Alton, onde poucos anos antes sua filha havia assassinado seu pai, pois esta era abusada por ele, que praticava incestoHollywood não perdeu tempo e um ano após a publicação do livro, lançou o filme Peyton Place, que passou a ser o maior sucesso de bilheteria até então.
Metalious chegou a dizer que era uma escritora horrível e que seu trabalho era um lixo, mas sua obra de maior sucesso transformou a indústria de livros para sempre. Em relação ao seu sucesso, ela declarou "Se eu sou uma péssima escritora, então um número incrível de pessoas tem mau gosto".
Seus outros livros, que nunca alcançaram o mesmo sucesso do primeiro, foram Return to Peyton Place (1959), The Tight White Collar (1961) e No Adam in Eden (1963).
Metalious morreu de cirrose em 25 de fevereiro de 1964. "Se tivesse que fazer tudo de novo", ela relatou, "seria mais fácil ser pobre".
Em 2006, a atriz americana Sandra Bullock aceitou participar de um filme que contará a vida da autora. Sandra Bullock fará o papel de Grace Metalious.

Caio Fernando Abreu

Caio Fernando Loureiro de Abreu (Santiago12 de setembro de 1948 —Porto Alegre25 de fevereiro de 1996) foi um jornalistadramaturgo e escritor brasileiro.
Apontado como um dos expoentes de sua geração, a obra de Caio Fernando Abreu, escrita num estilo econômico e bem pessoal, fala de sexo, de medo, de morte e, principalmente, de angustiante solidão. Apresenta uma visão dramática do mundo moderno e é considerado um "fotógrafo da fragmentação contemporânea".


Efemérides/25 de fevereiro

Sem comentários:

Enviar um comentário