sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Efemérides 26 de Fevereiro

Victor Hugo

Victor-Marie Hugo (Besançon26 de fevereiro de 1802
— Paris22 de maio de 1885) foi um novelistapoeta
e ativista pelos direitos humanos francês de grande 
atuação política em seu país. É autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras de renome mundial.









Christopher Marlowe (batizado a 26 de fevereiro de 1564 
— 30 de maio de 1593) foi dramaturgopoeta e tradutor
 inglês, e viveu no Período Elizabetano
É considerado o maior renovador da forma do teatro do período com a introdução dos versos brancos, estrutura que será empregada por Shakespeare.
Especula-se que Marlowe tenha atuado como agente secreto para Francis Walsingham. Segundo o depoimento dos seus assassinos Christopher Marlowe foi morto ainda jovem numa briga de taberna em maio de 1593, se bem que não se tenha a certeza do que aconteceu naquela tarde fatídica.
Marlowe frequentou o The King's School (Canterbury) (onde uma edificação atualmente leva seu nome) e o Corpus Christi College (Cambridge), onde recebeu o grau de Bachelor of Arts em 1584.

Jackie Gleason

Jackie Gleason (BrooklynEstados Unidos em 26 de fevereiro de 1916 - Flórida, Estados Unidos em 24 de junho de1987), foi um ator estadunidense, escritor, compositor e comediante estadunidense.






Theodore Sturgeronion, nascido Edward Hamilton Cullen Waldo, (26 de fevereiro de 1918Staten IslandNova York — 8 de maio de 1985EugeneOregon) foi um escritor estadunidense de 
ficção científica. Em 1929, após divorciar-se, a mãe de Sturgeon casou-se com William Sturgeon, e Edward mudou seu nome para Theodore, para ficar mais de acordo com seu apelido, "Ted".



José Mauro de Vasconcelos (Rio de Janeiro26 de fevereiro de 1920 —São Paulo24 de julho de 1984) foi um escritor brasileiro.
José Mauro nasceu de família nordestina, que migrara para São Paulo. Os pais tinham tão poucos recursos que ele, ainda criança, teve de se transferir para a Nordeste, onde foi criado pelos tios em Natal.
Ingressando na Faculdade de Medicina da capital potiguar, abandona o curso no segundo ano, retornando ao Rio de Janeiro a fim de conseguir melhores oportunidades. Ali, trabalha como carregador de bananas numa fazenda do litoral do estado, instrutor de boxe, e, devido ao belo porte físico, até como modelo pictórico. Há uma estátua sua, do escultor Bruno Giorgi, no Monumento à Juventude, na antiga sede do Ministério da Educação. EmSão Paulo, foi garçom de boate. Obteve uma bolsa de estudos na Espanha, mas não suportou a vida acadêmica. Abandonou os estudos depois de uma semana, preferindo correr a Europa. A atividade mais importante que exerceu foi junto aos irmãos Villas-Bôas pelos rios da região do Araguaia, conhecendo o ambiente inóspito e lutando pelos índios2 .
Estava amadurecido o homem José Mauro, e o resultado disso foi seu livro de estreia, o romance Banana Brava, de 1942, onde reflete o mundo dos homens do garimpo. Mas a obra não alcançou bons resultados na época, apesar de algumas críticas favoráveis. Rosinha, Minha Canoa, de 1962, marca seu primeiro sucesso. No livro Meu Pé de Laranja Lima, de1968, seu maior sucesso editorial, serve-se de sua experiência pessoal para retratar o choque sofrido na infância com as bruscas mudanças da vida. Foi escrito em apenas doze dias.

Jaime de Magalhães Lima

Jaime de Magalhães Lima (AveiroVera Cruz15 de Outubro de 1859 — Aveiro, Eixo26 de Fevereiro de 1936) foi um pensador, poeta, ensaísta e crítico literário português. Foi defensor e divulgador do vegetarianismo, do qual era adepto fervoroso. É patrono da escola secundária de Esgueira, por isso denominada Escola Secundária Jaime de Magalhães Lima.








William Ralph Inge (CraykeYorkshire6 de junho de 1860
inglês, religioso Anglicano, e professor de teologia em 
Cambridge. Também foi defensor dos direitos animais.













Sem comentários:

Enviar um comentário