segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Efemérides 8 de Fevereiro

Eliphas Lévi

Eliphas Levi (lembrando que o nome não tem acento), nome de batismo Alphonse Louis Constant, (8 de fevereiro de 1810 - 31 de Maio de 1875) foi um escritorocultista e mago cerimonialista francês.
O seu pseudónimo "Eliphas Levi," sob o qual ele publicava seus livros, resultou de pretender ter neles um pseudónimo de origem hebraica associando-o mais facilmente a outros cabalistas famosos.





William Tecumseh Sherman

William Tecumseh Sherman (Lancaster8 de fevereiro de 1820 - Nova Iorque14 de fevereiro 
de 1891) foi um soldado, empresário, educador e autor norte-americano. Foi general no Exército da União durante a Guerra de Secessão, pela qual recebeu reconhecimento por seu excelente comando da estratégia militar e também críticas pela dureza das políticas de "terra queimada" que implementou ao conduzir guerra total contra os Estados Confederados da América.
Sherman serviu sob o general Ulysses S. Grant em 1862 e 1863 durante as campanhas que levaram a queda do reduto confederado de Vicksburgno Rio Mississippi, culminando com o roteamento dos exércitos confederados no Tennessee. Sherman sucedeu Grant em 1864 como comandante da União no fronte ocidental. Ele procedeu para liderar suas tropas a captura de Atlanta, um sucesso militar que contribuiu para areeleição do presidente Abraham Lincoln. A Marcha ao Mar subsequente de Sherman através da Geórgia e das Carolinas minaram ainda mais a capacidade confederada de continuar o confronto. Ele aceitou em abril de 1865 a rendição dos exércitos confederados na Geórgia, nas Carolinas e na Flórida.
Sherman tornou-se General Comandante do Exército quando Grant assumiu a presidência em 1869. Como tal, foi responsável pela participação americana nas guerras indígenas nos quinze anos seguintes. Ele recusou-se firmemente a ser puxado para a política e publicou em 1875 suas memórias, um dos mais conhecidos relatos em primeira mão da Guerra de Secessão. O historiador militar britânico B. H. Liddell Hart declarou que Sherman foi "o primeiro general moderno".

Júlio Verne

Júlio Verne, em francês Jules Verne (Nantes8 de fevereiro de 1828 —Amiens24 de março de 1905), foi um escritor francês.
Júlio Verne foi o filho mais velho dos cinco filhos de Pierre Verne, advogado,e Sophie Allote de la Fuÿe, esta de uma família burguesa de Nantes. É considerado por críticos literários o inventor do gênero de ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua.
Até hoje Júlio Verne é um dos escritores cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros.

Martin Buber

Martin Buber (hebraico: מרטין בובר; Viena8 de fevereiro de 1878 - Jerusalém13 de junho de1965) foi um filósofo,
 escritor e pedagogo austríaco, de origem judaica e inspiração sionista. Poliglota, em casa, aprendeu ídiche e alemão ; na escola, estudou hebraicofrancês e polonês. Sua formação universitária se deu em Viena.



D. Luís Gonzaga de Lancastre e Távora (Lisboa8 de Fevereiro de 1937 — Santa Maria de Belém22 de Fevereiro de 1993), representante da Casa de Abrantes, foi um genealogistasigilografistaheráldista e escritor português.
Após a morte de seu pai e a implantação da República Portuguesa foi pretendente aos títulos nobiliárquicos de 10ºmarquês de Abrantesmarquês de Fontesconde de Penaguiãoconde de Vila Nova de Portimão, entre outros.
Florinda Meza de Gómez Bolaños  
(Juchipila8 de fevereiro de 1949) é uma atriz, cantora, roteirista, diretora, produtora, locutora, escritora e dançarina mexicanaGómez Bolaños é seu sobrenome de casada. É viúva deRoberto Gómez Bolaños, falecido em 28 de novembro 2014 em sua casa, em Cancún, no México.

Júlio de Castilho, segundo visconde de Castilho, (Lisboa30 de Abril de 1840 — Lisboa, 8 de Fevereiro de 1919) foi um jornalistapoetaescritor e político português, filho do escritor António Feliciano de Castilho. Distinguiu-se como olisipógrafo, publicando diversas obras sobre a cidade de Lisboa e juntando uma importante colecção pessoal de documentos sobre o tema, hoje depositada na Biblioteca Nacional de Lisboa.





Augusto Frederico Schmidt (Rio de Janeiro18 de abril de 1906 
— Rio de Janeiro8 de fevereiro de 1965) foi poeta da segunda geração do Modernismo; falou de morte, ausência, perda e amor em seus poemas. Foi também editor, dono da Livraria Schmidt Editora, no Rio de Janeiro. Foi casado com Yedda Ovalle Schmidt.





Prémio Nobel da Literatura 1955
Halldór Kiljan Laxness (nome inicial Halldór Guðjónsson) (Reykjavík23 de Abril de 1902 — 8 de Fevereiro de 1998) foi um escritor islandês.
Nasceu em Reykjavík, filho de Sigríður Halldórsdóttir (nascida em 1872) e Guðjón Helgason (nascido em 1870). Viveu em Reykjavík até sua juventude, e mudou-se para Laxnes (Mosfellssveit) em 1905. Quarenta anos mais tarde mudou-se para Gljúfrasteinn, Mosfellssveit.
Com 14 anos escreveu o primeiro artigo, publicado no jornal Morgunblaðið, que assinou com a sigla H.G.. Não muito mais tarde publicou, com o seu nome, um artigo sobre um velho relógio no referido jornal. Durante sua carreira escreveu 51 romances, poesia, artigos de jornal, livros de viagens, peças de teatro, contos e outras obras.
Em 1923, Laxness converteu-se ao catolicismo, experiência que o autor relata na obra "O grande tecelão da Caxemira (1927)". Contudo abandonou essa religião (tornou-se ateu) e aderiu ao comunismo (O livro do povo 1929 ePoemas 1930).
Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1955.


Efemérides/8 de fevereiro

Sem comentários:

Enviar um comentário