sexta-feira, 10 de novembro de 2017

O discurso viral (100 milhões de views) do almirante William H. McRaven agora em livro, "Faz a Tua Cama", Nascente

«Um livro para inspirar os seus filhos e netos a serem tudo o que são capazes de ser.» — The Wall Street Journal

«Soberbo, inteligente e sucinto.» —  Forbes

***
Faz a Tua Cama (Nascente | 144 pp | 13,99€) nasceu do discurso, hoje viral — perto de 100 milhões de visualizações, do almirante William H. McRaven.

A 21 de maio de 2014, o almirante William H. McRaven discursou, na cerimónia de encerramento do ano escolar, perante os finalistas da Universidade do Texas. William H. McRaven foi almirante das Forças Armadas norte-americanas, servindo com grande distinção a Marinha do seu país. A sua última missão foi chefiar todas as forças de Operações Especiais dos EUA. Comandou-a, enquanto SEAL, em diversas missões ao longo de 37 anos, destacando-se a organização da Operação Lança de Neptuno, que teve como desfecho o assassínio de Bin Laden, em 2011.

Tendo como mote a divisa da universidade — «O que aqui começa muda o mundo» —, McRaven partilhou neste discurso os dez princípios que aprendeu durante os vários anos em que serviu na Marinha. O discurso do almirante McRaven tornou-se viral nas redes sociais, alcançando perto de 100 milhões de visualizações, e deu origem a este livro. Todos estes valores ultrapassam o contexto profissional: são inspiradores e podem ser utilizados para mudar uma vida, várias vidas, tornando o mundo um lugar melhor.

Neste livro, McRaven descreve, com humildade, histórias da sua vida e das vidas daqueles que conheceu durante o serviço militar. Histórias que nos ensinam como lidar com as nossas contrariedades e como tomar decisões difíceis, respeitando os mesmos princípios de determinação, honra e compaixão.

Veja o discurso que soma perto de 100 milhões de visualizações.
Primeiros capítulos disponíveis aqui.

 
1.       Começa o Teu Dia Concluindo Uma Tarefa
Se pretendes mudar o mundo… começa por fazer a tua cama
2.       Não Podes Fazer Tudo Sozinho
Se pretendes mudar o mundo… encontra alguém para te ajudar a remar 
3.       O Que Importa É o Tamanho do Teu Coração
Se pretendes mudar o mundo… mede uma pessoa pelo tamanho do seu coração 
4.       A Vida Não É Justa — Segue em Frente!
Se pretendes mudar o mundo… supera as adversidades e prossegue 
5.       O Fracasso Pode Tornar-te Mais Forte.
Se pretendes mudar o mundo… não temas o circo 
6.      É Preciso Que Sejas Ousado
Se pretendes mudar o mundo… atira-te de cabeça ao obstáculo 
7.       Enfrenta os Agressores
Se pretendes mudar o mundo… não recues perante os tubarões 
8.       Ergue-te à Altura da Ocasião
Se pretendes mudar o mundo… dá o teu melhor nos momentos mais sombrios
9.       Oferece Esperança aos Outros
Se pretendes mudar o mundo… canta até estares enterrado de lama até ao pescoço
10.   Jamais Desistas!
Se pretendes mudar o mundo… jamais toques o sino.

Excerto do discurso que deu origem ao título do livro
Todas as manhãs, durante o treino básico, os meus ins­trutores, que à época eram todos veteranos do Vietname, apareciam no meu quarto no quartel e a primeira coisa que examinavam era a cama. Se a fizéssemos bem, os cantos seriam quadrados, as cobertas estariam bem esticadas, a almofada centrada imediatamente abaixo da cabe­ceira e o cobertor suplementar dobrado cuidadosamente aos pés da cama.
Era uma tarefa simples, mundana até; porém, todas as manhãs, éramos obrigados a fazer a nossa cama na perfeição. Parecia-nos então um bocado ridículo, par­ticularmente perante o facto de que aspirávamos a ser verdadeiros guerreiros, elementos SEAL rijos, calejados pela batalha; porém, tenho comprovado inúmeras vezes a sabedoria desse simples ato.
Se fizerem a vossa cama todas as manhãs terão con­cluído a primeira tarefa do dia. Dar-vos-á um pequeno sentimento de orgulho e motivar-vos-á a concretizar outra tarefa, e outra, e outra. No final do dia, aquela única tarefa concluída ter-se-á transformado em muitas tarefas concluídas. Fazer a própria cama também reforçará a noção de que as pequenas coisas da vida têm importância.
Se não forem capazes de fazer bem as pequenas coi­sas nunca serão capazes de fazer bem as coisas grandes. Além de que, se porventura tiverem um dia mau, regres­sarão a casa para uma cama que está feita — feita por vocês — e uma cama feita dá-vos a confiança de que o dia seguinte será melhor. Se pretendem mudar o mundo, comecem por fazer a vossa cama.



Sem comentários:

Enviar um comentário